Olá, galera… Eu costumava usar o SO ubuntu e recentemente coloquei o W10 em um dual boot. Estou tentando copiar os arquivos do meu ubuntu para um hd externo, mas dá somente leitura. Já desativei a hibernação no windows e tentei liberar pelo terminal com o sudo ntfsfix /dev/nome_da_partição, mas nada disso funcionou. Alguém sabe como resolver?
Olá!
O HD foi criado em qual SO? Tá em qual formato (NFTS ou ext4)?
Não sei como ver isso, mas eu criei ele retirando de um PC Del i5 com W10
Oi! Desculpa a demora. Período conturbado.
Conseguiu? Posso orientar vc se precisar ainda.
Então, talvez seja necessário você adicionar o parâmetro user
e/ou rw
na montagem desse HD externo.
Para facilitar, você pode usar o Gnome Disks, ou alterar com qualquer editor de texto em modo SUDO o arquivo /etc/fstab
.
Após adicionar o primeiro parâmetro que recomendei na montagem do HD, desmonte-o e remonte-o, e veja se consegue criar algum arquivo ou pasta dentro dele; e caso ainda não, adicione o segundo e repita o processo.
Para entender um pouco melhor como funciona, dê uma olhada aqui.
Esse tipo de problema geralmente não acontecem (ou não deveriam acontecer) em distros para iniciantes (se for o seu caso).
Oi tudo bem?!
Uma pergunta e 2 soluções.
Você instalou dois sistemas em um único SSD/HD ? se sim ou não vamos a solução.
1° abra o windows e vá na unidade C: click com o direito do mouse em “propriedade” na aba “ferramentas” click em analisar unidade/disco e espere o processo terminar.
2° Se preferir abra o terminal do windows ou prompt de comando como administrador e execute o comando “chkdsk” sem as aspas e espere o processo terminar e depois tente fazer seu backup novamente no ubuntu.
No seu HD externo faça o mesmo procedimento na 1° etapa e veja se corrigiu o problema.