Súbita ocupação da partição /

Simplesmente desliguei o pc ontem com 20% da capacidade da partição / e ao ligar ele hoje recebo a seguinte mensagem

Não consigo imaginar nada que possa ter ocasaionado isso

Dê uma olhada nos Snaps antigos. O Snap age automaticamente baixando versões mais novas em segundo plano quando disponível, e quando você se dá por conta a unidade tá lotada.

Lista todos os snaps instalados:
$ snap list --all

1 Curtida

Tá com cara de ser log:

Pra verificar:

du -sh "/var/log"

Pra remover:

find "/var/log" -type f -print0 | sudo xargs -0 truncate -s0
2 Curtidas

O que são logs? tô sempre dando uma olhada nos tópicos para ver possíveis coisas que aconteçam comigo, por isso gostaria de saber de antemão, desde já agradeço :smiley:

É um registro que software faz do que esta acontecendo.
Eles são útil para detectar problemas e mau funcionamento do software.

1 Curtida

Se não for os registro de logging, você pode nos dar um quadro geral colocando aqui o resultado de:

sudo du -h --max-depth=1 /

Zerar os arquivos não seria o ideal, além de perdemos dados do que aconteceu, pode se repetir. Seria melhor limitar o crescimento dos arquivos de log configurando o journald e usando alguma ferramenta para rotacionar os logs como logrotate. 20% sumindo assim de um dia para o outro é incomum, se for os logs, alguma coisa spamou o log e só limpar o log pode não evitar que se repita.

1 Curtida

foi exatamente isso meu amigo!

É com certeza é algum arquivo de log nessa pasta, pelo que da para ver não é o journald. Vamos olhar um pouco mais fundo com:

sudo ls -hals /var/log

Se ficar muito longo pode ser uma boa ideia usar o pastebin.

2 Curtidas

Pelo que me lembro no /var/log/journal ficam os logs em arquivos binários, do jeitão que o systemd gosta, compactados e impossível de visualizar sem as ferramentas do próprio systemd.

Já no /var/log fica uma série de arquivos de log no formato antigo, que o serviço syslogd (ou algum similar) vai gerar a partir do log do systemd (que é o padrão em diversas distribuições).

O correto mesmo é visualizar o log e ver qual processo entrou em loop de erro e entupiu o disco do colega com mensagens de erro. Daí procurar a solução desse problema.

A primeira coisa a fazer é liberar espaço em disco para poder usar o computador. Para isso zere o conteúdo de algum arquivo gigante que esteja no /var/log com touch arquivogigante.log

Daí monitore o log em tempo real para ver o que está acontecendo, pode ser pelo journalctl -f ou no modo antigo com tail -f arquivogigante.log

Com o erro que vai encher sua tela, aperte Ctrl+C e cole aqui pra gente analisar e tentar achar a solução.

1 Curtida

Existem outras possibilidades também:

• Você pode usar um pendrive de inicialização para inspecionar a partição lotada a fim de não perder o que já está no arquivo culpado.
  • Se tiver acesso a outro tty e a login do root pode se aproveitar do fato que alguns sistemas de arquivos reservam um espaço para o root trabalhar e manipular via root o sistema.
  • Inicializar em modo de emergência e remontar a partição em modo leitura/escrita após análise dos arquivos em modo leitura, não sei qual é o método na distro do colega mas adicionando emergency aos parâmetros de boot via grub resolve no Fedora.

Galera, seguinte, acho que encheu a pasta de novo e agora meu pc n quer iniciar.

Só tenho um oen drive bootavel de Ubuntu aqui. O que posso fazer?

Isso já aconteceu comigo no passado (sistema não carregar por causa de disco cheio), mas, por motivos diferentes.Sinceramente, eu julgo uma falha do Linux permitir que o disco atinja 100%. Faça o seguinte:
Use um live-CD/live-DVD se possível e transfira arquivos para o pendrive, depois reinicie o sistema, recomendo que na sequência faça uma limpeza geral no sistema, excluindo sobra de arquivos, histórico de internet e até desinstalando alguns programas.
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoremove

O que eu faria:

Boot pelo pendrive, monta a partição raiz e apaga algum arquivo la na pasta de logs.

Inicia o computador. Monitora os logs para saber qual é o erro que fica direto no seu computador, que acaba por lotar seu disco.

Resolve o problema.

Se não quiser resolver o problema e simplesmente ignorar os logs, tem jeito de configurar logs logs de forma não persistente.