Steam windows apresenta glitchs na interface no ubuntu 20.04

boa noite galera entao tenho jogos no ubuntu atraves da epic games e uplay e todos funcionam normalmente mais o “winesteam” que o lutris instala apresenta glitchs na interface por exemplo se abro uma janela exemplo aquela que aparece ao instalar um game pra escolher local a parte da outra janela fica bugada uma parte em preto ou exibindo normalmente e ao passar o mouse na biblioteca de jogos tbm ocorre os mesmos glitchs

a fim de comparação olha a epic games funcionando normalmente

Você instalo a Steam do Windows pra que?
Pra que você fez isso se tem a versão nativa pro ubuntu?
Entra no site da Steam e baixa:

Ou simplesmente instala pelo terminal:

sudo apt install steam-installer steam-devices

Ou pela loja, sei lá por onde você preferir mas sai desse .exe ai.

sim eu sei e que uso gpu intel hd e tenho so jogos que rodam no windows o proton nao funciona em gpu intel entao por isso rodo pelo lutris

Usa a versão nativa e acabe com esses problemas, use a versão mais recente do proton e verifica como o jogo ta rodando pelo ProtonDB, usa esse .exe da Steam não vai te ajuda em nada e sim atrapalha como você já está tendo a experiência e provavelmente vai ter mais problemas ainda pra roda um jogo especifico.

sim tentei de tudo mais como disse o proton nao funciona nas intel hds mais vlw pelo conselho

Meu PC é intel HD e funciona normalmente o problema pode está no proton em certo jogo, o mais inteligente a se faze nessa situação é apresenta o erro, juntamente com a versão do proton usada e o game pra gente te ajuda mas é muito mais provável de você ter sucesso com esse problema no que você ta querendo roda pelo site que te passei, lá diversos jogadores mostra como o jogo se saiu em certa versão do proton e se for o caso eles mostra algumas alterações que tiveram que está fazendo para o game roda.

Se realmente quer joga jogos da Steam no seu Ubuntu o caminho mais fácil é usa a Steam de maneira nativa juntamente com o proton se o game não for nativo, caso queira conhece mais do proton e do protonDB recomendo esse artigo do blog Diolinux:

Recomendo também esse artigo pra instala a sua Steam:

Também uso aqui o Proton em GPU Intel :no_mouth:

2 curtidas

to baixando uma versao do pronton a ge 5.9 vamos ver se tenho algum sucesso

Qual jogo você esta tentando roda?

o gta 5 no lutris apesar os glitchs na steam in gaming funciona normalmente na intel hd 620

Eu da sua intel HD cara rlx kkkk
Confere ai como o seu GTA 5 se comporta no proton:
https://www.protondb.com/app/271590

ah foi ai que peguei a dica o cara disse que no proton ge 5.9 funciona perfeito

Se você repara isso depende muito da versão do sistema, drive usado e vários outros fatores que você encontra nesse mesmo link:

Em outros casos algumas pessoas tiveram problemas e as vezes nesse mesmo report ela mostra como soluciona:

Caso preferir você pode continua usando a versão .exe

sim irei testar esse proton ge se caso nao der certo contiinuo com o lutris afinal time que ta ganhando nao se mexe kkkk

1 curtida

mais tenho uma duvida esses problemas e pq uso a intel ou no caso de um pc desktop com placa nvidia amd funcionaria ?

Esses glitchs ai provavelmente é por causa do wine que não deve ter instalado as dependências necessárias e causa esses bugs na tela, por isso mesmo recomendo usa a versão nativa pra acaba com eles já o GTA é outro problema mas pode ser resolvido também. Eu recomendaria instala a versão nativa da Steam e abri um post aqui pra te ajuda a instala o GTA usando o proton, certeza que vai consegui acha a solução pelo que já vi várias pessoas aqui joga GTA 5 pelo proton, eu não sou uma dessas pessoas.

opa fico agradecido pela ajuda. a epic e uplay funciona pq tem script de instalaçao ai vai liso ja steam so instala padrao sem nenhum script de instalaçao mais se realmente nao tiver jeito uso a steam windows mesmo com esses glitchs

Mas em questão ao GTA 5 é certeza que alguém te ajuda por ser um jogo muito famoso, se fosse um game menos conhecido seria mais difícil mas como não é isso já torna mais fácil acha a solução.