Boa tarde gurizada, por um bom tempo mantive um server ubuntu, rodando da rede local, e utilizando os serviços da localtonet e ngrok, duas plataformas free q podem abrir portas http ou tcp udp pra rede, utilizando a segurança interna deles.
Com ngrok é impossível fazer tudo automaticamente, mas não tem limite de banda, ent eu teria q no começo do dia acessar o server via ssh na rede interna, iniciar o ngrok, copiar o link deles e salvar pra poder manter aberto durante o dia.
Ja o localtonet pode ser aberto junto com o sistema, com um shell script, e ele mostra no dashboard do site qual endereço liberou, mt pratico, porem tem limite mensal no tier free!
Localtonet também é bem mais barato q ngrok, com 2$ cobre tudo q eu preciso pra meu uso pessoal, porém ainda é uma gambiarra braba e não tenho certeza o quão seguro isso é, teoricamente o ssh em si deve ser seguro suficiente!
Alguém tem alguma alternativa melhor q essa? Tenho dominio pessoal pela hostinger, mas n sei se existe algo proprio deles pra isso.
Uma solução onde o ssh so abre quando necessito seria ideal, por um tempo eu fiz isso usando o servidor do vscode, conectando nele via web, e abrindo o ngrok dentro do terminal do vscode. Mas é outra gambiarra tenebrosa!
Minha ideia principal no momento é poder acessar o notebook da minha namorada pra dar suporte via ssh. Acessar meu servidor pessoal pelos pcs da universidade caso eu fique sem notebook(pra programar no meu proprio setup mesmo sem pc).
Se alguém tem uma solução melhor seria interessante, mas tenho minhas dúvidas q algo assim existe, pelo menos não achei nada pesquisando!