SSD não reconhece na inicialização

Olá. Tenho o Debian 11 instalado no meu notebook, mas o SSD não é reconhecido mais quando tento ligá-lo. Tentei alterar as opções de boot, mas ele só aparece quando uso algum pendrive bootável, como se eu fosse reinstalar a distribuição.
Alguém saberia me dizer o que posso fazer para corrigir este problema?

Bom dia, eu tenho um Acer Nitro V15, quando comprei veio com Linux Gutta, eu não sabia mexer então tentei formatar pra W10. Mas não encontrava o ssd, no meu caso tinha que desabilitar uma configuração que ficava escondida na Bios… Parece sacanagem, mas é, achei tutorial no YouTube mostrando como abilitava, aí deu certo.

Bom, seria interessante dizer o que você fez antes, do nada seu boot não vai sumir.

Se o Linux ainda está instalado nesse SSD, refaz o boot dele com o seu pendrive bootavel

Talvez seja a versão do Debian. Um kernel mais novo pode resolver o problema atlualizando para o 12.

Como eu faço esse update usando o live boot?

Eu não sei o que aconteceu, mas o SSD não é mais reconhecido nas opções de boot. Tentei desabilitar o fast boot pra resolver, mas nada mudou.
Fui tentar reinstalar, pra ver se realmente era algum problema no hardware em si, mas o SSD apareceu como sda2 normalmente quando rodei o pendrive bootável. Agora estou confuso, e tentando entender o que exatamente ocorreu pra chegar nesse problema.

Esse vídeo ensina muito bem como refazer o boot.

1 curtida

Mais você estava usando esse SSD com Debian antes de dar problema?

Como você fez a instalação do Debian, tem partição /boot/efi para o boot?
Sabe dizer se se SSD está em MBR ou GPT?

Eu estava com esse SSD em uso há 6 meses. Fiz uma partição EFI para o boot.

Tentei seguir aqui, mas o máximo que apareceu foi isso, e ainda pelo live boot. Continua sem reconhecer o disco.

Tem linux nele? Refaz o boot
Não tem? Instala o sistema novamente

tive de reinstalar mesmo. não tenho ideia do que houve.

tive o mesmo problema uma vez, caso alguém ainda tenha esse problema, foi fácil solucionar, como a @Ka_Cunha mencionou, provavelmente na BIOS seu notebook está como Optane ou então Optane with RAID, pro SSD ficar visível, ele tem que estar no modo AHCI.
Na minha BIOS essa opção estava escondida, mas pra aparecer, era so ir na aba Main, e apertar CTRL + S, que ele liberava a função e deixava trocar.
Quem tiver o problema, não custa tentar, caso não funcionar, é so retornar para Optane ou qualquer que seja a configuração que estiver, funciona mesmo, se for o mesmo caso.

1 curtida