Olá,
Eu tenho um Chromebook Samsung modelo XE500C13-K04US, eu simplesmente amo tudo sobre esse note mas tem muito tempo que não o uso, na verdade deve ter mais de um ano desde que o google me notificou que não daria mais suporte para ele.
Como estou iniciando no mundo linux, ja uso de forma “doméstica” linux no meu computador pessoal a alguns meses, me deu a ideia de que pode ser uma boa ideia colocar alguam distro leve naquele chromebook e reviver ele, pois seria excelente para tarefas cotidianas “on the go” tipo redigir um texto ou fazer uma reunião virtual etc
Na epoca que eu parei de usar ele eu pesquisei e me deparei com artigos falando que havia “bloqueios” no hardware e que seria complicado fazer a troca, possível mas complicado, aí eu desisti, mas agora um pouco mais experiente acho que já consigo tankar essa mudança. Daí questiono a vocês:
-
qual distro me recomendariam?
-
e como posso ter certeza que ela é compatível com o hardware que ele possui?
-
a BIOS provavelmente é “bloqueada” ou algo do tipo né? realmente tem como só plugar o pen drive dar boot em outra distro para formatar o drive e instalar?
Desde já agardeço a colaboração. Vou deixar a baixo as spces do hardware.
Processor
[Intel Celeron N3060]
Graphics adapter
[Intel HD Graphics 400 (Braswell)
Memory
4 GB , DDR3
Display
11.60 inch 16:9, 1366 x 768 pixel 135 PPI, LED, glossy: no
Storage
16 GB eMMC Flash, 16 GB
Connections
1 USB 2.0, 1 USB 3.0 / 3.1 Gen1, 1 HDMI, Audio Connections: 3.5mm, Card Reader: microSD
Networking
Intel Dual Band Wireless-AC 7260 (a/b/g/n = Wi-Fi 4/ac = Wi-Fi 5/), Bluetooth 4.0
Size
height x width x depth (in mm): 17.8 x 288.8 x 204.2 ( = 0.7 x 11.37 x 8.04 in)
Battery
4400 mAh Lithium-Ion, 2-cell, Battery runtime (according to manufacturer): 11 h