[SUGESTÃO] Criar um Plugin Remove-BG no GIMP

Olá amigos, conversando com o meu xara Thiago Abreu que é designer e usa gimp para trabalhar, descobri que o código do Remove-BG é aberto e está no GitHub, sendo assim, será que não daria para implementar isso no gimp com um plugin ou no próprio código?

Não valeria a pena uma campanha massiva para arrecadar fundos NoO desenvolvedores para portar ele e ajudar na popularidade da ferramenta?

[upd8]
Encontrei um plugin para o gimp baseado nele

3 Curtidas

Pô, seria demais de bom! Quero muito!!
Como estou sem emprego, grana não dá, mas me ofereço como cobaia para testes…

2 Curtidas

Eu não sei programar, mas eu que da pra fazer, até pq já tem a API lá prontinha, basta algum desenvolvedor querer fazer.

A melhor forma de estimular isso é criando um financiamento coletivo, pq programador gosta de grana pra se motivar hahaha

A maioria dos desenvolvedores não trabalham com edição de imagem, então é inútil pra eles investirem tempo nesse projeto, não vai ter retorno nenhum.

2 Curtidas

Encontrei um plugin para o gimp baseado no remove-bg, mas parece que só funciona no windows :frowning: Remove Background from a Image | GIMP (SECRET PLUGIN) // TUTORIAL - YouTube

1 Curtida

Puxa, que pena! Pra Windows não me adianta, pra isso uso Photoshop, né?

Movendo essa discussão para uma categoria mais adequada, a categoria site-feedback é apenas para discutir melhorias e sugestões no fórum, blog e canais do projeto. :slight_smile:

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Teve um pessoal que conseguiu fazer funcionar no linux, mas no ubuntu não rolou.

Teve um cara que tbm conseguiu fazer um script em python que remove o fundo muito bem, mas não consegui testar pq não sei nada de programação e ele é totalmente contra-intuitivo pra poder usar

1 Curtida

Sabe o nome certinho desse plugin? Aí eu procuro no AUR…

Esse é o projeto, o nome é o RemoveBG-GIMP

Olha, não é lá tão difícil de instalar, o problema é ver se funciona… vou testar aqui e dou retorno.

Ah, no AUR não compilaram ainda esse plugin

1 Curtida

Instalar é só jogar na pasta, mas o dificil é fazer aparecer na lista.

Não tem um suporte e a documentação dele é muito pobre

É nisso que estou apanhando aqui pra conseguir, não aparece nem na pasta da home nem da raiz… pesado!

O GIMP 2.10 do Arch Linux vem com Python desabilitado (por causa do EOL do Python 2 e etc.).

É necessário instalar o python2-gimp do AUR para eles voltarem a funcionar, mas parece que tem gente (inclusive eu) que não consegue fazer isso.

EDIT: logo depois que eu postei isso eu pensei em limpar o cache do yay e o pacote agora (voltou a - eu já tinha ele instalado antes, mas não atualizava) funciona.

1 Curtida

Ah, deve ser isso! O Gimp do Manjaro é o mesmo do Arch… deixa ver se rola desse jeito

EDIT: Aqui deu erro no build, faltou uma dependência

Error: GIMP configuration failed.

- Error: missing dependency gegl-0.4 >= 0.4.30

EDIT2: No AUR indicam a compilar o gegl-git. Vamos ver se vai

Ele tem esse projeto tbm, funciona offline e as bibliotecas são de código aberto, mas só funciona com o gimp 3

1 Curtida

Estranho, aqui no Arch/Artix o pacote do Gimp puxa o Gegl.

Se tiver o gegl já instalado, qual a versão que tem no pacman -Qi gegl? Talvez falte um pacman -Syu.

Pelo jeito, ele pede o Gegl 0.4.30, que é exatamente a versão que tenho aqui.

1 Curtida

No Manjaro não, tem que compilar o gegl-git, o que já foi. Agora tá compilando de novo o python2-gimp. Vamos ver se desse jeito funciona

EDIT: DEU CERTO!

1 Curtida

Plugin funcionando 100%

1 Curtida

No ubuntu não vai nem com magia negra

1 Curtida

Atualizando a história… no Garuda (base Arch), pra instalar o python2-gimp, foi necessário compilar primeiro o libglade. Aí foi possível compilar o python2-gimp, o que faria o Gimp reconhecer o plugin do Remove-BG na pasta de plugins. Só que não reconheceu… ah, o gegl está instalado, é o do repo!

@Capezotte, alguma ideia? O plugin está na raiz e na home, nas pastas de direito