Sugestão de linguagem interpretada para quem já conhece C++?

Olá. Há algum tempo que eu comecei a estudar C++ graças ao link que postaram aqui no fórum para um curso na Udemy em inglês. Mas apesar de C++ ser sensacional, há momentos que pode ser mais do que o necessário para algumas tarefas simples, então resolvi dar uma olhada em algumas linguagens interpretadas para assim conhecer mais de uma linguagem de programação. Mas para quem já sabe um pouco de C++, qual seria a linguagem mais recomendada? Seria o Python? O Ruby? O JavaScript ou alguma outra? Eu gostaria de escutar os prós e contras dessas linguagens daqueles que já tem alguma familiaridade. Nada de denegrir outras linguagens. Só quero saber a opinião de vocês.

1 curtida

Depende do que você quer fazer com a linguagem, qual seria seu maior interesse em termos de área? Analise de dados, pesquisa científica, desenvolvimento multiplataforma ou mobile? A não ser que você esteja procurando algo diferente para ampliar sua forma de ver a programação como um todo, dai provavelmente seria melhor uma mudança de paradigma.

Depende de muita coisa, cada linguagem tem algum propósito ou é ideal para algum fim.
O que você quer fazer? O C++ é muito poderoso e dá pra fazer de tudo. Tem certeza que você aprendeu ele mesmo haha?

Bom, algumas variantes:

Um site? JavaScript, CSS, HTML5 (talvez PHP).
Um sistema web? C# ou Java
Android? Java ou Kotlin
iOS? Swift
Arduinos? C
Análise de dados, machine learning? Python.
Jogos? C# (Unity), apesar de que o C++ vc já faz algo mais avançado.

Enfim, é questão de objetivo.
Ao invés de aprender outras linguagens, aprenda fundamentos, aprenda o “modo difícil”.

Aprenda C, para entender programação estruturada.
Aprenda Java, para entender orientação a objetos, apesar de você já provavelmente ter aprendido isso com C++.
Aprenda Lisp, para entender programação funcional.

Aprenda matemática :smile:

Entenda como tudo funciona por baixo dos panos, estude a história da computação, sistemas operacionais, etc.

Faça projetinhos bobos, monte seu portfólio no github.