Steam Deck ou Nintendo Switch: qual o melhor para você?

Steam Deck ou Nintendo Switch? Muitas pessoas têm feito essa pergunta, afinal são dois consoles portáteis. Entretanto, um é bem diferente do outro, hoje você saberá qual se adequa melhor ao seu uso!

1 curtida

bom, eu tenho nintendo switch já faz tempo, e apesar do hardware dele ser bem mais fraquinho doq o steam deck, ele é superior, simplesmente por ter jogos exclusivos da nintendo como zelda e mario.
os jogos de pc , vc pode jogar em um ps5 ou xbox series x, que são melhores que o steam deck.

O Nintendo Switch roda jogos de Nintendo Switch.

O Steam Deck roda jogos de PC, nuvem e de emuladores como o próprio Nintendo Switch, e com desempenho equivalente ou até melhor.

Não existe isso de “melhor pra você” nessa comparação, o Steam Deck é o melhor porque é melhor.

3 curtidas

Como não? O Steam Deck mais barato custa 400 USD, enquanto que o Switch Lite custa 200 USD

Se alguém quer um console só pra jogar o novo Zelda e Animal Crossing, é claro que o Switch vai valer mais a pena, especialmente aqui no Brasil, onde esses valores são “um pouquinho” mais elevados

Porque se limitar a um console só pra jogar o novo Zelda e Animal Crossing do que comprar um portátil que faz isso e muito mais?

Pois um é mais caro e o outro é mais barato :man_shrugging:t2:

É claro que o Steam Deck é melhor do que o Switch, mas se por exemplo, eu tivesse um irmão, eu poderia comprar 2 Switches com o valor do Steam Deck (Sem contar que o Switch seria mais confortável pra uma criança pequena, nesse ponto ele é melhor). Eu acho que na maioria dos casos, o Nintendo Switch vale muito mais a pena

O Steam Deck é um computador de mão, uma máquina x86, e por isso herda todas as vantagens e desvantagens dessa plataforma. No momento consigo pensar nas seguintes vantagens:

• Não é somente um console, é também um computador capaz de rodar softwares de terceiros para Linux e até mesmo o próprio Windows;
  • Jogos que são lançados apenas para PCs podem rodar no Steam Deck.
    Mas também visualizo a desvantagem que é mais complexo, requer um conhecimento maior sobre o funcionamento do computador para entender os requisitos dos jogos, e também para rodar os softwares adicionais.

O Nintendo Switch tem a vantagem de ser mais simples, a grande exigência é verificar se o game é compatível com o console. A desvantagem é exatamente ser compatível apenas com o que é lançado para o console.

Tudo depende do público. Antigamente eu diria que um PC é muito melhor que um console, mas hoje eu não quero mais passar meu tempo configurando, testando e adequando exigências dos jogos. Quero simplesmente ligar e jogar. No PC, é necessário configurar e adequar muita coisa.

O Steam Deck tem um sistema de verificação de compatibilidade, o que ajuda os usuários leigos, mas ainda assim não é ideal.

1 curtida

O custo do aparelho não é nada se comparar ao custo dos jogos no longo prazo, já que a Nintendo tem a política de nunca abaixar seus preços e raramente fazer promoções.

Por outro lado, os jogos de PC são mais baratos e rolam promoções o tempo todo nas lojas, fora que tu pega jogos grátis toda semana por aí. E ainda, se incluir emuladores fica até desleal, pois, como se sabe, TUDO está disponível pelo método “Jack Sparrow”, inclusive jogar online de graça.

johnny depp GIF

Enfim, o Steam Deck é melhor financeiramente, mais versátil e faz tudo o que o Switch faz e com o mesmo desempenho ou melhor.

1 curtida

É porque não justifica, como tá nesse vídeo, você compra bem mais que um video game portátil com o steam deck ao comprar o Steam Deck você compra:

• Um PC bom para os padrões atuais
  • Um console de mesa
  • Um console portátil
  • Um tablet

Mesmo o Nintendo Switch com maior potencia não está no mesmo nível que o Steam Deck, com poucos jogos o Switch bate o preço do Deck então mesmo considerando apenas o preço o Deck ainda sai mais em conta, a menos que a pessoa fique nos jogos da NIntendo (e com jogos de consoles antigos diga-se de passagem) a “vantagem” do Switch dura apenas 2 anos, a partir daí o preço iguala ao Deck mas sem ter as vantagens do Deck… Nintendo (qualquer Hardware da Nintendo) é um barato que sai muito caro em pouco tempo, pelo preço do Switch dá pra comprar tablets Android que rodam a maiora dos jogos da Play Store e Emuladores

2 curtidas

É, tem que levar o preço :salt: dos jogos do Switch em consideração também :grimacing:

Bem eu não sei quanto é que está custando importar um Steam Deck aqui no Brasil, por acaso você sabe? O Dio chegou a comentar isso nos vídeos que ele fez?

Sei que o Steam Deck faz muito mais que só ser um console, não sei se alguem vai realmente usar ele como pc mas a funcionalidade existe.

Falando do principal que é rodar jogos para mim se resume em quando você é fã da Nintendo.

Todos os jogos daqui pra frente da Nintendo seram exclusivos do Switch, e se quer jogar os jogos antigos legalmente também só no Switch. (Tirando você ter o console atingo com a fita).

Entao o resumo é se você não vive sem seu Zelda, Mario, DK e etc, o Switch é a escolha obvia. Qualquer outro caso o Steam Deck é melhor.