SteamOS ocupará 10GB na memória do Steam Deck

SteamOS ocupará 10GB na memória do Steam Deck - Diolinux

Uma postagem de um desenvolvedor no fórum MetaCouncil, revelou que a Valve postou changelogs para aqueles com kits de desenvolvedores do Steam Deck, que mostra uma redução significativa no tamanho do SteamOS para o portátil.

8 curtidas

É bastante para um sistema teoricamente monotarefa: executar jogos.

2 curtidas

:wave:t2:

Eu penso o mesmo, ainda mais depois de usar o Gentoo OS, onde é possível deixar o OS ocupando tão pouco espaço, somente designado para o hardware que ele esteja instalado, que eu poderia rodar o OS inteiro na RAM, vamos dizendo assim.

Ele pode ter multitarefas para “quebrar galho”, como navegador de internet, suporte a vários idiomas, suporte a vários formatos de arquivos de som, vídeo e documentos, suporte a vários tipos de gadgets e dispositivos externos, além do suporte a vários formatos de games diferentes.

Isso tudo faz o OS ficar “maior” ocupando mais espaço, mas acho que 10gb pode ser muito. Até porque o hardware dele é o mesmo, o OS não precisa lidar com variadas placas mães diferentes, memórias RAM diferentes, processadores diferente, tela, input output etc. O dispositivo é o mesmo então já eliminaria o espaço de suportar tantos hardware diferentes que temos e iremos ter ao redor do Mundo.

Claro que talvez possa ser um espaço extra para futuras aplicações como retrocompatibilidade (onde o OS precisa manter e aumentar o espaço que ele ocupa, afim de dar suporte ao maior número de hardware e software antigos), ou quando versões superiores do dispositivo for lançado ou novos dispositivos externos…

Mas é só um pensamento, os engenheiros da Valve e tals devem ter seus motivos eu acho rsrs.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Pois é, achei bem inchado, já que tem sistemas operacionais multitarefas cheios de aplicações que vem “de fábrica” ocupando bem menos espaço, e são sistemas de propósito geral. Talvez, seja um número muito grande de bibliotecas/pacotes que ele terá que vir por padrão para rodar toda o catálogo da Steam.

2 curtidas

Realmente impressionante👏 , espero que consigam reduzir ainda mais pra pelo menos 8GB, mas 10GB já tá ótimo para um sistema de pc mas para um console portátil quanto mais espaço de sobra melhor!

2 curtidas

Não exatamente, o steam deck é essencialmente um PC Desktop, teoricamente é um desktop que você pode levar ele por aí como um PSP, imagino que seja uma soma de fatores:

O plasma+init+drivers por si só devem puxar uns 6 GB, pelo APT as runtimes do proton não ficam menos de 1 GB, isso comprimido deve dar uns 2GB pra uma partição com uma imagem squashfs pra recuperação fechadinho deve dar uns 10 GiB mesmo mas isso vai sugar no mínimo 14 da memória do console (tabela de alocação e por aí vai)

Ps: Acho tão legal como separam no changelog “coisas legais” e “coisas chatas”, vou aderir kkkkkkkkkk

7 curtidas

Entendo, de toda sorte, o tamanho ainda não é o ideal para esse tipo de dispositivo cujo espaço e também a leveza (por causa da autonomia de bateria) precisam ser o mais otimizados o possível.
Se não bastasse isso, ainda tem a questão do tamanho total que jogos AAA da Steam mesmo ocupam atualmente em disco, ai ficariam duas opções: ou dar prioridade a jogos mais leves que já tem até o “estilo de jogos portáteis” e usar o console realmente como um portátil ou jogar os triplo A mesmo e usar sempre que possível plugado a máquina à energia ou em jogatinas rápidas, além de claro, nesse caso, selecionar muito bem os jogos que se quer ter instalados para não ocupar muito espaço, sobretudo, na versão de entrada com menos espaço e com eMMC.
Só por curiosidade, olha o tamanho médio de algum dos jogos mais cobiçados para PC atualmente:

E esses números só tendem a crescer.

A título de curiosidade, um caso recente que em deparei foi com a série Age of Empires, que em suas versões clássicas ocupava mesmo em seus maiores jogos não mais que alguns poucos gigas, nas versões atuais expandidas e em HD dos mesmos jogos, haja espaço em disco.

:grinning_face_with_smiling_eyes:

1 curtida

Acredito que tenha uma partição para restauração de fábrica, quem sabe até um local para backups, imagino que o sistema em si, não ocupe mais do que uns 4 ou 5 gigas.

2 curtidas

Faz todo o sentido.
A propósito, será que ele vai aceitar alguma expansão como cartão de memória?

2 curtidas

Creio que ele permitirá alguma outra forma de armazenamento, salvo engano tem uma porta USB-C. Cartões não permitiram TANTO espaço, e o desempenho costuma ser mais baixo que de um SSD. A ver.

1 curtida