SSD NVMe vs memória RAM. Qual escolher, para o meu caso?

Bom dia a todos.

Meu computador tem 16 GB de RAM (2 x 8GB) ocupando os dois slots. O problema que sempre encontro( talvez por que suspenda muitas vezes) é que a memória vai enchendo e a swap também. A princípio, não era para ocupar essa quantidade de RAM. Já fiz o mesmo uso quando tinha um notebook, que não suspendia, e a RAM não estourava assim. Ou seja, pelo visto sempre tenderá a cair para a swap.

Surgiu uma oportunidade de trazerem componentes de hardware dos EUA. Então, diante o falado acima, pensei em comprar um SSD NMVe de 1 TB.

A ideia é tirar proveito da velocidade do SSD quando vou abrir arquivos e também aumentar bastante a velocidade de swap, contornando assim essa questão de memória faltando/lenta. Eu aumentaria a SWAP pois aí teria sentido já que ela será mais rápida.

A questão que levanto é: vale a pena ou eu deveria adicionar mais RAM?

Com essa quantidade de ram (16) eu preferiria investir com certeza num SSD de 1 Tera.

Era essa a minha ideia também. A questão que pensei seria não ter lentidão grande como eu tenho aqui com a Swap do HDD.

Outra questão é também o desgaste do SSD com swap.

Configura o sistema pra usar swap só quando tiver com 90% da memória ram cheia e o resto não esquenta. Até o seu SSD morrer vc já tem trocado.

1 Curtida

É isso que pensei.

Você sabe como é a questão da garantia da Western Digital para produtos trazidos de fora?

16gb é suficiente, a depender do seu uso.
Eu iria com o NVME!

Seria interessante ter uma noção do uso que faz do computador pra poder opinar sem chutar.

Eu tenho a impressão que o sistema se adapta a quantidade de memória. Quem tem 4gb também usa o computador… a diferença que processos ociosos são descarregados. Talvez o sistema entenda que tem memória “suficiente” e não descarrega já que não é necessário. Porém, no seu limite ele vai descarregar sim o que estiver ocioso.

A vantagem que sem precisar descarregar tantos processos ociosos você ganha desempenho neles quando for usar.

Enfim, memória RAM é pra usar. Não adianta ter 32gb e querer que o sistema só use 800mb e encanar com isso. Daria pra economizar comprando 2gb de RAM se fosse assim a lógica. Estou EXAGERANDO na relação pra ILUSTRAÇÂO. Nem estou dizendo que é seu caso, afinal não sabemos seu uso do computador. Pode ser que pro seu uso realmente mais RAM se faça necessário.

Lembrar de verificar se sua placa suporta mais do que 16gb.

1 Curtida

Agradeço pela ajuda.

Eu deixo muita coisa aberta e não gosto de dar shutdown na máquina. Eu apenas suspendo. Com o tempo a memória RAM vai se esgotando e vai começando a ser usada a swap. Isso gera lentidão no computador.

O que eu espero é que, mesmo colocando mais memória RAM, isso irá ocorrer. Com o caso do SSD, eu jogaria mais 16 GB de SWAP e não me preocuparia.

Não sei te informar.

Olá.

Eu estava pensando em comprar um SSD NVME fora (EUA). Nunca fiz pesquisa sobre esse SSD, mas como uma pessoa vem de viagem, pensei em pedir para trazer.

É tranquilo instalar ele com Linux? Como funciona a garantia da Western Digital para produtos trazidos dos EUA para o Brasil?

Obrigado.

Você ta perguntando se é tranquilo usar no linux ? É normal como qualquer HD que vc já usou só que mais rápido. Agora se vc está perguntando sobre amáveis criaturas da alfandega … Conte sempre com a tributação e com esperas intermináveis no centro de distribuição de Curitiba. Pode ser que não aconteça mas conte sempre com isso. Ninguém está ali pra te ajudar. Estão ali pra te roubar e receber salário.

1 Curtida

A pessoa vai trazer com bagagem. Tem um limite de dólares. Fica bem abaixo.

Saque o que são MTTF? Estava olhando esse SSD:

https://www.newegg.com/western-digital-blue-sn550-nvme-1tb/p/N82E16820250135

A trazer na bagagem é muito melhor.
É uma boa escolha sim.

Agora quanto aos dados técnicos de durabilidade, não se preocupe com isso não.
Tecnologia falha apresenta, problemas … É normal.

Você escolheu um bom produto de uma boa marca. Basta instalar direitinho e usar normalmente.

A um tempo eu comprei um de baixa qualidade da China e ta funcionando muito bem.

Claro que o backup faz parte da minha vida como deveria ser com todo mundo.

A minha ideia, com o SSD é, além de ficar mais rápido no acesso a arquivos, fazer swap mais rápido, quando precisar.

O ideal seria mais memória RAM, sendo que RAM está muito cara e os slots já estão preenchidos.