Steam Deck usará Wayland com Gamescope

A conta de Twitter Ekianjo @BoilingSteam tuitou dizendo:

“Pierre-Loup Griffais (Valve) acaba de confirmar que o Steam Deck executará as sessões de jogo no Wayland com Gamescope.”

Link do tuíte: https://twitter.com/BoilingSteam/status/1418763975408320514

Gamescope

Anteriormente conhecido como Steamcompmgr, Gamescope faz a mesma coisa que o steamcompmgr, mas com menos cópias extras e latência.

  • Ele está obtendo frames do jogo através do Wayland por meio do Xwayland, então não há nenhuma cópia dentro do próprio X antes de obter o frame.
  • Ele pode usar DRM/KMS para virar frames do jogo diretamente para a tela, mesmo quando esticado ou quando as notificações estão ativas, removendo outra cópia.
  • Quando ele precisa ser composto com a GPU, faz isso com computação Vulkan assíncrona, o que significa que você consegue ver seu quadro rapidamente, mesmo se o jogo já tiver a GPU ocupada com o próximo quadro.

Ele também roda em cima de um desktop normal, o usecase ‘aninhado’ que steamcompmgr não suportava.

  • Como o jogo está rodando em sua própria área de trabalho sandbox pessoal do Xwayland, ele não pode interferir na sua área de trabalho e ela não pode interferir nela.
  • Você pode falsificar uma tela virtual com uma resolução desejada e taxa de atualização como a única coisa que o jogo vê, e controlar/redimensionar a saída conforme necessário. Isso pode ser útil em configurações de exibição exóticas, como configurações ultrawides ou de vários monitores que envolvem rotação.

Ele roda em Mesa+AMDGPU e pode ser feito para rodar em outros drivers Mesa/DRM com o mínimo de trabalho. Pode suportar NVIDIA se/quando suportarem Xwayland acelerado.

Para informações completas sobre Gamescope, acesse: GitHub - ValveSoftware/gamescope: SteamOS session compositing window manager

10 curtidas

Rapaz… Será isso o marco para a “porteira” do Wayland abrir e decolar de vez?

2 curtidas

Só sei que BattlEye, Easy Anti-Cheat, e agora Wayland, tudo isso até o final de 2021, é muita ambição rsrs

8 curtidas

Parece que Arch + kde + wayland agora são “oficialmente” melhores opções para gamers! rsrs

3 curtidas