Bom dia, atualmente estou usando o fedora, porem estou querendo trocar de distro, apenas fogo no r4b0 mesmo kkkk
Queria testar algo roling release, ja usei o debian testing (nao eh RR mas eh quase) por um tempo ja, conheço bem, mas nao queria voltar a base debian, usei o arch por um tempo em vm, mas tive problemas p instalar na maquina fisica e com o dual boot, ae lembrei do manjaro, ja testei eles a uns 2 anos atras, e de la p ca meio q parei de ouvir falar sobre ele, alguem q use pode dizer como esta o projeto atualmente? estavel, sem bugs? ainda ta crescendo? oque me dizem?
Usei durante uns 6 meses o Manjaro, ISO minimal com KDE , nunca tive problemas com bugs nem instabilidade, especialmente por usar, em sua maioria, os pacotes dos repositórios oficiais e em flatpak (pouquíssimos do AUR, como as fontes da MS). O que só existia no AUR, dava preferência pelo Chaotic-AUR para evitar surpresas. Aqui em casa meu pai continua usando o Manjaro (ISO minimal c/ KDE) e está amando, isso depois de um pouco mais de uma décadas usando Ubuntu, Mint e Pop!_OS (e um curtíssimo período de tempo openSUSE Leap 15.2). “A receita de bolo” é manter dois Kerneis (um LTS e o mais recente do ramo stable), evitar de usar o AUR, caso precise use o Chaotic, e usar o Timeshift-autosnap para ter uma cama de segurança extra.
@Rodrigo_Chile palavrinha da testemunha do Manjariando, por favor
Na verdade, não se deve usar o Chaotic com o Manjaro no ramo Stable - este repo segue o fluxo de atualizações do Arch e não do Manjaro, o que pode gerar quebra de dependências. No mais, é isso que o @JG22 disse: ter 2 kernels (o mais recente e o um LTS), usar o esquema do Timeshift, dar preferência a pacotes do repositório e flatpaks e não querer inventar moda, já que Manjaro is not Arch…
Ah, quer coisa que não tem nos repos e tá sem saco pra compilar do AUR? Dá um bizu:
Vou tentar dar mais um chance p ele, qndo eu testei o manjaro a uns 2 anos atras eu nao curti mto, ele parecia meio “inacabado” mtos programas de config espalhado p todo lado e meio bagunçado, a iso completa vem com mto lixo na instalação, vou tentar a minimal agora, eu queria mto usar o arch porem tentei varias vezes e nao deu mto certo o dual boot, vou tentar o manjaro por hr, ele sempre me pareceu uma proposta interesante, principalmente por ter um atraso em relaçao arch para mais testes.
De 2 anos pra cá algumas coisas mudaram, outras não… testa, veja as diferenças entre a minimal e a completa e qq coisa dá um grito que a gente tenta ajudar
Agora também estou no time Manjaro, mas @JG22 e @Rodrigo_Chile nem me chamaram…
Enfim, eu circulei por muitas e muitas distros ao longo do tempo. Voltei ao Manjaro devido a dois diferenciais dele que considero fantásticos: Pamac GUI (simplesmente a melhor interface gráfica para gerenciar literalmente todo tipo de pacote) e gerenciamento facilitado de versões do kernel e drivers proprietários.
O Manjaro sempre foi bastante estável comigo em todas as ocasiões em que usei. Mas eu sigo as “boas práticas”: ter dois kernels (um atual e um LTS), evitar o AUR a todo custo, só usando para o que for necessário, priorizar pacotes Flatpak sempre que estiverem disponíveis e verificar regularmente o fórum oficial do sistema para ver notícias relacionadas a updates.
Eu concordo que a .iso padrão dele (em qualquer versão, mas algumas são piores que outras nesse ponto) vem lotada de aplicativos pré-instalados e descabidos. Para evitar isso, eu sempre instalo a versão minimal. E aí basta adicionar os elementos essenciais necessários, que são poucos (como suporte a Flatpak e módulo de impressoras).
Sendo a minimal é necessário instalar os plugins para flatpaks e snaps pro Pamac, aí ele deixa habilitar esses empacotamentos e estes passam a aparecer na busca… e eu nem acho as versões completas tão inchadas - isso se comparadas ao windows
Acho que com o Manjaro o ideal é ficar nos repositórios da Distro e Snap, Flatpak e Appimage, o AUR pode se tornar um problema, bem dos encardidos, pela forma que o Manjaro deixa os pacotes ficarem " mais antigos" até migrarem para o repositório principal.
O ideal é partir pra algo mais próximo do Arch como Endeavour, Arcolinux, Xerolinux, Archcraft, Archlabs e tantos outros por aí