Substituir o Endless OS por outro Sistema Operacional Linux

Olá, pessoal! Minha questão é a seguinte: Sou editor de vídeos profissional e depois de anos de esforço, consegui comprar minha própria ilha de edição. No caso, ela é um Notebook Acer Nitro 5 I5, uma máquina potente para as minhas necessidades, mas… ela vem com o sistema operacional Endless OS. Como tenho experiência com vários softwares de edição, lido bem com o Kdenlive e outros programas do tipo, mas sei que é uma questão de tempo até que as limitações do Endless comecem a freiar meu desenvolvimento, inclusive quando um cliente exigir uma edição mais arrojada que dependa de softwares como o DaVinci Resolve, Lightwork ou até mesmo Premiere (todos incompatíveis com esse OS). Fora isso, sou apaixonado por games e sei que o Endless também limita as minhas opções.

Sendo assim, irei substituir esse sistema por outro, mas quero de verdade continuar levantando a bandeira do Linux. Dar R$ 1.000 pro Bill Gates por uma chave de acesso do Windows 10 é minha última opção. Daí, são duas as perguntas:

1 - Ainda no universo Linux, para qual OS vocês acham que eu devo migrar? A questão aqui é compatibilidade. Eu gostaria de uma OS que rode bem programas como DaVinci Resolve e Lightwork, além de proporcionar um aproveitamento melhor das minhas configurações de máquina (minha placa de vídeo é Nvidia, aliás). Claro, entrei no velho dilema do Ubuntu vs Mint e gostaria de saber qual vocês indicam, de preferência quem também edita ou usa esses programas.

2 - De acordo com a primeira resposta, qual seria o passo a passo para trocar de sistema? Tenho pen drives e outro computador com windows aqui, caso seja bom saber.

Já agradeço a todo mundo que me trouxer uma luz ou ao menos se esforçar por isso. Obrigado!

2 Curtidas

Olá @Thomas_Gamboa seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2: