Sugestões para mudança de distro

Boa tarde.

Utilizo o Elementary já a 4 anos e ano passado cogitei em mudar de distro.

Gostaria da sugestão dos colegas; continuo no Elementary ou mudo para Ubuntu, Xubuntu, Mint Cinnamon ou Mint xfce? Só uso PC para trabalho que é desenvolvimento de sites, edição de imagens (gimp + inkscape), pacotes office e navegar na internet.

Espera o Ubuntu 20.04 que está para sair esse mês (abril). Essa versão está brilhando.

Eu recomendaria o Mint, que utilizo como SO principal há alguns anos, porém, ele ainda é baseado no Ubuntu 18.04 e os pacotes já estão envelhecendo, especialmente para o desenvolvimento de aplicativos Web.

Neste momento eu estou testando o Ubuntu 20.04 e posso afirmar que será uma ótima opção, pelo menos até o Mint lançar a versão 20 baseada no 20.04! hahaha
Espere mais algumas semanas para o lançamento da versão estável, escolha a interface que você prefere e manda ver.

Outra opção é o Fedora ou o Manjaro, que também estão sempre com os pacotes atualizados e com bom suporte. Mas nunca utilizei eles pra valer, então não tenho como recomendar. Além disso, como o Elementary usa o Debian como base, igual ao Ubuntu, será uma mudança menos drástica ir para o Ubuntu ou derivados do que para algum desses que citei.

1 curtida

Olá @PedroHenique, tudo beleza?

Existe algum motivo específico para querer sair do Elementary? Ou é só o dedo com coceira para formatar a máquina mesmo?

A proximidade do Ubuntu 20.04 certamente significa que em breve (talvez meses) virá uma nova versão do Elementary. Tendo usado o Elementary por quase 6 meses direto, posso dizer que não conheço nenhuma uma outra distro com a mesma pegada que eles… mas se seu foco é produtividade eu recomendaria o Pop!OS.

:vulcan_salute:

1 curtida

Se eu trabalhasse com desenvolvimento de sites, como você, pensaria em utilizar algo como Fedora. A Red Hat, empresa por trás da distro, é uma das que mais tem relação com empresas, não só por causa da versão entreprise, mas também porque utiliza o Fedora para desenvolver e testar novidades, que ainda não chegaram em distros tradicionais. Não utilizo, mas tenho admiração pela distro. E ter uma empresa do porte da Red Hat por trás é muito interessante. Não que a Canonical não tenha sua importância. Mas Red Hat já está no mercado há muito mais tempo.

1 curtida

O Ubuntu Budge será que presta?

Essa é uma questão muito complexa, o que é muito bom para mim pode não ser para você. A melhor pessoa para decidir o que você vai usar é você mesmo, não existe uma indicação que vá seguir de olhos fechados.

Sempre recomendamos que teste, seja por VM ou em modo live, para ver se realmente chega a satisfazer.

Vejo que até já escolheu. Vai lá, teste e responda você se é bom ou não.

Como temos diversos tópicos semelhantes e a resposta sempre será de quem perguntou, vou fechar esse, caso tenha algum problema em testar alguma distro, pode abrir um novo para que o ajudemos.

1 curtida