Streets of Rage 4 agora com suporte oficial para Linux com Vulkan e FNA

StreetsOfRage4DisponivelNoLinuxOficial

Uma das franquias mais populares entre o mundo dos games, Streets of Rage, agora tem uma versão nativa para Linux de forma “oficial”.

O porte do Streets of Rage 4 foi feito pelo dev Ethan Lee, criador do FNA. O anuncio foi feito em seu blog pessoal, em que ele começou assim:

“Streets of Rage 4 agora está disponível para Linux e macOS! Também posso dizer as palavras “Sim, você ainda precisa marcar e desmarcar manualmente a caixa Forçar Ferramenta de Compatibilidade (Force Compatibility Tool) para baixar a versão Linux. Ah, também teremos lançamentos acontecendo GOG amanhã, você sabe como é.”

E depois complementou dando alguns detalhes a mais de como vai funcionar o jogo no Linux via Steam:

“ Sim, finalmente estamos em uma posição onde podemos começar a olhar para Vulkan mais a sério para o FNA, pelo menos em uma perspectiva de testes. Na Steam, você verá duas opções, uma para OpenGL e outra para Vulkan Experimental. O que o Vulkan fornece que o OpenGL não oferece? Em termos gerais: absolutamente nada, já que o desempenho é realmente bom para ambos os renderizadores. Indiscutivelmente, o renderizador Vulkan apenas aumenta significativamente o requisito de VRAM, uma vez que a memória de textura não é mais distribuída entre a VRAM e a memória do host, e este jogo tem todas as texturas. Basicamente, se você não tem mais que 4GB de RAM, nem deve tentar usá-lo. Praticamente a única coisa exclusiva do Vulkan é o modo “mailbox”, que substitui a caixa de seleção “baixa latência” encontrada na versão do Windows. Para habilitar o modo de mailbox:**

FNA3D_VULKAN_FORCE_MAILBOX_VSYNC=1 %command%

Quando disponível, ele usará VK_PRESENT_MODE_MAILBOX_KHR permitindo que o mecanismo não espere no vsync enquanto também não permite tear lines. O jogo ainda roda em timestep de 60Hz, mas os frames serão apresentados assim que fisicamente possível, o que deve reduzir a latência de forma perceptível para algumas configurações. Isso não está disponível para OpenGL e optei por remover a caixa de seleção do jogo porque esse modo apenas empurra manualmente um glFinish após SDL_GL_SwapWindow, que não estou 100% certo de que funciona como pretendido em todos os lugares (definitivamente não funciona Mac OS).”

Os anúncios também foram feitos tanto na conta do Ethan, da produtora do jogo a Dotemu, e do próprio jogo, que você pode conferir abaixo.

Na Steam você pode acessar a page do jogo e comprá-lo em promoção por R$64,71.

Muito bom ver um clássico deste sendo portado para Linux, espero que chegue mais.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

2 Curtidas

Testei a nova versão nativa usando Vulkan, fiz questão de usar meu Desktop mais fraco e colocar tudo no Ultra para ver o que acontecia, e mesmo gravando o vídeo em tela cheia, o jogo ficou a 60 FPS, fiz até um vídeo para mostrar, a conversão ficou excelente mesmo.

2 Curtidas