Sugestão de placa mãe custo-beneficio AMD(AM4)

Olá a todos

Atualmente, estou buscando sugestões de placas mãe AMD com socket AM4 e chipset B350, X370, B450 ou X470, que ofereçam suporte a APU Ryzen de terceira geração (Ryzen 3 3200g), com um bom custo-benefício.

O motivo da minha busca é que a minha placa mãe atual(Asus Prime a320mk-br) está com problemas, e recentemente meu computador apresentou tela azul. Além disso, as portas USB pararam de fornecer energia totalmente aos dispositivos externos, como pendrive, HD externo e até mesmo o meu SSD externo de 128gb, que eu costumava utilizar para formatar computadores, não está recebendo energia suficiente, por sorte não afetou o mouse e o teclado.

Isso aconteceu no momento em que eu estava prestes a formatar o computador novamente para instalar alguma distribuição Linux. Eu não gostei muito do Windows 11, mas respeito quem tenha gostado.

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda e sugestão que puderem me fornecer.

Olá!

Pensando nos motivos, a questão da tela azul pode ser meramente erro de soft e não de hardware.
Sobre as portas USB não receberem energia, chegou a ver se houve algum “reset” de cmos setup / bois? Pois pode ser que apenas a opção de manter as portas energizadas quando o pc esta desligado esteja desativada, ou se durante o uso realmente não estão dando potência suficiente, pode ser problema da sua fonte do gabinete e ela não es´ta funcionando adequado.
Se tiver um multímetro ou souber alguém que tem e pode medir para você veja se ela esta soltando os 5V, é bem fácil verificar. Além disso se esta coma tensão de 5V na porta ai tem que ligar algo para dar carga e ver sel ela consegue subir a corrente chegando ao máximo padrão de 1A nas USB 3 se for USB 3.1 type C ai sobre mais entra nos PD de alta potência.

Só estou comentando pois pode ser que ela esteja boa e apenas algo de soft esteja interferindo. E no caso você pode trocar e vender ela de boas e recuperar parte da grana. Ou se for o caso nem precisa trocar no imediato.

Olá novamente,

Após investigação, aparentemente o problema não se trata de um erro de software, mas sim de um problema de hardware, que inclusive afeta o BIOS/Boot Menu do computador.

Já tentei algumas soluções como trocar a fonte de alimentação, desligar alguns componentes, incluindo as portas USB frontais, e resetar a BIOS para os padrões de fábrica. Também testei um HD com o sistema operacional Windows 10, para verificar se o problema não era de software, mas infelizmente nenhuma dessas tentativas resolveu o problema.

Além disso, quanto ao problema da tela azul, muitas vezes, quando eu consultava o “Visualizador de eventos” do Windows, ele mostrava que o erro era relacionado ao “Kernel-Power”, mas isso não era um problema constante

Agradeço novamente por qualquer sugestão ou ajuda que possam me oferecer.

1 curtida

Vale a leitura e testar ai:

https://www.makeuseof.com/tag/fix-windows-10-kernel-power-error/

No caso dos periféricos já vi resolver problemas a questão de tirar limpar e retornar, mas nem sempre é o caso.

Olá novamente,

Obrigado por tentar ajudar, mas infelizmente parece que a limpeza não resolveu o problema que estou enfrentando.

Recentemente, consegui emprestado um hub USB 2.0 com suporte a energia externa. O computador reconheceu os dispositivos USB, mas a velocidade de transferência de dados está muito baixa. O hub USB está conectado a uma entrada USB 2.0 que deveria transferir dados a uma velocidade de 480Mbps, mas está operando a uma velocidade semelhante à de uma USB 1.0 (12Mbps).

Agradeço novamente por qualquer ajuda que puderem me fornecer para resolver esse problema.

1 curtida