SSD externo de arquivos criptografado com Bitlocker: é seguro usá-lo no Linux?

Boa tarde, pessoal!

Há algum tempo migrei meus computadores para o Windows 11 para experimentá-lo e, no caso do desktop, para resolver problemas com alguns jogos incompatíveis.

A experiência, no geral, tem sido boa, mas ainda tenho vontade de voltar para o Linux às vezes, rs. Além disso, um bug irritante no Bluetooth desde a atualização de janeiro de 2025 do Windows 11 24H2 tem me deixado louco. No laptop, uso mouse, teclado e fones de ouvido Bluetooth para trabalhar, e frequentemente preciso reiniciar a máquina para que conectem.

Pensei em voltar a usar alguma distro Linux no laptop para trabalhar, mas mantendo o Windows 11 no PC para jogar. Contudo, há um porém: meus arquivos ficam em um SSD externo em NTFS que está criptografado com o Bitlocker (na versão mais atual). Já testei plugando no Ubuntu e ele pede a senha e abre normalmente, assim como no Windows.

Pesquisei bastante sobre o uso do Bitlocker no Linux e diversas pessoas dizem que atualmente funciona sem problemas. Contudo, também encontrei relatos sobre corrupção de arquivos ou até mesmo partições inteiras, dizendo que não é uma boa ideia usar um disco criptografado com Bitlocker no Linux.

O que vocês acham? Há realmente algum risco? O SSD é um TeamGroup CX2 de 2TB Sata inserido em um case Ugreen. Desde já, obrigado. :slight_smile:

Após muita pesquisa e leitura sobre o assunto, cheguei à conclusão de que é bastante seguro. O suporte oficial do cryptsetup ao Bitlocker já está estável há bastante tempo.

O cabeçalho do disco é montado em formato read-only. Ou seja, o cryptsetup consegue abrir e salvar arquivos em um disco criptografado com Bitlocker normalmente, mas não pode criptografar um disco do zero.

Em resumo: basta plugar o disco em qualquer distro moderna e digitar a senha. Após isso, o disco se comporta como qualquer drive formatado em NTFS. Testei no Debian 13 e funciona muito bem, como no Windows.

De qualquer forma, vale reforçar a dica de sempre: façam backups, independentemente da situação e da mídia!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.