SSD muito lento

Boa noite a todos.

Comprei um SSD Crucial BX500 240GB e o desempenho está horrível. Eu instalei em uma máquina onde tenho Ubuntu Budgie rodando em um HD muito mais rápido do que esse SSD.

Para fins de teste eu instalei do zero o Mint e o resultado foi desastroso, muito lento para dar boot e para abrir algumas aplicações. Acabei de formatar e instalar o Ubuntu Budgie 20.04 a mesma versão que está rodando liso no HDD, o resultado é o mesmo, uma lentidão para dar boot chegando a ser mais lento do que o HD.

Será que pode ser algum defeito?

Vejam

~$ systemd-analyze
Startup finished in 3.592s (kernel) + 1min 32.046s (userspace) = 1min 35.638s
graphical.target reached after 1min 32.032s in userspace

Pode ser serviços que esperam iniciar a rede para executar outros.

Veja se este tópico ajuda você

Veja também alinhamento de partições

https://wiki.archlinux.org/title/Partitioning_(Português)#Alinhamento_de_partição

Vou dar uma olhada.

Mas agora estou preocupado porque agora no teste smart apareceu o seguinte:

run-time-bad-block-total valor 1

Isso quer dizer que o ssd está com badblock? Antes o valor era 0.

Se está na garantia é só trocar

Você tem 7 dias para trocar na loja.

E 3 ou mais anos com a empresa

Testa com gnome-disks

Foi com ele mesmo que eu testei

Veja aqui

Envie um print screen da aba “Dados do SMART & autotestes” do GNOME Discos:

Execute de novo a verificação e veja se não muda para 3.

Acho que isso é quantas vezes executou o opção badblocks.

O importante é o normalizado.

100

Se diiminuir ai está com badblock

Fala mano, obrigado ai pela disposição em ajudar.
Então, eu até já tinha verificado via console se tem badblocks, mas não apresentou nada. Esse software da Crucial eu também já tinha baixado e instalado em um PC com Win10 e coloquei esse SSD na máquina como secundário, só que o SSD nem é reconhecido pelo software da Crucial, o que me deixou mais preocupado.

Só que agora, eu não seio o que fiz, mas está dando boot em 20seg!

Startup finished in 3.620s (kernel) + 3.706s (userspace) = 7.327s
graphical.target reached after 3.684s in userspace

Não sei o motivo, mas vou resumir:

Quando o SSD chegou eu coloquei ele sozinho na máquina e dei boot com pendrive do Mint 20.3 e fui direto para instalação. Criei a tebela de partição e particionei da seguinte forma apenas para testar o SSD:

500MB /boot
20GB /
2GB Swap

Então ficou essa lentidão toda que falei, dai eu mantive a mesma forma de particionamento e instalei o Budgie mas continuou na mesma. A única diferença foi que surgiram esses 2 run-time-bad-block-total.

Então o que eu fiz, peguei o SSD coloquei no PC Win10 e rodei o HDtune nele, não achou badblock, informa que a saúde está ok, mas o smart está informando sobre esses 2 erros, só que no Win esses erros não são nomeados como “run-time-bad-block-total” eles são chamados "
SATA Downshift Error Count". No Linux fala bad block e no Win Sata… pesquisei sobre mas não da pra entender.

Enfim, a partir dai eu deletei as partições do SSD pelo gerenciador de discos do windows e criei uma partição NTFS com o tamanho total do SSD, depois voltei o SSD para o outro PC dei boot pelo pendrive do Budgie e formatei criando uma partição de 50GB para / e outra de 2GB para Swap, instalei o Budgie sem marcar a opção para “baixar drivers de terceiros, Rede Wirelless e Multimedia”. Depois disso ficou rápido o boot, então instalei apenas o driver da placa de video nvidia e contiua rápido.

Agora não sei o que faço, se o SSD tem ou não problemas, se esses 2 erros são preocupantes etc. Até porque eu vou precisar formatar novamente para usar em definitivo ou clonar meu outro disco nele, ai se vai ficar rápido ou não, fica a questão.

Acho que a melhor opção é entrar em contato com o suporte da empresa

lembre-se que está na garantia
Com a loja você tem 7 dias

Para evitar problemas futuros, tente entrar em contato com a garantia. É bem melhor e você terá uma resposta mais direta e conclusiva da empresa responsável pelo produto.

Eu trocaria o produto na loja.
Rápido e prático.

Eu acredito que o ssd estava fazendo o TRIM e tentando ser usado com a instalação do sistema/boot.

Vou contar o que aconteceu aqui pra vc ter uma idéia:
Tenho um ssd antigo que estava praticamente cheio (má ideia pra ssd, mas nesse caso é um disco mais de backup do que de escrita). Resolvi usar ele pra fazer umas operações pesadas de banco de dados e retirei 80GB de arquivos. Mandei dar um fstrim pra recuperar a velocidade dele. O comando rapidinho acabou e achei que estava bom, daí configurei uma pasta pra uso do banco de dados e iniciei o processo de gravação de muitos dados. A velocidade dele estava pífia, 3M/s, tipo cartão sd… Parei a operação e esperei uma hora pois imaginei que a firmware dele estava fazendo o TRIM em background. Quando recomecei a operação o disco estava denovo em velocidade full de 300M/s!!!

Imagino que algo semelhante tenha acontecido aí. O disco foi formatado e inicializado, o sistema mandou um trim no espaço livre e demorou um certo tempo pro processo acontecer via firmware. Nesse tempo a velocidade do disco estava extremamente ruim.

Possivelmente esse comportamento irá se repetir caso vc tente zerar o disco com novas partições e já tente puxar desempenho.

1 curtida

Hum… obrigado pela informação! Será que foi isso?

Mas tipo, isso poderia acontecer com um SSD novo? Digo pois todos os SSD que tenho ou tive nunca tiveram esse comportamento de lentidão.

Mas agora que você falou eu me lembrei que no Win10 eu também executei o HD Sentinel e lá dizia que o Trim não estava ativado, mas nem esquentei com isso pois eu não ia usar ele no Win. Então eu resolvi ir no gerenciador de discos do Win e deletei as partições, recriei a tabela de partições e formatei o SSD total em NTFS. Dai quando voltei na instalação do Ubuntu Budgie eu deletei a partição NTFS, criei as partições para o Linux e instalei.

Depois disso ficou rápido.

O trim é ativado/desativado por partição. Quando vc criou um novo sistema de arquivos, possivelmente o sistema operacional já ativou o trim ao terminar a tarefa (no linux o padrão é ativado).

No uso normal isso não é sentido, pois se o trim já está ativado, semanalmente ele vai dar o trim novamente e só zera os dados que foram apagados na ultima semana. Ou seja, uma quantidade pequena. Mas se vc zerou o disco, vai precisar dar o trim no disco inteiro!

Até o momento permanece em 2

Em “Contagem de setores realocados” tem um limite 10. Ai não deveria ser 0 ?