Para proteger o Starlink, a SpaceX está convidando pesquisadores de segurança para tentar hackear o sistema de internet via satélite e, em seguida, relatar quaisquer vulnerabilidades à empresa.
Os interessados podem enviar suas descobertas para o programa de recompensas de bugs da SpaceX, que paga até US$ 25.000 por vulnerabilidade descoberta. A empresa está procurando por bugs cobrindo todo o ecossistema Starlink, incluindo os aplicativos móveis e o site Starlink.com.
A empresa fez o anúncio esta semana, depois que um pesquisador, na conferência Black Hat, divulgou várias vulnerabilidades no prato Starlink, que podem ser usadas para executar código de computador personalizado no hardware.
Um patch foi lançado para para dificultar a exploração das vulnerabilidades. Mesmo assim, as falhas persistirão no hardware existente, a menos que o chip principal interno possa ser substituído.
Ainda assim, os usuários não devem se preocupar com as vulnerabilidades descobertas As falhas só podem ser exploradas se o invasor tiver acesso físico a uma antena Starlink, o que significa que um ataque remoto não é possível.
O mais importante: estas vulnerabilidades não podem ser usadas para atacar um satélite Starlink em órbita e também não podem expor informações de outros usuários ou ser explorados para adulterar outras antenas na rede.
No entanto, estas falhas ressaltam os riscos de segurança cibernética enfrentados pela Starlink. A SpaceX está preocupada com hackers descobrindo vulnerabilidades no hardware do prato, o que permitirá acesso aos milhares de satélites Starlink em órbita.
FONTE: aqui