Aí, @anon58028541, achei outro bug no Wayland do Gnome… a ferramenta de captura de tela nativa não funciona, fica uma tela preta (isso selecionando a área com o mouse). Mas o Flameshot funciona 100%. Acontece contigo? Será que o 3.38 consertou isso?
(Esperando o @thespation mover nossos comentários para outro tópico… hahahaha)
Tanto o gnome-screenshot quanto a tecla de captura (interna do gnome-shell) nunca apresentaram tal comportamento aqui, na verdade só uso os atalhos de teclado e vez ou outra eu utilizo o gnome-screenshot para tirar screenshot temporizado, teste com SHITF+PrtSc e veja se acontece o mesmo problema.
Aqui capturada com o gnome-screenshot
Aqui capturada com SHIFT+PrtSC
Pois é… nada aqui
Shift + PrntScr ele deixa selecionar, faz o barulho de câmera mas nada vai pra área de transferência. Com crtl + PrntScr funciona:
Com a ferramenta, do nada, resolveu funcionar…
Meio doido isso… outro bug é o Libre Office. Eu tenho um atalho do Writer - quando abro em XOrg, ele abre a janela e usa o ícone corretamente. Quando abro no Wayland, ao clicar no atalho acaba abrindo o ícone da suite e não o do Writer.
Resumo: os bugs ainda são muitos
Ressuscitando o tópico:
-
O bug não aparece comigo, em XOrg no Gnome 3.38
Olha aí (não sei pq, com o menu de contexto aberto, não consigo printar):
-
Até postei em outro tópico, vou colocar a terceira distro. Como está o Solus, @ewertonurias? Ainda usa?
O legal do Linux é que não importa a distro, a DE permanece igual, salvo se a distro fizer customizações (Ubuntu). Ou seja, eu posso ter um gnome do pop os no Arch Linux, se eu quiser. É só baixar o tema, a fonte, e extensões que você consegue fazer igualzinho. Se quiser brincar, já põe até o pacote de wallpapers deles, abre um terminal e põe um neofetch, só pra bugar a cabeça de geral. Ha.
(Só por curiosidade, se quer algo rolling release, por que não experimenta o Arch? Se não quiser instalar manualmente, pode usar um instalador como o Zen Installer, ou um script como o Archfi. Pode responder por PM se não quiser responder no tópico.)
Se for pra mim, @anon99219498, eu já uso o Manjaro, mas terei espaço pra mais uma distro, e quero outra RR, estou na dúvida se Solus ou Gecko…
Ainda estou usando no notebook.
Minha primeira instalação do Solus havia sido edição GNOME, alguns dias depois resolvi experimentar a edição Budgie-Desktop (principal), mais por questão de curiosidade mesmo, visto que nunca havia usado Budgie antes.
Sobre a distribuição, está tudo ok, é leve, rápida e responsiva, independente do ambiente gráfico.
A única coisa que senti falta no Solus foi o “youtube-dl”, como eu havia dito na matéria dele, é a equipe quem faz a seleção dos pacotes, otimizam, e colocam no repositório dele, e o youtube-dl não se encontra presente.
Há um tópico de sugestões de pacotes no fórum, o qual podemos sugerir algum pacote, a equipe estuda as condições e diz se irão ou não disponibilizar, mas como apenas o youtube-dl foi o que eu senti falta, acabei optando por baixar o tar.gz no GitHub e executando via terminal mesmo rsrs
Em relação ao gerenciador de pacotes eopkg, ele é bem tranquilo, basta executar eopkg help
pra entender os comandos.
Acredito que só testando mesmo, pra ver se a pessoa irá gostar ou não.
Ressaltando que Solus não usa GRUB, então, caso o usuário queira realizar um dual-boot, eu recomendo que antes leia o Guia Oficial Completo
Não estou com o Solus instalado aqui, mas a ultima vez que usei o youtube-dl foi substituído pelo pacote yt-dlc. E o comando mudou pra youtube-dlc.
O TAB estava completando para youtube-dlc mesmo, mas eu nem procurei saber do que se tratava, já fui baixando no GitHub
Obrigado por avisar, então não está faltando nada
E a oferta de programas, @ewertonurias ? A ideia é ter um sistema de reserva pra caso aconteça algo com o Manjaro, e como ele usa AUR, programa é o que não falta. Mas seria pra usar o mais básico enquanto eu não tiver tempo de reparar o Manjaro
Não sei quais programas você usa, mas ele já vem com alguns programas instalados, como:
- Firefox
- Thunderbird
- Pacote LibreOffice
- HexChat
- GNOME MPV
- Rhythmbox
- Gparted
- youtube-dlc
- inxi
Eu instalei:
- Google Chrome (repositório de terceiros pela loja)
- Screenfetch e Neofetch
- VLC
- Telegram
- Discord
- qBittorrent
- Gimp
- Inkscape
- Steam
Para uma distro pequena, com esse modelo de empacotamento deles, até que achei completinha, e ainda tem o suporte nativo a Flatpak e Snappy, e a opção por baixar AppImage, caso sinta falta de algo no repositório.
Para um sistema que ficará de reserva, eu acho que seja mais que o suficiente.
E o Gecko, primo do OpenSUSE? Tem alguma opinião?
Ainda não mano. Cheguei a instalá-lo numa VM, aconteceu algo de errado que não me recordo agora, então prefiro não opinar.
Talvez eu experimente ele uma outra vez em VM num futuro próximo.
Vou ver se consigo instalar na VM. Pela base me parece mais completo que o Solus
Na verdade foi pro OP; ainda não me acostumei com esse sistema de quoting do fórum. Tem hora que parece que não vai.
Eu nem sabia que o Solus era RR, na real. Possivelmente testarei. Parece tão clean. (Até ia perguntar de um suporte non-free, mas como irei arrumar uma AMD, nem to preocupando mais kk)
Solus parece ter um desempenho top em AMD também, visto que a AMD recomenda Clear Linux OS.
Testei numa VM, mas queria o Gnome 3.38 >-<
Qual a versão da ISO? Solus 4.1 neh?
A ISO 4.1 é de Jan2020, então a primeira coisa a se fazer é atualizar o sistema, é 1 GB de atualizações.
Estou usando Budgie-Desktop, e no momento o Budgie aqui é do Gnome 3.36.
O Gnome 3.38 subiu pro Unstable semana passada, e irá subir pro Stable muito em breve.
A sensação que eu tinha era que o Solus ia ficar no 3.30 por muuuuuuuuuito tempo. Se ele funcionar, eu até posso dar uma chance
Apesar de que, sinceramente, só se ficar muito diferente do Arch. O arch tá funcionando bem. O hopping acalmou por aqui.
Solus é um modelo RR, mas os pacotes nunca estão tão atualizados quanto as distribuições que conhecemos (Arch, Tumbleweed…).
A equipe recompila e otimiza tudo primeiro, realiza testes de qualidade, e só depois envia para os usuários, cujo processo leva desde “dias” à “meses”, GNOME 3.38 mesmo é um exemplo, foi lançado em Setembro, e só agora (dois meses depois) ele subiu para Unstable.
Sinceramente, mesmo Solus não estando com seus pacotes em suas últimas versões ainda é tão leve, rápido e estável que pode te surpreender rsrs.