Equipe pequena não combina com muito trabalho, ainda mais se for um muito complicado. E é justamente isso que acontece com a equipe do Solus OS.
O snap consome tempo para ser implementado numa distro construída do zero, que adota kernel próprio. `Por isso, estão removendo os patchs da Canonical, que permitem “rodar” um aplicativo isolado do linux.
Sem esses patchs, pode-se habilitar o snap no Solus, mas com a segurança comprometida por um “isolamento fora” do kernel. E em questão de segurança, meio remendo é pior que um remendo inteiro.
Em seu lugar, os devs recomendam o uso de flatpaks, muito mais fáceis de instalar e manter. E a reduzida equipe não se descabela com excesso de trabalho.
Se você usa o Solus e snaps, precisa analisar se muda para flatpaks ou de distro.
Essencialmente sem os patches do kernel, Snaps e Flatpaks tem o mesmo nível de segurança, isso inclusive vai deixar os snaps mais rápidos no Solus, o que vai ter de diferente é a falta da proteção proativa dos Snaps que os Flatpaks não possuem
O sandbox do snap com os patches da Canonical é muito mais seguro do que o sandbox do flatpak.
Snaps podem usar o repositório de pacotes do Ubuntu. Graças a isso, a reconstrução de um snap atualiza automaticamente as dependências do pacote, trazendo correções de segurança. Com apps flatpak, as dependências que não estão em uma runtime precisam ser atualizadas manualmente pelo desenvolvedor.
O flatpak quebra os sandboxes dos navegadores, os quais são mais robustos do que o sandbox do flatpak.
Recomendar o uso de flatpaks em detrimento dos snaps, por motivos de segurança, é ilusão.
Eu particulamente mantenho meu Debian livre dos Snaps. Não vejo vantagem nos Snaps se o Flatpak existe e cumpre seu papel muito bem. Lembro que quando usava Ubuntu um aplicativo snap conseguia travar o sistema, algo que não ocorre no Flatpak.
Outro ponto é que estou desfazendo do meu notebook e nele instalei o Ubuntu 24.04 LTS. um comprador sugeriu que rodasse os comandos systemd-analyze e systemd-analyze blame e pude notar que os snaps consomem 5 preciosos segundos da inicialização do sistema.
Eu não uso Snaps, uso atualmente o Solus, e em casos específicos uso o Flatpak, criticar a distro por ser “pequena” é um ato de burrice ao meu ver. Tenho um SSD externo que deixo para teste e uso nele em testes o Ubuntu 24.10 sem os Snaps e ficou maravilhoso, fica a dica, extermine os Snaps do Ubuntu e seja feliz.