Submetendo um novo layout de teclado upstream

Fala, meu povo, tudo joia!?

Depois de um longo hiato, resolvi instalar Linux como meu sistema de uso diário pra ver quão verde a grama está do outro lado e a semana já começou com um distro hopping saudável, primeiro testando várias DEs com CachyOS e terminando com Gnome no Fedora :slightly_smiling_face:.

Entretanto, eu tive um problema com layout de teclado que foi suficientemente frustrante pra me fazer criar uma conta aqui no fórum pra deixar uma solução registrada pra posteridade…

Lembro de ter visto um vídeo do @Dio em resposta ao Leon do Coisa de Nerd sobre o uso do ç no teclado - que a priori parece uma questão bem besta, mas na realidade o problema tem algumas camadas (e confesso que eu esperava uma experiência mais sólida voltando pra plataforma depois de uns 15 anos).

Primeiro, se você configurar o seu sistema pra usar o idioma inglês como eu fiz inicialmente (por hábito de utilizar Windows/WSL e MacOs em inglês) e então definir o seu teclado como English (US, intl., with dead keys), a combinação de ' + c vai te gerar um ć e não um ç.

Pesquisando na internet, a maior parte das soluções recomenda a utilização de teclados com AltGR que, convenhamos, não é a melhor pra quem está acostumado com outros sistemas e parece bem mais um hack do que uma solução mesmo.

Um segundo problema que você pode ter utilizando um teclado com teclas mortas que não acontece no Windows ou MacOs é na hora de “confirmar” as teclas mortas. Por exemplo, digitando algo como can't (em inglês), é necessário digitar: c + a + n + ' + espaço (pra confirmar o caractere da tecla morta) e só então t - sendo esse espaço tecnicamente desnecessário porque o próximo caractere é uma consoante.

Pode parecer besteira, mas se você precisa consistentemente interagir nos dois idiomas, isso vira um baita gargalo na hora de digitar qualquer palavra que envolva teclas mortas.

Depois de gastar horas pesquisando, achei um abençoado que publicou um layout custom que replica o comportamento do MacOs e Windows e me surpreendeu demais é que esse repositório tem 12 anos e ainda não foi enviado pro upstream.

Tendo dito isso, queria buscar ajuda da galera mais entendida de Linux aqui no fórum de qual seria o procedimento correto pra submeter esse novo layout, talvez seguindo a nomenclatura de input do MacOs Brazilian (US, intl, with dead keys) (os detalhes são o de menos).

1 curtida