Dizer que o Stallman nunca botou a mão na massa já é exagero. Ele começou sim o GCC e programas de terminal como cat, ls e rm também têm a assinatura dele.
Não é porque Stallman é uma pessoa ruim em vários sentidos (radicalista, opiniões defasadas, mal educado, apologista de crimes e muito mais) que ele deixa ter uma importância histórica.
Há muita controversa sobre isso GCC, Cat ele fez um misero plug, quem fez todo o trabalho e refez muita coisa foi a própria comunidade, mas é claro ele tem seu marco na historia.
Eu vi o Stallman pessoalmente, fui em uma palestra dele em 2012, onde ele falou sobre o trabalho dele com software livre, com direito a uma “missa” no final.
Foi engraçado ele ter surtado com um professor, porque ele perguntou no começo se queriam ouvir a palestra em inglês ou espanhol. A maioria escolheu inglês, mas um tempo depois o professor falou para ele mudar para espanhol e ficou irritado, chegando a bater na mesa e derrubar um copo de água. Ficou mó climão, pois ele disse que o professor estava tirando a liberdade de escolha dos alunos.
“por que ele disse que tava tirando a liberdade de escolha dos alunos”
É algo que reparo em pessoas com essas ideologias extremistas, eles explodem por qualquer coisinha. Sinceramente, você ter que pisar em ovos com alguém o tempo todo, sobre pena de ser considerado o pior ser da humanidade em face de qualquer deslize, é horrível. Horrível, horroroso. Me faz mal.
Na minha opinião tudo começou a desandar quando software open source deixou de ser uma filosofia científica e começou a ser forçosamente atrelada a um pacote casado com outras filosofias e ideologias politicas, econômicas e sociais…
Open source era sobre direitos amplos de acesso, uso e modificação de código fonte e conhecimento científico relacionado a código computacional, hoje cada vez mais é só mais uma pauta para o cenário politico usar e abusar até não sobrar nada. Só resta ter fé que isso irá se limitar ao lado de fora dos repositórios.