Videogame não precisa ser sinônimos de um ecossistema fechado e limitado com jogos caros. E a Valve quer provar isso com o Steam Machine!
Acho que a camada de compatibilidade baseada no Waydroid que a Valve está desenvolvendo, tem algo tbm a ver com o Steam Frame.
Steam Machine não é um videogame
Opa
Conta mais disso aí
eu sei do FEX, que é a camada de compatibilidade de X86_64 para ARM, mas sobre o WayDroid não estou sabendo ![]()
Out-the-box é sim! Imagine que um leigo compre. O que ele fará? Plugar na tv (igual um console), logar na sua conta (igual um console), compra um jogo e jogar (igual um console). PC mesmo somente se a pessoa FOR BUSCAR esse funcionamento, entrando na área de trabalho, mexendo em arquivos e etc. Mas o funcionamento inicial do steam deck é literalmente um console de mesa tradicional. Uma biblioteca própria e experiencia de navegação com controle.
Por essa ótica o que seria o Windows 8? O Steam Machine nada mais é que a Steam sendo usada como shell padrão, todo o modo de uso independente de tudo ainda é a metáfora do desktop, o próprio Steam Deck é considerado um PC
O marketing da Valve sobre o Steam Machine é demonstrar que o hardware é seu (aberto) pra vc fazer e instalar o que quiser, mas a proposta principal dele é ser aquela caixinha magica do lado da TV em que vc usa um controle pra jogar, o que chamamos de console.
A proposta do steam machine não é tu plugar na tv, colocar mouse e teclado e executar no terminal um: ./wine jogo.exe. Vc pode fazer isso? Pode. É a proposta do produto? Não. Esse é o ponto. Steam Machine é simplesmente um Xbox/Playstation tradicional sobre uma plataforma mais versátil e aberta a modificações. Simples assim!
Realmente não compreendi o comentário da Carol. Discussão saudável com dois pontos de vistas diferentes sobre algo.
Isso mesmo meu caro @kalebepsouza !!
A categoria de um produto nem sempre é definida pelos seus componentes, mas pelo projeto de produto, pelo uso e pelo ambiente para o qual ele foi idealizado… Compartilhar arquitetura com PCs não o transforma automaticamente em um PC, da mesma forma que Xbox e PlayStation, que também usaram x86 e GPUs dedicadas, não foram classificados como PC.
Em engenharia de produto, o que tbm determina uma categoria é o propósito e a experiência entregue ao usuário. E, nesse sentido, esse dispositivo da Steam pode se enquadrar como videogame: um dispositivo projetado para fornecer uma experiência integrada e orientada para jogos, independentemente das peças internas (e software) que utiliza.
Um exemplo clássico é a história do licenciamento do jogo Tetris. Na época, houve uma confusão porque o contrato soviético definia categorias de produtos: “computadores” (como IBM PC) e “consoles” (como NES e Master System). No fim das contas, esse embaraço só mostrou que a identidade de um dispositivo não dependia apenas do hardware, mas do produto final e do contexto de uso para o qual ele foi projetado.
Existem outros casos curiosos também… No Japão, por exemplo, o videogame Nintendinho foi originalmente concebido como “Family Computer” (Famicom). E, aqui no Brasil, tivemos o Magic Computer PC-95 (ASDER PC-95), vendido como “Computador Pessoal” apesar de ter basicamente o mesmo hardware de um Nintendinho.
Pelo anuncio da Valve não é essa não, é out of the box? Sim mas é pra melhorar a experiência, inclusive o controle tem que comprar a parte, ou num possível (eu só vi o anuncio original e o post no SteamDB) e num provável bundle promocional com Steam Controller, o marketing inteiro é sobre um PC comum com Steam pré-instalada… o que me leva a crer que uma galera em peso vai se frustrar
Eu vi um vídeo falando que o controle virá junto, o problema agora é eu me lembrar em qual video eu vi, e encontrar também.