Vejo de vez em quando pessoas comentando sobre partição Swap em SSD’s estragá-los, isso de fato ocorre? Salvo engano é relacionado a maneira cuja qual o SSD lida com os arquivos (diferente do HDD), mas não tenho certeza, gostaria de confirmação de alguém (ou não) com os motivos pelos quais isso faz (ou não) sentido.
Agradeço de antemão toda e qualquer resposta séria.
Depende…
No uso geral, ssd com swap é bom. Isso pois o computador pouco vai usar o swap, e quando necessitar, o computador vai dar uma engasgada mas vai dar pra continuar trabalhando. Se não tiver swap, vai dar uma travada mais forte (uns 10 a 30 segundos) com o kernel finalizando os processos com maior uso de memória. Isso poderá causar perda de dados no programa que você estiver usando. Se tiver swap no HD mecânico, o computador vai ficar inadmissivelmente lento, provavelmente você vai desligá-lo no botão antes dele copiar a memória ram para o swap e ficar responsivo novamente.
Em alguns casos específicos pode ocorrer degradação do SSD, no caso do uso de memória ser muito superior à memoria física. Exemplo: computador com 2G de ram, mas uso normal com navegador, muitas abas abertas, swap com 12G. Outro exemplo: computador com 16G de ram mas com swap de 500 G rodando programas científicos de cálculo ou simulação.
Como dito acima, vai depender do uso que seu computador fará dessa swap, se for raramente como exemplo de máquinas com 16 gigas ou mais, você pode manter uma swap pequena de uns 2 gigas só para emergência, agora no caso de máquinas com 2 ou 4 gigas, (principalmente as com 2) o uso de swap pode ser constante, o que não é bom para a vida útil da SSD, aqui na minha empresa, a maioria das máquinas tem 4 gigas, algumas usam SSD, e rodam programas, fazem compilações etc… e fazem um uso relativo da Swap, a média da vida útil dessas SSD tem sido de 3 anos.
Esse forum é ótimo toda vez que entro aprendo algo, mas, caramba, qual atividade linux vai consumir 16gb de ram? kkkkkkkk
Sobre o tema é bom saber, tenho um note com 6gb de ram, e também coloquei 6gb para a swap, mas até agora não usei ela, pois, não faço nada que consuma os 6gb.
Salve Manigold! É bastante simples consumir todos esses recursos, tudo depende de como você usa o computador.
Meu PC tem 8GB de RAM e facilmente vejo ele bater 6/7gb de consumo enquanto estou trabalhando. Normalmente estou com o Chrome e Firefox abertos com várias abas, Gimp, shotwhell e algumas vezes estou com um editor de códigos fazendo algo em CSS/PHP (minha máquina roda também Apache+PHP +Mysql).
Depende muito do seu uso e da sua quantidade de memória, se você tem apenas 2gb de ram ele vai utilizar consideravelmente o Swap. Eu recomendo utilizar mais memória, eu tinha 4gb de ram, e quando eu fazia tarefas simples como usar o Chrome até, ele usava o Swap, depois que eu coloquei 8gb quase não o utiliza. Os SSD’S tem um limite de gravação, mas a garantia que as fabricantes colocam é muito menos do que o ele realmente vai durar.
Esse video fala sobre a garantia dos SSD’S: Otimização de SSD A FUNDO - Parte 1: desfragmentação, vida útil e backup de SSD - YouTube
Obrigado pelo Feedback, que Atena esteja com você.
Possuo um Swap de 4GB e tenho 8GB de RAM no PC, então acho que tá tudo de boa.
Se não for usar hibernação, está até mais que suficiente. Nunca cheguei a usar mais que 250mb de swap, mas sempre deixo 2gb, só para dizer que tenho.
Em caso de hibernação é recomendável a quantidade equivalente a memória física (se tiver 8gb deixar 8gb + um pouco).
Para ilustrar, digamos que seu micro tenha 8gb e você conseguiu, de alguma forma, usar esses 8gb e está com 400mb de swap ativa. Caso o tamanho de swap total estivesse com apenas 8gb (o que muitos considerariam muito) ainda sim não seria o suficiente - nesse exemplo (visto que estava usando os 8gb mais 400mb de swap).
Para hibernação é necessário conter tudo que está na memória ram + o que está na swap.
Ps: Agradeço ao @tnsampa pela explicação acima