A conta de Twitter Ekianjo @BoilingSteam tuitou dizendo:
“Pierre-Loup Griffais (Valve) acaba de confirmar que o Steam Deck executará as sessões de jogo no Wayland com Gamescope.”
Link do tuíte: https://twitter.com/BoilingSteam/status/1418763975408320514
Gamescope
Anteriormente conhecido como Steamcompmgr, Gamescope faz a mesma coisa que o steamcompmgr, mas com menos cópias extras e latência.
- Ele está obtendo frames do jogo através do Wayland por meio do Xwayland, então não há nenhuma cópia dentro do próprio X antes de obter o frame.
- Ele pode usar DRM/KMS para virar frames do jogo diretamente para a tela, mesmo quando esticado ou quando as notificações estão ativas, removendo outra cópia.
- Quando ele precisa ser composto com a GPU, faz isso com computação Vulkan assíncrona, o que significa que você consegue ver seu quadro rapidamente, mesmo se o jogo já tiver a GPU ocupada com o próximo quadro.
Ele também roda em cima de um desktop normal, o usecase ‘aninhado’ que steamcompmgr não suportava.
- Como o jogo está rodando em sua própria área de trabalho sandbox pessoal do Xwayland, ele não pode interferir na sua área de trabalho e ela não pode interferir nela.
- Você pode falsificar uma tela virtual com uma resolução desejada e taxa de atualização como a única coisa que o jogo vê, e controlar/redimensionar a saída conforme necessário. Isso pode ser útil em configurações de exibição exóticas, como configurações ultrawides ou de vários monitores que envolvem rotação.
Ele roda em Mesa+AMDGPU e pode ser feito para rodar em outros drivers Mesa/DRM com o mínimo de trabalho. Pode suportar NVIDIA se/quando suportarem Xwayland acelerado.
Para informações completas sobre Gamescope, acesse: GitHub - ValveSoftware/gamescope: SteamOS session compositing window manager