Já existe uma biblioteca enorme de jogos para Linux, o novo Cosmic está quase pronto, a Mozilla encerra mais um serviço e muito mais, no Diolinux News!
Tenho uma biblioteca com quase 200 títulos de games na Steam mas destes poucos títulos rodam no Linux Mint mesmo com os games sendo compatíveis com o proton ou Steam OS, tenho uma CPU AMD Ryzen 9 5950X e uma GPU Nvidia RTX3090 o que é mais que o suficiente para rodar os games, os únicos games que consigo jogar com o Linux são aqueles lançados para a plataforma Linux ou games bem antigos (anterior a 2013) onde a compatibilidade se mostrou fácil e funcional.
Tenho a impressão que estão forçando a compatibilidade (uso) com o Steam OS e sacaneando outras distribuições Linux, mas pode ser um delírio meu.
Mais alguém com dificuldade em rodar jogos usando o proton mesmo que a Steam informe que o game é compativel com o Steam OS?
Não sei a configuração padrão do Mint, mas o seguinte tutorial pode ajudar: Ubuntu 24.04 terá ajuste para aumentar a compatibilidade com jogos
Delírio não, fato
Os ports nativos pra Linux vem se extinguindo numa velocidade extrema bem dizer… Agora só falta a Valve acabar com os dela como CS ou o Source(que vem cheio de problemas)
Eu hj não gasto nenhum centavo com Steam hj graças a essa ideia inútil de usar gambiarra.
Muitos usiarios de nvidia usam os parametros
PROTON_HIDE_NVIDIA_GPU=1 PROTON_ENABLE_NVAPI=0
Para esconder a nvidia que causa problemas com proton…
Tenho uma placa Nvidia (GTX 1070Ti) e, vez ou outra, aparecem problemas com alguns poucos jogos, além dos conhecidos perrengues do driver proprietário no Linux.
Mas a esmagadora maioria da minha biblioteca, com uns 300 jogos, roda sem qualquer problema (e sem precisar inserir qualquer opção de inicialização). Eu uso o Linux para jogar desde 2020 - com trocentas distros diferentes - e o Steam Play sempre funcionou muito bem. Eu rodo jogos nativos, jogos de Windows, jogos antigos e os últimos lançamentos AAA… Um pouco de tudo.
Você ativou a compatibilidade com todos os títulos nas opções da Steam, aba Steam Play? Qual versão do driver proprietário da Nvidia está instalada? Está usando Xorg ou Wayland?
Tenho uns 40 jogos na Steam e tudo rodando liso no Arch.
Jogo alguns com o joystick Pro Controller do Nintendo Switch e funcionando tranquilo tbm.