SteamOS 3.5 oferece sRGB e HDR para monitores externos

Steam Deck é o poderoso console portátil da Valve, capaz de rodar jogos de computador atuais graças à união de um hardware poderoso e um software bem feito, em constante aprimoramento. Um reflexo disso, é o novo SteamOS 3.5, que aprimora o desempenho e oferece ainda mais recursos ao dispositivo.

O esquema de cores padrão agora emula o sRGB, resultando em imagens mais quentes e vibrantes, entretanto, nas configurações o usuário pode optar pela coloração nativa da tela. Quem conecta o aparelho a outra tela, agora pode ativar o HDR e o VRR, quando suportado pela outra tela e cabo, além disso, a orientação da tela do console foi corrigida, quando conectado.

Imagem: Steam

Nas configurações presentes no acesso rápido, foram separadas as páginas de escala e filtro, também foi adicionada a opção de esticar e ampliar, para lidar com diferentes proporções que o jogo pode ter.

Também houve aprimoramentos na latência, quando a aplicação renderiza mais devagar do que a taxa de atualização da tela.

Algumas outras novidades:

  • O armazenamento externo é montado automaticamente;
  • O driver gráfico foi aprimorado, oferecendo mais estabilidade e desempenho em jogos, como Starfield, Amnesia: The Bunker, Immortals of Aveum e Kaiju-A-GoGo;
  • Foi aprimorada a estabilidade do Bluetooth, sobretudo quando múltiplos controles estão conectados;
  • A velocidade para acordar o console foi aumentada;
  • O efeito de transição ao trocar a aplicação em primeiro plano está mais suave;
  • Foi corrigido o erro raro que travava o clock do processado e GPU em 400 MHz e 200 MHz, respectivamente, deixando o dispositivo muito lento.
3 curtidas