Boa noite amigos.
Tenho um PC Desktop com Debian.
Estava tomando banho e ele estava suspenso, quando tentei mexer o mouse travou tudo. Reiniciei e não achou mais o disco de boot.
Entrei na bios e não encontrava mais o SSD.
Levei na assistência já com outro NVME em mãos, porém o técnico me disse que testou ele na minha ASRock B450 Pro4 e não foi reconhecido, porém em outros computadores sim, dizendo que queimou a conexão e que apenas a SATA estava funcionando (conexão do M2 da parte de baixo).
Alguém saberia me dizer se é mais provável que o SSD tenha queimado a conexão ou se a placa que deu pane e levou o SSD junto?
O SSD era um XPG SX6000 Lite. Placa-mãe e SSD comprados no Brasil, novos, e com cerca de 2 anos e meio de uso moderado (nem jogo sequer).
Obrigado!
Esses SSDs M2 tem dado defeito com frequência não importa a marca e quando não acontece quando novo acaba ocorrendo um ou dois anos depois. É o que percebo pelos fóruns que frequento e o problema deve ser maior se contar com aqueles que nem participam.
Aqui continuo feliz com meus velhos HDs SATA e IDE.
Você tem dados comparando o número de SSDs com defeito com o espaço amostral para sustentar essa afirmação?
Qual é a configuração completa do seu computador? Você saberia informar o modelo exato da fonte de alimentação?
Por sinal, o quanto você confia nesse técnico?
Fica bem difícil saber. Isso somente algum estudo aprofundado pra descobrir, imagino que apenas as fábricas de componentes que tenham gente especializada e equipamentos para isso. Por outro lado, se o fato acontece bem pouco, os fabricantes preferem trocar quando acontece na garantia e assumir como perdas não controláveis. Se o ssd antigo não tivesse queimado, ficaria fácil saber que o problema foi na placa mãe, bem como o contrário.
Se o objetivo for como continuar usando essa placa mãe, tem Adaptador de SSD NVMe M.2 para PCIe a venda. Preços em torno de 50 a 120 reais. Eu inclusive uso um aqui para segundo NVME, mas daí vai depender de vc ter slot disponível na placa mãe. Também vai precisar de um outro disco SATA pra instalar a partição EFI, pois a dificilmente a BIOS vai conseguir dar boot de um nvme nessa configuração.
Essas peças
Confio bem, mas agora tive dúvidas quanto a uma coisa…
Eu levei um Crucial P3 para ele colocar no lugar do NVME que morreu. E vi inúmeros relatos de que esse NVME não é compatível com essa placa, muita gente não conseguiu dar boot usando esse NVME em específico. Vou levar outro NVME que tenho para ele ver se o problema não foi incompatibilidade.
Realmente era incompatibilidade do SSD Crucial P3.
Coloquei um WD Blue SN570 e funcionou normalmente!
A placa está intacta
Sobre o SSD que apresentou defeito: segundo o site da XPG, esse modelo tem cinco anos de garantia caso tenha sido comprado após 30/06/2019 (se foi comprado antes, são três anos): https://www.xpg.com/pt/xpg/597?tab=spec
Você consegue entrar com um pedido de garantia e solicitar a troca. Você simplesmente deu azar mesmo… Unidade defeituosa.
Foi comprado depois dessa data sim, já estou com ele em mãos e vou tentar entrar com a garantia! Obrigado
Eu comprei faz 2 anos e meio. Mas quando coloco o SN no site da XPG fala que a garantia era até 31-12-2022.
Nem sei como proceder.
Entrei com o pedido de garantia no site da ADATA. Vamos ver o que dá!