Steam informando que o computador é muito antigo

Eaee.

Desde a ultima atualização da Steam, apareceu esse erro ao tenta iniciar e gostaria de ajuda pra tenta solucionar o problema caso alguém já tenha visto ou passado pelo mesmo problema.
dei uma pesquisada na internet e no reddit vi que alguns usuários passam pelo mesmo problema mas aparecente não achei ou vi uma solução para o problema.

OBS:Antes da ultima atualização tudo funcionava perfeitamente.

Desde já agradeço.

Pode ser por alguma regressão no Kernel. Já tentou usar um mais antigo?
Para isso, na tela do Grub clique em “Opções avançadas” e selecione uma versão anterior do Kernel.
Não é preciso instalar/desinstalar nada.

fiz o teste,voltei pra uma versão antiga mas o erro continua.

Dando mais olhada dessa vez no Github da steam encontrei isso.

O Steam para Linux requer o seguinte:

  • Pentium 4 de 1 GHz ou AMD Opteron com:
    • conjunto de instruções x86-64 (AMD64)
    • Suporte à instrução CMPXCHG16B ( cx16 nos /proc/cpuinfo sinalizadores)
    • Suporte de instrução SSE3 ( pni em /proc/cpuinfo sinalizadores)
  • 512 megabytes de RAM e 5 gigabytes de espaço no disco rígido, ou melhor
  • Conexão à Internet (recomenda-se velocidade a cabo / DSL)
  • Último Ubuntu LTS, totalmente atualizado
  • Kernel Linux de 64 bits (x86-64, AMD64)
  • Drivers gráficos e glibc de 64 bits (x86-64, AMD64) e 32 bits (i386, IA32)
  • Driver gráfico mais recente
  • Suporte ao driver NVidia - Para placas recentes (por exemplo, série 8), você precisará instalar o 310.x. Para placas mais antigas, o driver 304.x suporta as séries NVidia 6 e 7 GPU. Para acessar esses drivers, primeiro atualize seu cache e instale o driver específico necessário na lista de Drivers adicionais.
  • Suporte ao driver AMD - Para placas recentes (por exemplo, séries 5 e superiores), recomendamos a instalação do driver 12.11. Para placas mais antigas, o Catalyst 13.1 Legacy suporta a placa HD 2400 Pro e é o mais recente para as séries de 2 e 4 GPU.
  • Suporte ao driver Intel HD 3000/4000 - você precisará usar os drivers Mesa mais recentes, Mesa 9 ou posterior. Para instruções de instalação, veja aqui .

e no site CPU world fala isso sobre o processador.

Supported instructions

Instruction set extensions Additional instructions
MMX CLFLUSH
SSE CMOV
SSE2 CMPXCHG16B
SSE3 CMPXCHG8B
SSSE3 FXSAVE/FXRSTORE
SSE4.1 MONITOR/MWAIT
SYSENTER/SYSEXIT
XSAVE/XRESTORE states

http://www.cpu-world.com/CPUs/Xeon/Intel-Low%20voltage%20Xeon%20L5420%20-%20EU80574JJ060N%20-%20AT80574JJ060N%20(BX80574L5420A).html

Sinceramente não entendo como algo pode estar funcionando na parte da manhã de um dia e atarde apos uma atualização da steam não funcionar mais. kkkk :man_facepalming: :man_facepalming:

Só trocando o processador não a nada que possa ser feito.
Para ver se o erro é realmente é verdadeiro é só você verificar justamente o que o erro diz.
O erro diz:

(lm in /proc/cpuinfo flags) a que diz que falta a instrução "lm" no processador
(cx16 in /proc/cpuinfo flags) a que diz que falta a instrução "cx16" no processador
(pni in /proc/cpuinfo flags) a que diz que falta a instrução "pni" no processador

Então como o erro já diz para você onde esta o problema do seu processador agora é só checar se tais falta das instrução é verdadeiro com o comando:
$ cat /proc/cpuinfo flags | grep "flags"
Este comando vai listar as instrução que tem no seu processador.
Observe que as instruções são repetidas para os core do seu processador como cada core é igual um ao outro você só precisa verificar 1.
Veja a imagem abaixo:


Você esta vendo 6 flags de vermelho justamente porque eu tenho 6 cores no processador mais basta olhar somente 1 das flags.
Como você pode verificar o meu processador tem os requisito de instrução que infelizmente o seu não tem.

Não á o que você possa fazer caso seja verdadeiro a não ser tentar entrar em contato com a Valve e pedir para que o seu processador volte a ser suportado.
Caso seja falso é um bug e o que pode ser feito é reportar o bug para a Valve e aguardar a correção e pesquisar na internet uma forma de mitigar esse bug.

Pelo jeito é um bug mesmo, pois outras pessoas estão relatando o mesmo problema:
https://www.reddit.com/r/Steam/comments/garnm2/warning_and_question_the_steam_client_and_games/
https://www.reddit.com/r/linux_gaming/comments/gb225u/steam_seemingly_dropping_linux_support_of_some/

Os seus drivers estão corretamente instalados? Por acaso não tem algum firmware da Intel para ser instalado no Gerenciador de Drivers?

Edit:
Realmente a Steam atualizou a verificação dos requisitos mínimos na última atualização:

Diagnostic tool: verify Steam client min spec CPU features

Mas realmente parece que não está funcionando nada bem.

Manda uma print do seu cat /proc/cpuinfo flags | grep “flags” ai só para mim ficar informado que o suporte aos processadores acabo ou se foi um bug.

Até dá pra bypassar essa verificação mas creio que não funcionaria já que não dá pra emular a função do processador em si

Realmente é o processador mesmo não vi a instrução ai somente a cx8 sse2

Entra em contato com a Valve e peça com educação para que ela restabeleça o suporte ao seu processador.
O seu processador esta sem as 3 instrução de requisito da Steam.

Acredito que não erei mexer com isso não,logo mas quando essa onda de preços altos dos notebooks passar(espero que seja logo) irei comprar um ,e acredito que tudo se resolva.acho que pedir isso a essas empresas é meio perda de tempo.

mas ok,Muito Obrigado pela ajuda e pela dica.

Pois é, já era mesmo.

Essas instrução facilita na programação e programação mais fácil menor a carga horaria de trabalho nessa epidemia em que as empresas estão com os funcionário trabalhando online e escala de trabalho reduzida deve ter influenciado a Valve a tomar a decisão de usar mais instrução para agilizar a programação.

Entendi, Complicado mas fazer o que neh

Eu tive esse problema quando troquei meu Core 2 Duo por um Xeon adaptado.
Resolvi o problema criando um script conforme explicado nesse link:
Espero que te ajude também.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda,mas acabei adquirindo um notebook e agora uso ele pra jogar as vezes,
mas é bom que fica de ajuda para os próximos que passar por esse problema.

2 curtidas

Eu imaginei que depois de 3 meses não adiantaria mais. kkk
Mas é bom que fica registrado a solução do problema.
No Linux TUDO tem um jeito, a questão é descobrir o caminho! Hahaha

1 curtida

kkkkk verdade.

Está ajudando a mim agora mano, estou quebrando a cabeça com esse Linux ahhaahaha tá fodaaa

2 curtidas

Não desista que vale a pena!