Fala mano, obrigado ai pela disposição em ajudar.
Então, eu até já tinha verificado via console se tem badblocks, mas não apresentou nada. Esse software da Crucial eu também já tinha baixado e instalado em um PC com Win10 e coloquei esse SSD na máquina como secundário, só que o SSD nem é reconhecido pelo software da Crucial, o que me deixou mais preocupado.
Só que agora, eu não seio o que fiz, mas está dando boot em 20seg!
Startup finished in 3.620s (kernel) + 3.706s (userspace) = 7.327s
graphical.target reached after 3.684s in userspace
Não sei o motivo, mas vou resumir:
Quando o SSD chegou eu coloquei ele sozinho na máquina e dei boot com pendrive do Mint 20.3 e fui direto para instalação. Criei a tebela de partição e particionei da seguinte forma apenas para testar o SSD:
500MB /boot
20GB /
2GB Swap
Então ficou essa lentidão toda que falei, dai eu mantive a mesma forma de particionamento e instalei o Budgie mas continuou na mesma. A única diferença foi que surgiram esses 2 run-time-bad-block-total.
Então o que eu fiz, peguei o SSD coloquei no PC Win10 e rodei o HDtune nele, não achou badblock, informa que a saúde está ok, mas o smart está informando sobre esses 2 erros, só que no Win esses erros não são nomeados como “run-time-bad-block-total” eles são chamados "
SATA Downshift Error Count". No Linux fala bad block e no Win Sata… pesquisei sobre mas não da pra entender.
Enfim, a partir dai eu deletei as partições do SSD pelo gerenciador de discos do windows e criei uma partição NTFS com o tamanho total do SSD, depois voltei o SSD para o outro PC dei boot pelo pendrive do Budgie e formatei criando uma partição de 50GB para / e outra de 2GB para Swap, instalei o Budgie sem marcar a opção para “baixar drivers de terceiros, Rede Wirelless e Multimedia”. Depois disso ficou rápido o boot, então instalei apenas o driver da placa de video nvidia e contiua rápido.
Agora não sei o que faço, se o SSD tem ou não problemas, se esses 2 erros são preocupantes etc. Até porque eu vou precisar formatar novamente para usar em definitivo ou clonar meu outro disco nele, ai se vai ficar rápido ou não, fica a questão.