Stack de apps open-source para 2024

Uma lista de ferramentas open-source que fiz para utilizar em 2024, focada em alternativas para apps e serviços que utilizamos no dia-a-dia (não inclui ferramentas focadas para colaboração ou algum trabalho específico)

Convencional Tipo Alternativa Plataformas
Windows OS Linux, BSD
Android Proprietário Mobile OS AOSP, Custom ROM
Chrome, Edge, etc. Web Browser Ungoogled Chromium, Librewolf, Brave* Linux, Android*
Play Store App Store F-Droid, Aurora Store Android
Gmail, Outlook Mail Service Tuta, Proton* Browser*, Linux, Android*
Mail Client Thunderbird, Evolution Linux
Mail Client K-9 Mail Android
Calendar App Etar Android
Google Passwords Password Manager Bitwarden Browser, Linux, Android
Google Tasks Task Management Super Productivity, todo.txt Browser, Linux, Android
Google Keep Notes Joplin, Simplenote Browser, Linux, Android
Notion All-In-One Workspace Anytype Linux, Android
Google Drive Cloud Storage Filen, Proton Cloud* Browser*, Linux, Android*
Google Maps Map Service Open Street Map
Map Client Pure Maps, Organic Maps Linux
Map Client OSM And, Organic Maps Android
ChatGPT, Google Bard IA Chatbot Hugging Chat Browser
GBoard Android Keyboard OpenBoard Android
Google Authenticator 2FA Aegis Authenticator Android
MS 365, Google Workspace Suite Office OnlyOffice, LibreOffice Linux, Android
Google News News RSS
RSS Reader Feedly Android
YouTube Video Streaming PeerTube Browser, Android
Youtube Client FreeTube Linux
Youtube Client NewPipe Android
Spotify Spotify Client Spotube Linux, Android
7 curtidas

Eu colocaria: Windows Store - Flathub
Também tem a questão de games como: Epic Games / GOG / Amazon Prime Gaming - Heroic / Lutris / Bottles…

3 curtidas

Estou usando bem mais Android recentemente, por isso sugiro acrescentar:

Netflix, HBO, Prime Vídeo, Disney+, etc… < Stremio com add-ons

Qualquer gerenciador de arquivos para Android < MiXplorer (não é open-source, mas o desenvolvedor tem a filosofia de que “o app sempre será gratuito”)

Qualquer navegador para Android< Cromite e/ou Mull

Assistir propagandas :skull: < AdAway ou Blokada 5

Google Tradutor < SimplyTranslate

“alternativa ao Android= outro Android” kkkk ai foi fod*
O certo de alternativa decente a essa tralha e o Ubuntu phone, postmakertos, PureOS ou plasma mobile

1 curtida

Estou usando o andOTP como app para 2FA, mas descobri que ele não está mais sendo mantido desde o ano passado, infelizmente. Vou experimentar o Aegis Authenticator, parece ser muito bom :grin:

1 curtida

Boa ideia, fica como um correspondente desktop para a Play Store - Aurora Store

Como a ideia é focar em ferramentas do dia a dia, nem coloquei coisas relacionadas a jogos. Mas de fato são ferramentas excelentes, só com elas dá para jogar tranquilamente

Nada supera um Stremio tunado

Boa, uma alternativa baseada no Chromium e outra no Firefox

Uma coisa é o Android open-source puro, outra é MiUI/HyperOS, OneUI, MyUI, etc e todo o bloat que vêm com os celulares Android. Mas de fato é injusto não colocar também as alterativas de Linux para mobile

Agora a questão é por em prática o uso de todas as ferramentas integralmente, todo anelo por liberdade vêm com alguns desafios.

Por exemplo, muitos apps dependem da Google Play Services para funcionarem direito.
Tanto o Tutamail quanto o Proton Mail não suportam imap/pop3, então não é possível os utilizar com o Thunderbird ou K-9 Mail.
O Anytype é a melhor alternativa ao Notion que achei, porém não suporta colaboração (ainda).
O Open Street Map não possui estabelecimentos e seus apps não dão rotas tão boas quanto Google Maps/Waze, pela falta de usuários e tráfego em tempo real…

Mas seguimos na luta! A ideia é justamente estarmos conscientes de que há alternativas e buscar não depender tanto de ferramentas centralizadas que não respeitam seus usuários.

Passando 45 dias depois da publicação do tópico para atualizar em como estou em relação aos softwares open-source que citei. Chega a ser engraçado o abismo entre a quantidade de ferramentas open-source que me prôpus a usar e a quantidade que estou utilizando na prática.

Linux segue sendo meu SO de desktop, eu amo Linux apesar de sempre ficar com receio de um software específico não ser compatível.
Sigo utilizando o Brave como browser, apesar de me questionar muito se a organização por trás possui princípios condizentes com a filosofia do software livre. Bitwarden é meu gerenciador de senhas ainda.
Para as anotações continuo com o Simplenote e o Anytype, duas ferramentas open-source excelentes.

Porém, todo o resto não consegui mais seguir utilizando e os troquei pelas opções convêncionais novamente. Isso por alguns motivos:

1. Adeus, ROM customizada. Tive que trocar de celular pois a ROM do meu celuar antigo crashou e ele não dava mais boot. Achei mais fácil comprar um celular novo do que perder mais tempo tentando reviver um celular super defasado. Com um celular novo da Samsung, não vejo tantas vantagens em utilizar uma custom ROM.
    1.1 Com isso, sei que qualquer modificação mais profunda que eu realizar no aparelho causará a perda da garantia. Modifiquei a One UI da Samsung e os apps padrões na medida do possível, mas todos sabemos que utilizar um SO proprietário por si só é algo completamente incondizente para quem busca utilizar ferramentas livres. Adeus F-Droid e Aurora Store, olá novamente Play Store.
  2. Proton Mail, Tutanota, Thunderbird, Evolution, K-9… tudo isso parece muito legal. Mas na prática não é bem assim, poderia ficar um bom tempo falando de como essas ferramentas são inconvenientes de utilizar. Juro que eu tentei. Olá novamente, Gmail.
  3. O mesmo serve para Proton Cloud, Filen, Inernxt. Dêem uma olhada na avaliação deles na Play Store e vejam por vocês mesmos. Olá novamente, Google Drive e Dropbox.
  4. Sério, é possível alguém utilizar as ferramentas baseadas no Open Street Map no dia a dia? Tive uma experiência bem ruim. Infelizmente o Google Maps é muito bom comparado a eles.
  5. Quando é para mim, prefiro utilizar o OnlyOffice mesmo, mas o que fazer quando todos utilizam para colaboração o Google Workspace e o MS 365?
  6. Utilizar feeds RSS open-source não é nada prático. Prefiro nem ler notícias se é para ser dessa forma.
  7. PeerTube, FreeTube, NewPipe, Spotube também acabam sendo bem contraproducentes. Também tive bugs os utilizando.

Enfim, isso me fez ver de forma clara o óbvio e isso serve para tudo: liberdade requer muitos sacrifícios, e muitas vezes seremos forçados a optar pelo convêncional.
Em nenhum momento quis criticar as alternativas, fico abismado de como muitas delas conseguem bater de frente com as big techs com um orçamento mínimo. A questão é que ainda assim as utilizar exige muita renúncia de facilismos a partir do usuário, e me questiono se vale a pena o esforço…

3 curtidas
  1. Utilizar feeds RSS open-source não é nada prático.

Eu estou com vontade de usar RSS há algum tempo, mas venho empurrando e até hoje não o fiz. Penso que um grande problema para mim seria os blogs não disponibilizarem o conteúdo total no feed, me forçando a acessar a página para fazer a leitura. O seu problema foi nessa linha?

1. PeerTube, FreeTube, NewPipe, Spotube

Eu uso o NewPipe, mas para situações específicas, não como um verdadeiro substituto para o aplicativo oficial. Realmente ocorrem alguns bugs às vezes, mas no meu caso, é raro. Considero muito útil para ouvir podcasts (dá para bloquear a tela e não tem propaganda), assistir algumas transmissões ao vivo e para baixar conteúdo.

Salve, tanio!
Sobre os feeds RSS, meu maior problema foi em relação a ter que configurar os feeds em leitores diferentes para cada dispositivo, não havendo como sincronizar-los a não ser exportando e importando a lista de feeds nos diferentes apps. Em relação a ter que acessar a página para a leitura não tive muito problemas.

Realmente o NewPipe é excelente, não cheguei a ter problemas com ele e ele tem esses recursos que são muito interessantes que o próprio YouTube não tem. Tive bastante problema mais com o Spotube mesmo, ocorreram alguns bugs tanto no celular quanto no PC.

1 curtida

Uma solução para isso seria usar um agregador de feeds, o qual recebe os RSS desejados e disponibiliza todo o conteúdo em uma única página ou aplicativo que pode ser acessado/instalado em diferentes dispositivos mantendo a sincronização. O problema é que nos tornamos dependentes de um serviço de terceiros, a não ser que optemos por hospedar nosso próprio agregador, o que acaba sendo mais complicado do que deveria ser.

No fim das contas é aquilo que você escreveu anteriormente: mais liberdade requer mais esforço e algumas renúncias, infelizmente.

1 curtida