Steam já tem mais 14 mil jogos para Linux

Já existe uma biblioteca enorme de jogos para Linux, o novo Cosmic está quase pronto, a Mozilla encerra mais um serviço e muito mais, no Diolinux News!

2 curtidas

Tenho uma biblioteca com quase 200 títulos de games na Steam mas destes poucos títulos rodam no Linux Mint mesmo com os games sendo compatíveis com o proton ou Steam OS, tenho uma CPU AMD Ryzen 9 5950X e uma GPU Nvidia RTX3090 o que é mais que o suficiente para rodar os games, os únicos games que consigo jogar com o Linux são aqueles lançados para a plataforma Linux ou games bem antigos (anterior a 2013) onde a compatibilidade se mostrou fácil e funcional.

Tenho a impressão que estão forçando a compatibilidade (uso) com o Steam OS e sacaneando outras distribuições Linux, mas pode ser um delírio meu.

Mais alguém com dificuldade em rodar jogos usando o proton mesmo que a Steam informe que o game é compativel com o Steam OS?

1 curtida

Não sei a configuração padrão do Mint, mas o seguinte tutorial pode ajudar: Ubuntu 24.04 terá ajuste para aumentar a compatibilidade com jogos

1 curtida

Delírio não, fato
Os ports nativos pra Linux vem se extinguindo numa velocidade extrema bem dizer… Agora só falta a Valve acabar com os dela como CS ou o Source(que vem cheio de problemas)
Eu hj não gasto nenhum centavo com Steam hj graças a essa ideia inútil de usar gambiarra.

1 curtida

Muitos usiarios de nvidia usam os parametros

PROTON_HIDE_NVIDIA_GPU=1 PROTON_ENABLE_NVAPI=0

Para esconder a nvidia que causa problemas com proton…

1 curtida

Tenho uma placa Nvidia (GTX 1070Ti) e, vez ou outra, aparecem problemas com alguns poucos jogos, além dos conhecidos perrengues do driver proprietário no Linux.

Mas a esmagadora maioria da minha biblioteca, com uns 300 jogos, roda sem qualquer problema (e sem precisar inserir qualquer opção de inicialização). Eu uso o Linux para jogar desde 2020 - com trocentas distros diferentes - e o Steam Play sempre funcionou muito bem. Eu rodo jogos nativos, jogos de Windows, jogos antigos e os últimos lançamentos AAA… Um pouco de tudo.

Você ativou a compatibilidade com todos os títulos nas opções da Steam, aba Steam Play? Qual versão do driver proprietário da Nvidia está instalada? Está usando Xorg ou Wayland?

1 curtida

Tenho uns 40 jogos na Steam e tudo rodando liso no Arch.
Jogo alguns com o joystick Pro Controller do Nintendo Switch e funcionando tranquilo tbm.