Bom dia galera, nao entendo quase nada de segurança e hardwares entao já peço desculpas se minha duvida for idiota.
Comprei um ssd no aliexpress (sei os pros e contras mas como tava muito barato comprei mesmo assim), minha duvida é se existe a possibilidade de vir com algum tipo de virus nele e como eu poderia me proteger disso.
O difícil, hoje, é comprar algo que não seja produzido na China.
Curiosamente, tenho um SSD externo produzido na Tailândia.
Mas, a princípio, não deveria vir com vírus. Se realmente quisessem vender um SSD com vírus, colocariam em algum componente ao qual o usuário não tem acesso.
O que está ao seu alcance de fazer é:
criar um LIve USB com uma distro Linux que você conheça;
desconectar qualquer SSD ou HD que exista na sua máquina;
conectar o SSD novo
rodando a distro pelo Live USB, formatar o SSD novo;
desligue a máquina, desconecte da energia e, então, volte a conectar o(s) outro(s) SSD/HD(s).
obrigado pela resposta, no caso meu receio nem é por ser chines ou nao. E sim por ser muito barato e nao ser de uma Loja ou marca conhecida.
No caso quando voce diz que colocariam num componenste que o usuario nao tem acesso voce quer dizer oq?? acessorios ou outras peças de hardware?
duvida extra: Tem outra maneira em que eu nao precise desconectar o meu hd atual? nao manjo nada de desmontar notebook
Estava me referindo a um componente do próprio SSD. Mas, foi só um comentário.
Acho pouco provável que venha com vírus.
Conectando-o na máquina com outro SSD/HD, se (e somente se) tiver vírus, este SSD/HD seria afetado, provavelmente.
Caramba, o vendedor tem avaliação 4.8, 7955 avaliações e mais de 10.000 itens vendidos? Eu não me preocuparia com isso.
Claro que em TEORIA podem colocar vírus até em cabo USB, mas deixe isso pros filmes e teorias conspiracionistas. Na realidade só precisa se preocupar com esse tipo de coisa quem é agente secreto, serviços de inteligência governamentais, cúpula do crime organizado, etc…
Eu comprei a alguns anos atrás um pendrive nas Lojas Americanas física aqui do bairro na cidade do RJ que veio formatado e com o vírus conficker nele que na época o antivírus gratuito da Comodo detectou a tempo no Windows.