Steam - Steam Play - Zorin OS

Olá rapaziada, boa tarde. Seguinte: estou usando o zorin e não sei o que aconteceu com minha steam. Tipo, antes, aquele botão de “mostrar apenas jogos compatíveis com linux” funcionava. Eu clicava ali e mostrava todos os jogos compatíveis com o linux.

Tenho 487 jogos no total e quando ativava, mostrava uns 101 jogos. No entanto, agora, aconteceu alguma coisa que não sei explicar o que foi, pq nem eu mesmo entendi o que aconteceu… Agora, ao ativar essa opção de “mostrar jogos que rodam no linux”, ele mostra quase toda a minha biblioteca! Até mesmo jogos que NÃO SÃO compatíveis com linux, aparece lá pra baixar. Agora, preciso ficar PESQUISANDO quais são os jogos na minha biblioteca que são compatíveis com linux um por um…, já que aconteceu alguma coisa que fez essa opção parar de funcionar como deveria.

Ao pesquisar, vi que as pessoas recomendavam desativar o “steam play” para todos os jogos do linux, porém, ao acessar o painel de configurações e em compatibilidades, essa opção do Steam Play é inalterável, ou seja, não dá pra ativar/desativar.

Tentei reinstalar o steam, mas nem assim adiantou. Alguma coisa deu erradou ou bugou e não sei o que foi. Tentei também pedir suporte lá na página da steam, mas até agora sem respostas.

Antes, se eu clicasse em “Assassin’s Creed”, por exemplo, mostrava o ícone do Windows ali, mostrando que não rodava. Mas, agora:

O que eu deveria fazer? Desativar o Steam Play? Mas como? Não dá pra desativar nas configurações… ou pelo menos, não da forma tradicional. É preciso dar um reset em alguma coisa? Porque eu sinceramente não entendi o que aconteceu e óia que eu não mexi em nenhuma “configuração avançada” por assim dizer.

Obs: eu baixei o steam pelo arquivo oficial da empresa lá no próprio site com o arquivo “.deb” que tava funcionando 100% até ontem. Mas de ontem pra hoje rolou esse problema.

Cara, pelo que entendi na verdade isso não é um problema.
Antes você não tinha ativado o proton e só conseguia jogar os jogos feitos para linux e essa atualização da Steam ativou o proton por padrão para todos os jogos. Então na verdade você não tem um problema e sim a possibilidade de jogar quase toda a sua biblioteca pelo Linux.

1 curtida

A steam deixou como padrão a SteamPlay ligado, o steamplay basicamente usa o proton, uma versão modificada pela steam do wine, isso faz com que os jogos feitos somente para windows, sejam jogaveis no linux.

Você tentou instalar alguns desses jogos? Faz o teste, é para eles funcionarem sem problema, mesmo sendo só pra windows

(Wine é um acrônimo para Wine is not emulator, wine não é um emulador, ele é um tradutor, quando um programa/jogo, pede pro windows fazer algo, faz na linguagem do windows, por isso não funciona no linux, mas o wine pega esse comando do programa/jogo, e traduz para a linguagem do linux)

Na verdade, não. EU testei baixar o Assassin’s Creed 1 (que é o mais leve) pra ver se abria. E acontece que nada aconteceu. Acho que é pq a Uplay oficial não é compatível com linux sem gambiarras. Eu baixei o jogo e ele não abriu nada. Tipo, nada mesmo. Testei outros jogos que, teoricamente, não são compatíveis com linux. Também não abriram.

Mas os jogos que já vi que são compatíveis com linux, como o American/Eurotruck simulator, GTA V Enhances, Outlast e outros que sei que são compatíveis, esses abrem normalmente. Mas os jogos incompatíveis e os compatíveis agora estão misturados. Ao ativar o “jogos que rodam no linux”, quase toda minha biblioteca aparece, mas é como se funcionasse como antes, porém os jogos se misturam.

De que adianta aparecer pra baixar um jogo teoricamente incompatível se não acontece nada demais? Seria o mesmo que dizer que eles não são compatíveis e só existisse o botão pra baixar, porém vc não consegue rodar.

Por exemplo, acabei de baixar o Agony aqui (que não tem compatibilidade com linux), mas apareceu na minha biblioteca pra baixar. Baixei e o jogo fica travado nisso:

Basicamente os jogos NÃO COMPATÍVEIS baixam e depois não rodam.

Nunca joguei Assassin’s Creed, mas dei uma olhada no ProtonDB e pelo que vi o jogo até roda, mas talvez tenha que fazer algumas configurações na inicialização e usar alguma versão específica do Proton.

Então assim, rodar até roda, mas não é baixar e jogar. Mas agora acho que entendi o seu ponto, eu vi aqui na minha biblioteca e está como disponível o Apex Legends para Linux, porém o jogo não roda no linux devido ao Anti Cheat, então realmente não faz sentido um jogo que é público que não roda no linux aparecer como disponível.

1 curtida

Bem, acho que a melhor solução pra ti é filtrar os jogos na biblioteca steam
Na biblioteca, na barra acima dos jogos há um menu hamburger, nele você pode filtrar os jogos, tem varias categorias, vai onde está Steam Deck selecione uma das opções, Apenas Aprovados é a qual apenas os jogos que a steam aprovou para o steamdeck, então é para linux também, eu ainda usuaria os aprovados e jogáveis, mas fica a seu gosto

Ao salvar coloque um nome desejado, e nisto terá uma coleção de jogos que funcionam, para acessar posteriormente, basta clicar no botão de coleções e vai aparecer a coleção que você criou (Deixa ela como dinâmica, nisto sempre que um jogo novo for aprovado e/ou comprar um jogo ele entra nessa lista )

1 curtida

A maioria esmagadora dos jogos feitos apenas para Windows funcionam no Linux sem qualquer problema (ou seja, bastando clicar e jogar) via Proton, na Steam.

Geralmente os jogos não funcionais são aqueles com anti-cheat invasivo a nível de kernel, ou em raras ocasiões um ou outro que precise de alguma etapa extra.

É para a absoluta maioria dos jogos “não compatíveis” rodarem normalmente na sua máquina. Se não estão rodando, o problema é específico da sua máquina, e não do Linux ou da Steam.

Você tem uma RTX 3080, certo? Qual versão do driver da Nvidia está instalada? Além disso, a Steam está configurada para baixar os sombreadores com antecedência (seção “downloads” das opções)?

Quando você ativa o proton para todos os jogos, lá nas opções de compatibilidade, ele mostra todos os jogos como compatíveis. Se vai rodar ou não são outros 500 hehe, mas só verificar no protondb quando preciso.

1 curtida