Steam Session no Arch trocando de cor

Estou tendo um problema bem especifico no Arch, mudei para ele por conta de desempenho em games (Ja testei outras coisas, mas me agradei mais do Arch), e instalei o gamescope-session-git (ou algo assim), e esta perfeito, tudo funciona perfeitamente, com exceção de uma única coisa, estou usando Gnome com GDM para o desktop, e quando entro na Steam Session pelo GDM, tudo funciona bem, mas se ficar alguns segundos com o mouse parado ele some, e minha interface sofre uma leve alteração na cor, como se mudasse para tons frios ou algo assim, alguém tem alguma ideia do que pode ser? Já testei um monte de coisa, mas nada resolveu, vou testar o plasma depois, pelo que vi o Gnome pode ser o problema, mas queria ver se alguém já teve algum problema similar…

Confere se você habilitou a luz noturna ou algo nesse sentido que ajusta a cor do ambiente de forma automática.

Tudo desabilitado sobre cor noturna.

Parece um bug do gdm mesmo, unica coisa q ja vi alterar a cor é adaptador de hdmi para displayport ou dvi ou hdr exemplo na minha tv sony antiga se liberasse o hdr ficava muito ruim as cores mas na minha tv nova fica melhor.
Acho que deveria pelo menos testar se isso acontece no kde Plasma ja que coisas como fractional scaling e hdr ja esta pronto no plasma e no gnome não.

No caso se usar o Gnome fica normal, nao tem bugs de cores, e não tem HDR ativo também, sem adaptador nenhum. Vou testar o KDE Plasma, mas gosto mais do Gnome…

Você pode alterar apenas o gerenciador de login e adicionar digamos o “lightdm”. Daí veja se resolve. Não precisa necessariamente instalar o KDE Plasma.

Mas o que faz esse gerenciamentor de cores e etc, nao seria o sistema base? no caso Gnome ou KDE?

O gerenciamento de cores vai depender do gerenciador de janelas. Mas pode ter alguma diferença quando inicia o computador com o gerenciador de login GDM (provavelmente rodando via wayland) e entra no “Steam Session” (que provavelmente usa o X11 como gerenciador de janelas, ou algo bem simples como openbox).

O lightdm provavelmente usa do X11, daí ao lançar o “Steam Session” pode dar certo. Já ao lançar o GNOME em wayland, provavelmente dê certo também porque é um gerenciador de janelas mais robusto pra setar suas preferências.

No caso da Steam Session ela roda com o Gamescope, não sei se ele seria o “Gerenciador de Janelas” ou algo assim

Sim, o gamescope é um gerenciador de janelas. Teria que ver como configurá-lo. Acho que não faz sentido alterar o gerenciador de login pro ‘lightdm’…

no caso o gamescope não tem muita configuração de cores pelo que entendi, ele herdaria as configurações do sistema (Gnome ou KDE no caso)…

Mesmo com KDE Plasma o problema continuou, o que pode ser?

Qual sua é sua placa de vídeo? Pode ser algo relacionado há algum driver da placa de vídeo e o gamescope. Depois dá uma olhada nessa documentação talvez ajude.

RX 7600 + Ryzen 5 5600 sem HDR ativo

Descobri, tem uma opção dentro da Steam Session que troca o compositor de cores para o padrão do sistema, era só ativar, mas e meio escondido, fica em display, na ultima linha, apenas ativar ele resolveu.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.