Tenho, atualmente, um computador com essas especificações:
Ryzen 7 5700X;
MSI MAG B550 Tomahawk;
32GB DDR4 3600 MHz;
SSD Sata Team Group CX2 2TB;
2x HDD 1TB Seagate Barracuda;
Sistema operacional: Ubuntu 22.04 LTS (eventualmente eu gosto de trocar, mas sempre para outra distribuição Linux e nunca Windows).
O SSD Sata tem sido usado para o sistema operacional, programas e jogos. Os HDDs são discos de dados: eles estão funcionando bem, mas já são antigos e bastante usados. A ideia seria eventualmente removê-los do computador para ficar com armazenamento 100% em SSD.
Pensei, então, em adquirir um SSD NVMe para o sistema, os programas e os jogos, deixando o atual SSD Sata como disco para armazenamento de dados.
Fica, então, a pergunta: esse produto é boa opção de compra? Há alguma alternativa melhor? Pelo que pesquisei, o fato de ser PCI-E Gen4x4 faria pouca diferença para o meu tipo de uso em comparação com um PCI-E Gen3x4, mas a questão aí é TBW e garantia (elementos que pesam mais).
Minha placa-mãe veio com dissipadores para SSDs NVMe e eu usaria um deles.
Na minha opinião é o melhor SSD sem cache DRAM do mercado! Por ser um dos primeiros a utilizar as memórias 232-layer TLC NAND ele acaba sendo muito rápido e não deixando a desejar em (quase) nada para os topo de linha com cache. Note que a leitura Q1T1 4K dele está ali bem próxima do número mágico para SSDs: 100MB/s. A escrita 4K (1 fila, 1 thread) supera os 300MB/s. Tudo isso associado a um baixo consumo de energia, baixa temperatura e baixo preço
Eu deixaria como está pois um SSD NVMe de maior capacidade pode te dar defeito em pouco tempo e levar todos os teus dados para o lixo e pior sendo de marca desconhecida. Tenha pelo menos uma cópia de suas coisas em outro lugar e prefira marcas como Samsung, Crucial, Western Digital e Corsair.
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas explicações. De fato parece uma excelente opção pelo valor.
Um amigo havia me indicado o XPG Gammix S70 Blade 2TB. Contudo, ele saiu da promoção. Como você acha que esse Lexar se compara ao XPG?
A chance do SSD dar defeito seria bem menor que a chance dos meus HDDs darem defeito. Inclusive os parâmetros S.M.A.R.T. dos HDDs que tenho - que são antigos - estão decaindo.
Por sinal, SSDs de maior capacidade têm valores mais elevados de TBW e tendem a suportar muito mais escritas quando em comparação com SSDs pequenos.
De qualquer forma, esse SSD não irá armazenar dados. Irei usar outro SSD (TeamGroup CX2 2TB Sata) para armazenamento de dados e irei remover os HDDs.
A Lexar não é uma marca desconhecida. Na realidade, ela já atua produzindo cartões de memória e outros elementos relacionados há muitos anos. O que ocorreu é que foi adquirida, há alguns anos, por uma empresa chinesa. Apesar disso, os produtos continuam, em geral, sendo bem avaliados tanto em reviews quanto pelos usuários. Tanto que esse SSD tem 5 anos de garantia e 1500 de TBW (mesmo que a garantia pudesse ser dificultada, isso indica confiança no produto, pois são valores acima do padrão mesmo ao comparar com outros produtos da mesma marca).
Por fim, eu sempre tenho backups dos meus dados, já que mídia nenhuma é confiável…
Infelizmente não existe até a data de hoje, que eu saiba, um review compreensivo desse SSD Lexar Ares… Mas pelas especificações (e um leak no YT) a velocidade aleatória é fantástica. Em relação ao XPG S70 a escrita 4K (Q1T1) é uns 60% mais rápida, a leitura de 10 a 15% mais rápida apenas. Leitura aleatória melhor que isso só via Intel Optane (o meu P1600X chega próximo dos 350MB/s em leitura RND4K Q1T1). Leitura/escrita sequencial os dois devem empatar, mas quem se importa, não é mesmo? Além disso, dia 12/06 vai dar pra comprar ele com cupom por menos de R$280,00 (1TB).
Olá! Eu tenho os dois modelos. São ótimas escolhas. Por ser um lançamento, eu iria de Lexar Ares. A velocidade é igual para os dois, nada que vc vá notar. Além do mais, o Netac você não sabe exatamente o que estará recebendo, eu dei sorte, peguei uma controladora top (conforme benchmark abaixo), mas teve muita gente reclamando que a Netac mudou o hardware (controladora e memória, pra pior) sem avisar. Então não espere a performance abaixo de qualquer Netac NV7000 de 2TB. Além do fato do Lexar consumir menos e esquentar muito menos.
Se eu fosse você eu ficaria esperto em relação a quando irá comprar, senão você vai pegar o digital tax que esta previsto para entrar no inicio de julho.
Atualização: O meu Lexar Ares de 1TB é um pouco mais lento (em escrita) que o de 2TB. As memórias realmente são YMTC 232L, porém (re)rotuladas como TYL004T28M. É bem rápido em leitura (vide score Anvil Read = 10.532.54). Seguem os benchmarks do Lexar Ares de 1TB: