Steam parou de rodar jogos no LM, PMOS e UBUNTU

Boa noite galera linux, o peppermintOS tá na área.

Já faz uma semana que não consigo mais rodar meus jogos na steam, o jogo carrega, dá um pisc na tela e voltar para o ícone de play. Uso o proton experimental e já tentei outros mas sem sucesso. Não sei o que aconteceu mas aconteceu kkk.
Testei nas 3 distros em meu PC e deu a mesma coisa, antes não acontecia mas agora…
Peço por favor a todos, vocês podem me ajudar ?

Meu PC é FX8350, 32GB DDR3 1600, RX6500 XT
PeppermintOS 64bit baseado no Debian 12 Bookworm
SSD 500GB Goldenfir com PMOS e mais um SSD Crucial BX500 480GB Win11

Eu tinha mais um SSD da patriot que pifou e levou meu LM e Ubuntu juntos
Tenho mais 3 SSDs lacrados na caixa das meias guardados de 500GB da Goldenfir para uso eventual e mais um HD 2TB no PC como Backup e um de 320GB que foi do meu antigo PS3. Meu pmos está com wine 9.0 instalado, segue mais informações abaixo.

Inicia o steam pela linha de comando e veja se aparece alguma mensagem estranha na hora que o jogo fecha.

Pode testar também Steam flatpak, pois ela vai usar o mesa mais atual, so não esquece de dar permissão ao hd de jogos no flatseal.

A steam que uso é sempre em flatpak e todos os programas o mesmo.

Tenho 3 jogos na minha biblioteca compatíveis para linux que funciona via windows que é o Dead Island definitive edition que tem suporte direto para ambos os sistemas.
SOMA e TITANIC simulation só que esse é para windows e ainda roda no linux sem problemas

Ai que tá o problema rapaz, os jogos são instalados direto no SSD onde tá o sistema.

Rapaz, eu só tenho isso.

Eu só não sei como postar aqui o “diagnóstico do componente de tempo de execução do steam”

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.