Duas startups de mecanismos de busca uniram-se para lutar contra o Google. São elas a empresa alemã Ecosia, que doa todos os seus lucros para reflorestamento, e a startup francesa Qwant, que visa proteger dados pessoais. Elas querem criar seu próprio índice de Internet.
A Ecosia e a Qwant formaram uma joint venture chamada European Search Perspective, com sede em Paris, reduzindo sua dependência do Google e do Bing e entregar resultados que se alinham melhor com suas missões empresariais.
A propriedade da European Search Perspective, ou EUSP, será dividida igualmente entre a Ecosia e a Qwant. A Ecosia fornecerá dinheiro e dados; a Qwant, mão de obra.
A infraestrutura técnica será fornecida pela OVHcloud, que é coproprietária da Qwant. A Ecosia tem cerca de 1% do mercado de busca na França e na Alemanha e tem cerca de 20 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto a Qwant relata 6 milhões de usuários.
As empresas estão abertas tanto para atrair financiamento externo quanto para licenciar seu índice para outras empresas, incluindo aquelas que queiram usar os dados para treinar sistemas de IA.
O que são indexadores da web?
Indexação da Web, ou indexação da Internet, é um conjunto de métodos para classificar o conteúdo de sites ou da Internet como um todo. Sites individuais podem usar um índice tradicional, enquanto mecanismos de busca geralmente usam palavras-chave e metadados.
Desenvolver um índice não é uma tarefa trivial e fazê-lo melhor que o Google é difícil. No entanto, Kroll acredita que os avanços tecnológicos tornaram a indexação acessível mais viável, e as novas regras da UE que limitam o poder dos gigantes fazem essa tarefa valer a pena.
E as grandes?
A perda de uma pequena parcela da receita de licenciamento não será um grande golpe para a Microsoft ou o Google, que juntos detêm cerca de 95% da indústria global de buscas fora da China.
Mas em um momento em que serviços como ChatGPT e TikTok já estão redefinindo a maneira como as pessoas pesquisam, pequenos concorrentes com potencial para se tornarem mais atraentes para os usuários podem forçar grandes empresas a acelerar investimentos em modernização regional.
Ecosia e Qwant esperam começar a testar resultados de pesquisa atualizados na França e na Alemanha já em 2025, atingindo velocidades competitivas, na entrega dos resultados, por meio de testes e ajustes.
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