Sugestão para software para renomear arquivos

Olá pessoal, boa noite
Eu estou à procura de um software para renomear arquivos em lotes que permita a definição de condições e opções de serialização.

Procuro por algo que tenha interface gráfica, já que esse tipo de coisa eu prefiro que seja bem visual pra não fazer caca.

Estou usando o Ubuntu 20.04

No Windows, antigamente, eu usava um software chamado ReNamer.
https://www.den4b.com/products/renamer

Gostaria de algo parecido, alguém tem alguma sugestão? Obrigado!

1 curtida

O Bulky do Cinnamon é um exemplo, mas não sei se ele é tão completo quanto você espera.

Outra opção é o KRename, mas como ele é um aplicativo do KDE, e você está usando GNOME, ele pode puxar um bocado de coisa.

O terminal/shell script é talvez o ambiente ideal para esse tipo de operação, ainda mais com o tamanho dos seus requisitos. Se nenhum desses aplicativos te atender, considere ao menos estudá-lo – botar uns echo's pra ter certeza que o script funciona não custa nada.

Eu tenho usado o krename e ele funciona direitinho. Tem também o “Renomeador em massa do Thunar” que faz parte do xfce, mas esse eu nunca usei.

Testei o KRename e achei ele muito complicadinho, além de não achar a opção de serializar em passos (tipo, de 10 em 10)… Testei um outro chamado File Renamer e outro chamado Smart File Renamer.… Nenhum tem essa opção ultra básica de fazer uma mera serialização em passos…

Por hora eu decidi renomear na mão mesmo pq leva menos tempo do que eu criar um script só pra isso… Mais pra frente eu vejo se bolo um scriptzinho e posto aqui, mas agora, o tempo que eu vou levar programando isso é o tempo que eu levo pra renomear esses arquivos…

¯\(ツ)

O próprio Nautilus (selecione um lote e aperte F2) tem uma opção de renomear arquivos em lote bastante completa que aceita diversas opções de parâmetros, uso com frequência.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Sim, eu já sabia, mas só há algumas poucas opções.
Por exemplo, se eu quiser que a numeração vá de 10 em 10, não há opção
Se eu quiser que ele remova um texto até encontrar o primeiro “VBox”, não há opção.

É como eu citei, precisava de algo parecido com o software ReNamer que tem pra Windows e permite criar inúmeras condições… Infelizmente parece não existir um software que faça isso pra Linux…