Substituir o KEEPOS no Asus Vivobook M1502, e possivel?

Ola, pessoal! blz?
Quase no fim da BF hoje na Kabum, comprei esse notebook aqui:

E ele vem com o KEEPOS, esse KEEPOS eu sei que uma distro que vem instalada de fabrica em alguns notebooks da ASUS. assim com o Policorp nos da Positivo/VAIO.
pelo que eu ja li do KEEPOS e baseado no DEBIAN (e isso?) me corrijam se eu estiver errado.
Perguntei para o chatgpt e ele me disse que e possivel trocar o KEEPOS por outra distro linux (Ubuntu ou ZORINOS) ou mesmo MINT.
Comprei sem pensar muito nele, eu queria me dar um presente de formatura da minha graduacao superior. entao peguei um notebook novo. apesar de que eu ja tenho outros 2 notebooks. (Lenovo 3I Core I3) e um Galaxy Book GO (ARM)
o Chatgpt me deu uma lista de compatibilidade no linux com alguns modelos da ASUS, e vi que ele e compativel sim. mas o WIFI parece que nao funciona ou vai funcionar?
Se me puderem me dar uma orientacao quanto a isso!!!

Com certeza da para trocar até o winblows se quiser tem como, sugiro testar uma distro baseada no arch como cachyOS ou endevouros pelo menos p ver como funciona.

Obrigado por responder,
Pensei no UBUNTU LTS (24.04.3) ou no STS (25.10) ou tamberm do contrario o ZORIN OS / MINT. que sao as distros que eu consigo assimilar mais facil no uso. mas posso ver outras distros tambem como o FEDORA 43. outra coisa que me foi sugerida, e testar no modo live pra ver se funciona antes de apagar o KEEPOS.

1 curtida

Com certeza qualquer uma vai funcionar de boa, parabens pelo laptop novo.

1 curtida

Valeu!!! Muito Obrigado.
Achei ele TOP!! por isso eu comprei sem pestejar muito.

@sparrow
O notebook chegou ontem!! Instalei o Ubuntu 24.04.3 mas o teclado nao reconheceu algumas teclas estou tendo que usar um teclado externo USB para usar o notebook. pensei que fosse o Ubuntu. mas acabei desistindo do Ubuntu e instalei logo o Windows 11 PRO. mas farei um dual-boot com o Ubuntu 24.04.
Fora isso ele funciona numa boa. so o problema do teclado.
Nem cheguei a usar o KeepOS. mas funcionou o Wifi nele!!

Olá! Poderia nos contar quais são as teclas não reconhecidas?

Não é incomum que, em laptops, o teclado seja devidamente reconhecido, mas haja problema no acionamento daquelas combinações de teclas que servem de atalho para controle de volume, brilho de tela, funcionamento do touchpad etc.

Outros tipos de problemas no reconhecimento de teclas eu vejo muito pouco relatarem. O que já vi foi o usuário ter instalado por engano outro layout de teclado.

1 curtida

@Sergio_H
Ola,
são algumas teclas como o W e o U por exemplo.
as outras funcionam. Quando eu formatei o notebook para instalar o Ubuntu no lugar do KeepOS
ele nao reconheceu as teclas que eu tinha que digitar meu nome.
pensei ser o Ubuntu pois tinha visto que o Asus Vivobook tinha problema com o Kernel do LINUX.
Bastando editar o GRUB com alguns parametros para que o teclado funcione. mas nada adiantou.
Estou usando ele como um desknote. (Tampa Fechada com Monitor externo conectado + teclado USB e Mouse)
O Layout e o Portugues-PTBR (Abnt 2)
Eu nao pretendo abrir um processo de garantia junto a Loja e a Fabricante. posso usar ele assim!! ate eu consertar um dia.
O mesmo se repete com o WIndows. mesmo com todos os drivers instalados e atualizados. inclusive atualizei a BIOS para a Ultima versao!!

No Windows o problema se repete?

Se for o caso, o problema é físico no teclado, você não vai conseguir “consertar um dia”. Não perde tempo, abre uma reclamação na loja e troca o aparelho, não fica com notebook danificado.

Dica importante: antes de fazer qualquer modificação no computador é necessário testar se todo o hardware está funcionando corretamente no sistema operacional que veio de fábrica (Teclado, USB, Wi-fi, Webcam, etc…), o suporte provavelmente vai arrumar problema pelo notebook não está com o sistema original.

1 curtida

Sim, a mesma coisa acontece!!
Nao vou trocar o notebook, joguei a caixa fora!!
Alem do mais eu nao vou conseguir restaurar o sistema de fabrica!! e nem quero voltar o KEEPOS.
Vou usar assim mesmo!! ate prefiro. Se eu tenho meios de usar o notebook sem ter o teclado funcionando dele 100% funcional, como conectar um teclado USB e um Mouse. pra mim ta otimo!! o importante e que o notebook funcione do jeito que eu quero.
E a kabum e chata com troca!!
E alem do mais arranquei todas as etiquetas da base dele.
E para findar o topico, esse e um problema cronico dele!! ja aconteceu com outras pesssoas!!

Cara também sou igual a você, tenho ranço dessa trabalheira toda. Mas porém contudo, convém você fazer a reclamação. Se acontecer algo pior, tipo isso for sinal de placa mãe bichada e depois de algum tempo se ele estragar de vez? Com a reclamação registrada você fica respaldado, e eles não podem alegar nada de você ter trocado o sistema, o problema de hardware.

Você tem que sempre fazer valer seu direito, não deixa passar muito tempo, já registra a reclamação o mais rápido possível.

2 curtidas

O problema aqui relatado é único, e, já que ocorre também no Windows, não tem a ver com incompatibilidade do equipamento com Linux, e sim com defeito de fábrica, possivelmente de hardware. É o tipo de coisa que merece ser resolvido com acionamento da garantia.