SSD M.2 inutilizável depois de baixar Steam no Zorin OS 18 r3

Vou detalhar bem esse post por 2 motivos: eu quero entender o que ocorreu com meu SSD e por acreditar que seja necessário detalhar bastante. Ou seja, vai ser um post longo.

Há duas semanas, resolvi migrar do Windows 11 para o Zorin. Inicialmente já tive um problema na instalação. Imaginei que, assim como a recomendação do Pop OS (era o sistema que eu instalaria inicialmente) que diz que as placas GTX 16XX são mais atuais, o Zorin também seria, logo, a única forma de instalar foi com o Safe Graphics mas demorei um bom tempo para entender isso.

Por mais ou menos 10 dias usei o Zorin como se fosse um usuário normal, apenas via emails, vídeos, lia arquivos em PDF e ouvia música, enquanto reaprendia um pouco do terminal do linux (usei linux por uns anos há cerca de 10 anos atrás). Dia 9/02, resolvi baixar a Steam para finalmente voltar a jogar.

Baixei a Steam pela versão flathub apenas clicando em instalar e aí começaram alguns erros. Logo após a instalação ser encerrada, o ícone de arquivos da minha barra de tarefas sumiu. Tentei abrir pela própria loja e deram outros 3 erros (não me lembro agora quais) e, ao invés de “abrir”, o botão trocou para “atualizar”. Fiz a atualização e abri a steam. Instalei o Resident Evil 2 e meu sistema começou a desligar aos poucos. Todos os ícones foram sumindo e depois disso, não era possível utilizar mais nada. Forcei desligar pelo botão e, depois disso, consegui fazer o boot que assim que terminava, aparecia: start_image() returned Volume Corrupt

Até a BIOS ficou extremamente lenta. Pensei em reinstalar o zorin e é agora que eu quero começar a entender o que ocorreu. Muitas vezes o SSD não era mais detectado no modo live. Reiniciei a BIOS e reconfigurei tudo de novo e, ainda assim, diversas vezes o SSD não aparecia nem montado. Quando apareceu montado, haviam 3 partições e a ext4 estava como se tivesse sido totalmente escrita e, isso era impossível dado o tanto que eu usei como usuário normal. Lembro de ter ocupado cerca de 30GB no total, tudo que eu baixava (pdf, basicamente) eu trocava pro meu SSD de arquivos (que usei mais tarde, vou falar em breve).

Em dado momento, consegui formatar pelo GParted em modo live e, depois, apareciam 2 SSDs sendo que só havia 1 montado no M2. MP510 Force com 0 de tamanho e também e o Corsair mas como Unknown. Não conseui acessar nenhum dos 2 (sendo que eles são apenas 1, o modelo é Corsair MP510, como vcs devem imaginar). Insinstindo e reiniciando o modo live, eu cheguei em um ponto em que era possível iniciar a instalação mas ela parava sempre em “criando sistema de arquivo ext4 para / na partipação #3 /dev/nvme0n1”.

Por fim, resolvi usar meu outro SSD sata e o M2 está aqui inutilizável, desconectado. Quero saber se alguém consegue ter ideia do que ocorreu, se precisam de mais detalhes. Gostaria até de tentar novamente usar esse SSD M2 mas tenho medo de colocar o M2 e ele bugar o boot e eu perder esse SSD também que é um que eu queria ter deixado apenas para arquivos.

Para finalizar, basicamente os únicos comandos que usei esse tempo todo foram update e upgrade, ubuntu-restricted-extras (uma única vez) e não instalei ou modifiquei mais nada no sistema, a não ser a aparência (apenas pela UI) e o driver da NVIDIA para a versão 590 e ele trocou de wayland nouveau para X11, recomendação do próprio Zorin. Tenho apenas noção de linux hoje em dia. Instalei ele nesse SSD sata fazendo tudo manualmente, redimencionando, particionando (boot, EFI, swap e raiz) mas com ajuda do canal do Dio e, ainda assim, talvez tenha dificuldade em entender algumas recomendações de vocês, já que eu vou precisar entender o que fazem os comandos.

Fala meu caro, tudo bom? Faltou detalhar o Hardware, qual a marca do SSD?

Mas, a meu ver, tem cara de “coincidências” junto a um SSD Defeituoso.

1 curtida

Hardware

Gigabyte B550M AORUS ELITE com firmware F20g

AMD 5 5600

NVIDIA GeForce GTX 1660 OC Super da ASUS

2x8GB RAM da Corsair 2166Mhz

O SSD que ficou inutilizável é o MP510 Force m2 nvme de 250GB que, já é antigo sim. Comprei em novembro ou dezembro de 2019. Também pensei em uma grande coincidência mas, eu testei esse SSD umas semanas antes quando estava buscando qual Linux utilizaria e ele estava em boas condições ainda.

De qualquer forma, ainda gostaria muito de entender o que aconteceu e se tem como salvar esse SSD que, atualmente aparece no sistema mas tem essa questão. Ele aparece como 2 SSD diferentes e a instalação não passa da ext4, enquanto que, no SSD Sata atual (da Kingspec foi até que bem rápido).

De qualquer forma, obrigado pela paciência de ler. Tentei detalhar o máximo possível

Bem, pode ser que sim, pois o SSD não é como o HDD, que vai sofrendo desgaste físico e ficando mais lento, o ssd tem uma Vida util de leitura e escrita, então enquanto no HDD você percebe ele “morrendo” o SSD pode só “morrer”, claro, a casos que o SSD também dá sinais que morte, tal como um HD queimar do nada também

Também pode sem ser os Nands (Chip que armazena os dados) mas sim algum outro componente que deu algum curto, como um exemplo de uma amiga minha que desligou o notebook e seu SSD faleceu sem nem dizer adeus. Porém verificar isso é tão caro quanto comprar um novo

Então sinto muito, acredito que ele tenha indo dessa pra melhor

2 curtidas

Inicia o sistema?

Veja se pode ser o trim.

Normalmente sofre congelamento.

O ideal é ver o ssd em um app de verificação, como qdiskinfo

Normalmente ssd tem que deixar 10% sem ser utilizado.

Mas como deu problema na bios.

Pode ser defeito, mas ainda é novo. 2019

Apague todas as particões, deixe 10% livre e faça nova instalação

1 curtida

@M.Mazur uma das coisas que infelizmente acontece com bastante frequência na minha região é pique de energia e o PC não desligar totalmente. As ventoinhas todas disparam na potência máxima mas o sistema desliga. Preciso encerrar no botão. Sempre tive medo disso acabar fazendo a energia voltar com uma potência maior e queimar algum elemento do sistema. Nesse dia mesmo isso aconteceu mas consegui usar o PC por várias horas.

Se foi o caso, infelizmente eu vou ficar sem saber o que houve com esse SSD

@swatquest o sistema não inicia mais. Ele iniciou duas vezes após isso ter acontecido mas ele foi fechando tudo logo depois de eu ter colocado a senha. Depois de muito tentar pelo modo live que eu consegui ver o espaço e as partições desse SSD M.2 que queimou, pelo GParted e foi quando eu vi que a ext4 estava escrita e tomando quase 100% do SSD, só sobrava a partição swap e a outra eu vou supor que era a boot, mas não dava pra ler pq o modo safe graphics tava com uma resolução baixa e ficou embolado.

Depois de ter formatado tudo, no Disks (acho que é o ubuntu-disk, usei UI boa parte das vezes) ele aparecem como se fossem 2 dispostivos diferentes. Na lista de dispositivos, quando eu tentei instalar pela ultima vez nele, a ordem era: Corsair MP510 (esse SSD M.2), pen drive bootável, MP510 Force (o mesmo SSD M.2, aparecendo pela segunda vez) e a partição de boot do pendrive bootável

Das últimas vezes todas, depois de eu ter formatado, a única coisa que eu consegui fazer era mexer as opções de montagem do MP510 Force que aparecia como 0 de memória. A primeira entrada não aparecia nenhuma opção disponível para editar pelo modo UI.

SSD é assim mesmo, zica de uma hora pra outra. No meu trampo já troquei uns 3 que fol como desse jeito um dia tá normal outro dia trava até a BIOS. Como vc falou que é de 2019 então durou até bem demais.

1 curtida

Tenho um de 2013 ou 2014 até hoje funcionando

Contudo tenho hd externo de backup.

De vez em quando faço o backup de todos armazenamentos

2 curtidas

Os antigos são os melhores, principalmente esses de 120gb. Tem uns novos xing ling que não pode confiar. Teve um que troquei que não durou nem um ano.

3 curtidas

será que não foi uma terrível coincidência? o bicho deu pau justamente agora que você trocou de SO? pense nessa possibilidade.

1 curtida

Pela descrição parece que o seu ssd nvme faleceu…

Dá para tentar ver algumas informações do firmware dele com o comando smartctl ou mesmo alguns bem avançados com o nvme que podem talvez até trazê-lo à vida novamente. Eu sei que dá, mas nunca fiz e diria que tem chance de matar ele, mas se já tá assim pode valer a pena tentar.

1. Se você conectá-lo e ele estiver visível, é um bom sinal. Se nem visível estiver (com lsblk) então pode estar danificado de uma forma que nem a BIOS do seu computador consegue detectá-lo.
  2. Mas se estiver visível, use o comando smartctl -a /dev/nvme0 ou talvez nvme1 caso tenha outro e veja em especial Percentage Used, que é o quanto de estimativa de vida útil já foi usada.
  3. Tente ressucitá-lo com nvme format DISPOSITIVO
2 curtidas

Achei bem interessante essa sua resposta pq eu quero mais é entender mesmo o que ocorreu (se foi coincidência tanta coincidência, se tive algum conflito com o flatpak sendo que o zorin foi instalado pelo padrão. Quero reaprender um pouco o terminal e sobre o sistema. Se eu conseguir recuperar seria bom pq 1 nvme tá 5x o que eu paguei na época e, se ele morrer de vez, desde que não estrague nenhum outro dispositivo, tá ótimo, pelo menos eu vou aprender algo também.

Fiz esses comandos aqui, por essa instalação nesse meu SATA que, até agora, era SSD de arquivos para ver como são com um SSD saudável e montado.

Eu lembro que ele estava visível mas, como se não estivesse montado em nada. Ele aparecia direto como nvme0n1 sem nenhuma tabela de partição. Eu não consegui mexer em absolutamente nada dele a não ser quando conseguia fazer essas formatações pelo guia de instalação do Zorin. Tentei seguir alguns guias de restaurar o boot e tentar ver alguma imagem antiga mas não entendi muito bem o que eu tava fazendo. Numa dessas, acessei de novo o sistema e ele foi encerrando, depois ele ficou só desse jeito que comentei.

Pelos próximos dias eu vou colocar ele de novo, desligar meu SATA e usar o Zorin Live. Se bobear eu tiro print e coloco as saídas pra vcs aqui, se vc tiver interesse em ver o que eu consegui rodando esses comandos.

Se for ext4

Troca o X pela partição

Veja com

lsblk -f

Tenta reparar error

sudo fsck.ext4 -p /dev/sdX1

Se nao conseguir tenta

sudo fsck.ext4 -fy /dev/sdX1

O SSD está como AHCI na BIOS?

Atividades como instalar um sistema operacional ou aplicativos maiores como a Steam (que puxam um monte de outros pacotes) acabam sendo intensivas, em escritas, para um SSD. O que provavelmente ocorreu é que você já tinha um SSD bem gasto, com vida útil limitada, que chegou ao fim justamente quando você o forçou. Isso aconteceria cedo ou tarde com qualquer sistema operacional.

Não é que os antigos sejam melhores - inclusive a tecnologia das NANDs antigamente era notavelmente pior -, mas sim que antigamente a maior parte dos SSDs vendidos eram MLC (multi level cell) ou no máximo TLC (triple level cell). Hoje em dia a maioria é QLC (quad level cell), ou seja, armazenam quatro bits por célula, o que reduz os custos, mas reduz muito a vida útil e gera gargalos na escrita, especialmente quando o SSD está cheio. Isso é mais problemático em SSDs menores, que têm um número de escritas mais limitado.

Os chineses de marcas genéricas têm ainda mais um problema: muitas vezes são fabricados com NANDs baratas que não passaram no controle de qualidade de outras empresas. Por isso costumam pifar mais rápido.

2 curtidas

Disse que tentaria novamente seguir a dica de vcs e postaria aqui mas acho que a conclusão é que foi coincidência mesmo. Desconectei meu SSD atual, conectei o nvme m.2 que ficou inutilizável e agora ele não aparece nem na BIOS mais.

Tentei mexer em algumas configurações, deixei em legacy, mudei pra UEFI de novo e não apareceu de jeito nenhum mais.

Valeu todo mundo que tentou ajudar. Eu nem achei que teria tanta gente assim dando dica.

1 curtida