Vou detalhar bem esse post por 2 motivos: eu quero entender o que ocorreu com meu SSD e por acreditar que seja necessário detalhar bastante. Ou seja, vai ser um post longo.
Há duas semanas, resolvi migrar do Windows 11 para o Zorin. Inicialmente já tive um problema na instalação. Imaginei que, assim como a recomendação do Pop OS (era o sistema que eu instalaria inicialmente) que diz que as placas GTX 16XX são mais atuais, o Zorin também seria, logo, a única forma de instalar foi com o Safe Graphics mas demorei um bom tempo para entender isso.
Por mais ou menos 10 dias usei o Zorin como se fosse um usuário normal, apenas via emails, vídeos, lia arquivos em PDF e ouvia música, enquanto reaprendia um pouco do terminal do linux (usei linux por uns anos há cerca de 10 anos atrás). Dia 9/02, resolvi baixar a Steam para finalmente voltar a jogar.
Baixei a Steam pela versão flathub apenas clicando em instalar e aí começaram alguns erros. Logo após a instalação ser encerrada, o ícone de arquivos da minha barra de tarefas sumiu. Tentei abrir pela própria loja e deram outros 3 erros (não me lembro agora quais) e, ao invés de “abrir”, o botão trocou para “atualizar”. Fiz a atualização e abri a steam. Instalei o Resident Evil 2 e meu sistema começou a desligar aos poucos. Todos os ícones foram sumindo e depois disso, não era possível utilizar mais nada. Forcei desligar pelo botão e, depois disso, consegui fazer o boot que assim que terminava, aparecia: start_image() returned Volume Corrupt
Até a BIOS ficou extremamente lenta. Pensei em reinstalar o zorin e é agora que eu quero começar a entender o que ocorreu. Muitas vezes o SSD não era mais detectado no modo live. Reiniciei a BIOS e reconfigurei tudo de novo e, ainda assim, diversas vezes o SSD não aparecia nem montado. Quando apareceu montado, haviam 3 partições e a ext4 estava como se tivesse sido totalmente escrita e, isso era impossível dado o tanto que eu usei como usuário normal. Lembro de ter ocupado cerca de 30GB no total, tudo que eu baixava (pdf, basicamente) eu trocava pro meu SSD de arquivos (que usei mais tarde, vou falar em breve).
Em dado momento, consegui formatar pelo GParted em modo live e, depois, apareciam 2 SSDs sendo que só havia 1 montado no M2. MP510 Force com 0 de tamanho e também e o Corsair mas como Unknown. Não conseui acessar nenhum dos 2 (sendo que eles são apenas 1, o modelo é Corsair MP510, como vcs devem imaginar). Insinstindo e reiniciando o modo live, eu cheguei em um ponto em que era possível iniciar a instalação mas ela parava sempre em “criando sistema de arquivo ext4 para / na partipação #3 /dev/nvme0n1”.
Por fim, resolvi usar meu outro SSD sata e o M2 está aqui inutilizável, desconectado. Quero saber se alguém consegue ter ideia do que ocorreu, se precisam de mais detalhes. Gostaria até de tentar novamente usar esse SSD M2 mas tenho medo de colocar o M2 e ele bugar o boot e eu perder esse SSD também que é um que eu queria ter deixado apenas para arquivos.
Para finalizar, basicamente os únicos comandos que usei esse tempo todo foram update e upgrade, ubuntu-restricted-extras (uma única vez) e não instalei ou modifiquei mais nada no sistema, a não ser a aparência (apenas pela UI) e o driver da NVIDIA para a versão 590 e ele trocou de wayland nouveau para X11, recomendação do próprio Zorin. Tenho apenas noção de linux hoje em dia. Instalei ele nesse SSD sata fazendo tudo manualmente, redimencionando, particionando (boot, EFI, swap e raiz) mas com ajuda do canal do Dio e, ainda assim, talvez tenha dificuldade em entender algumas recomendações de vocês, já que eu vou precisar entender o que fazem os comandos.