Steam não abre jogo nenhum no segundo HD, INDEPENDENTE DA FORMATAÇÃO (ext4, ntfs, fat32, etc)

Estou tentando a dias e nenhum jogo da minha steam abre no segundo hd, é interno, formatado em ext4, usado exclusivamente pra steam, mudei minha /home pra ele, mas nada resolve. alguém ja passou por isso e saberia ajudar?

É flatpak? Snap? qual o empacotamento vc esta usando?

Era flatpak acho que snap, agora instalei a versao debian e parece que deu certo. Mas so funcionou depois de transfeir a /home pro hd secundario. É normal isso?

@Edu_CBJR tive o mesmo problema aqui… e aparentemente o erro acontece quando estou utilizando o lançador Steam pelo snap. Instalei a versão debian e voltou a funcionar.

Não tive esse problema em Flatpak.

Há possíveis causas para isso:

Segundo minha experiência com a Steam, a pasta SteamLibrary no segundo HD precisa estar com permissão de leitura e escrita. Há algumas coisas que pode impedir isso:

• Dual Boot com Windows se a partição for NTFS. Por padrão, quando o Windows desliga, ele deixa as partições em um modo de inicialização mais rápido, para poupar tempo de boot. Essa função protege a partição contra escrita se for lida por algo que não seja o próprio Windows quando inicializado;
  • Permissões erradas na partição. Em alguns sistemas, quando você montra outro disco, quem define as permissões desse disco é o FSTAB, coisas como dono e grupo. Lembro de precisar trocar de root para o meu usuário e grupo se eu fosse querer a Steam funcionar como deveria por lá. Muito dos meus problemas foram corrigidos com isso;
  • Steam não tem acesso direto a pasta SteamLibrary, onde estariam os jogos, workshop, proton, etc. Isso pode acontecer quando a Steam está rodando dentro de um container ou por snap e flatpak. Lembro de até ter visto um artigo falando sobre os problemas que a Valve está tendo com a Steam empacotada em Snap. Até em Flatpak pode ter problemas se não configurar acesso direto a pasta pelo Flatseal e afins. Geralmente, empacotamento nativo não causa esse tipo de problema, a menos que alguma outra coisa esteja interferindo;
  • Erro de execução. Esse é um pouco mais genérico mas pode acontecer. Por exemplo, o caminho para a pasta SteamLibrary pode ter algum problema com espaço no nome ou algum caracter especial. Por padrão, a biblioteca de jogos da Steam se localiza em /home/user/.local/Steam/steamapps. Não há diretórios com espaço no nome, o que pode quebrar alguns comandos que não foram preparados para esperar um espaço no endereço de um arquivo ou diretório. Alguns podem ter sido preparados para isso. Outros não.
    Ainda em erros de execução, é possível que o jogo sendo executado em questão possa ter argumentos colocados lá pelo próprio usuário, argumentos esses que deixaram de funcionar por algum motivo. E bom conferir esses.

Espero ter ajudado a eliminar as possibilidades.