Bom dia meus amigos. Atualmente uso o Elementary os como minha distribuição principal ( Não me julguem, esse sistema ganhou meu coração ), e recentemente, dei uma testada no Solus, um sistema que me chamou a atenção recentemente pelas noticias do Gnome 40. Fiz o de sempre, baixei a iso, e coloquei ela no usb usando o Balena Etcher. Ao ligar, tudo funcionou normal, exceto por algumas coisas.
-A Tela começa a bugar do nada, acho que eu classificaria como stuterings, no entanto, eles são rápidos, mas acontecem com muita frequência
-O Bluetooth simplesmente não funciona
No inicio, achei que fosse apenas bugs no live mode, então iniciei a instalação. Configurei tudo normalmente, sem LVM. Escolhi apagar o disco e instalar. Ao reiniciar, o computador não reconheceu nenhum disco bootável. E eu não faço ideia do por quê. De inicio achei que fosse o Kernel que é muito recente. Mas outras distribuições funcionaram normalmente. Alguem teve o mesmo problema ?
P.S- Meu hardware é
Eu tive problemas em criar uma mídia de boot para o Solus via Balena Etcher, precisei usar o SUSE Studio Imagewriter ou o Ventoy para que funcionasse corretamente. Tu instalou como Legacy ou UEFI? Testou a versão com o Mate? Acho que seria até mais indicado para uma máquian com 4gb, pois rodaria bem mais liso/com folga em relação ao Gnome.
Tenta instalar como Legacy e, assim que terminar de instalar, não conecte a internet, mude o tempo de delay do grub e atualize-o (por algum motivo, se você não fizer isso, buga o sistema).
Eu já instalei umas 3 vezes o solus e sempre acontecem coisas diferentes, depois de instalado
entro na bios e marco para dar boot o “linux boot manager” só que nem sempre ele aparece,
nesse caso então eu escolho uefi os: nomedodisco, no meu caso é uefi os: samsung ssd.