Solus Gnome x Manjaro Gnome

Aí, @anon58028541, achei outro bug no Wayland do Gnome… a ferramenta de captura de tela nativa não funciona, fica uma tela preta (isso selecionando a área com o mouse). Mas o Flameshot funciona 100%. Acontece contigo? Será que o 3.38 consertou isso?
(Esperando o @thespation mover nossos comentários para outro tópico… hahahaha)

2 curtidas

Tanto o gnome-screenshot quanto a tecla de captura (interna do gnome-shell) nunca apresentaram tal comportamento aqui, na verdade só uso os atalhos de teclado e vez ou outra eu utilizo o gnome-screenshot para tirar screenshot temporizado, teste com SHITF+PrtSc e veja se acontece o mesmo problema.

Aqui capturada com o gnome-screenshot

Aqui capturada com SHIFT+PrtSC

Pois é… nada aqui
Shift + PrntScr ele deixa selecionar, faz o barulho de câmera mas nada vai pra área de transferência. Com crtl + PrntScr funciona:

Com a ferramenta, do nada, resolveu funcionar…

Meio doido isso… outro bug é o Libre Office. Eu tenho um atalho do Writer - quando abro em XOrg, ele abre a janela e usa o ícone corretamente. Quando abro no Wayland, ao clicar no atalho acaba abrindo o ícone da suite e não o do Writer.
Resumo: os bugs ainda são muitos

Ressuscitando o tópico:

1. O bug não aparece comigo, em XOrg no Gnome 3.38
    Olha aí (não sei pq, com o menu de contexto aberto, não consigo printar):

2. Até postei em outro tópico, vou colocar a terceira distro. Como está o Solus, @ewertonurias? Ainda usa?

O legal do Linux é que não importa a distro, a DE permanece igual, salvo se a distro fizer customizações (Ubuntu). Ou seja, eu posso ter um gnome do pop os no Arch Linux, se eu quiser. É só baixar o tema, a fonte, e extensões que você consegue fazer igualzinho. Se quiser brincar, já põe até o pacote de wallpapers deles, abre um terminal e põe um neofetch, só pra bugar a cabeça de geral. Ha.

(Só por curiosidade, se quer algo rolling release, por que não experimenta o Arch? Se não quiser instalar manualmente, pode usar um instalador como o Zen Installer, ou um script como o Archfi. Pode responder por PM se não quiser responder no tópico.)

Se for pra mim, @anon99219498, eu já uso o Manjaro, mas terei espaço pra mais uma distro, e quero outra RR, estou na dúvida se Solus ou Gecko…

1 curtida

Ainda estou usando no notebook.
Minha primeira instalação do Solus havia sido edição GNOME, alguns dias depois resolvi experimentar a edição Budgie-Desktop (principal), mais por questão de curiosidade mesmo, visto que nunca havia usado Budgie antes.

Sobre a distribuição, está tudo ok, é leve, rápida e responsiva, independente do ambiente gráfico.
A única coisa que senti falta no Solus foi o “youtube-dl”, como eu havia dito na matéria dele, é a equipe quem faz a seleção dos pacotes, otimizam, e colocam no repositório dele, e o youtube-dl não se encontra presente.
Há um tópico de sugestões de pacotes no fórum, o qual podemos sugerir algum pacote, a equipe estuda as condições e diz se irão ou não disponibilizar, mas como apenas o youtube-dl foi o que eu senti falta, acabei optando por baixar o tar.gz no GitHub e executando via terminal mesmo rsrs

Em relação ao gerenciador de pacotes eopkg, ele é bem tranquilo, basta executar eopkg help pra entender os comandos.

Acredito que só testando mesmo, pra ver se a pessoa irá gostar ou não.
Ressaltando que Solus não usa GRUB, então, caso o usuário queira realizar um dual-boot, eu recomendo que antes leia o Guia Oficial Completo

Não estou com o Solus instalado aqui, mas a ultima vez que usei o youtube-dl foi substituído pelo pacote yt-dlc. E o comando mudou pra youtube-dlc.

2 curtidas

O TAB estava completando para youtube-dlc mesmo, mas eu nem procurei saber do que se tratava, já fui baixando no GitHub :joy:
Obrigado por avisar, então não está faltando nada :joy:

1 curtida

E a oferta de programas, @ewertonurias ? A ideia é ter um sistema de reserva pra caso aconteça algo com o Manjaro, e como ele usa AUR, programa é o que não falta. Mas seria pra usar o mais básico enquanto eu não tiver tempo de reparar o Manjaro

Não sei quais programas você usa, mas ele já vem com alguns programas instalados, como:

• Firefox
  • Thunderbird
  • Pacote LibreOffice
  • HexChat
  • GNOME MPV
  • Rhythmbox
  • Gparted
  • youtube-dlc :joy:
  • inxi

Eu instalei:

• Google Chrome (repositório de terceiros pela loja)
  • Screenfetch e Neofetch
  • VLC
  • Telegram
  • Discord
  • qBittorrent
  • Gimp
  • Inkscape
  • Steam

Para uma distro pequena, com esse modelo de empacotamento deles, até que achei completinha, e ainda tem o suporte nativo a Flatpak e Snappy, e a opção por baixar AppImage, caso sinta falta de algo no repositório.
Para um sistema que ficará de reserva, eu acho que seja mais que o suficiente.

1 curtida

E o Gecko, primo do OpenSUSE? Tem alguma opinião?

Ainda não mano. Cheguei a instalá-lo numa VM, aconteceu algo de errado que não me recordo agora, então prefiro não opinar.
Talvez eu experimente ele uma outra vez em VM num futuro próximo.

1 curtida

Vou ver se consigo instalar na VM. Pela base me parece mais completo que o Solus

Na verdade foi pro OP; ainda não me acostumei com esse sistema de quoting do fórum. Tem hora que parece que não vai.

Eu nem sabia que o Solus era RR, na real. Possivelmente testarei. Parece tão clean. (Até ia perguntar de um suporte non-free, mas como irei arrumar uma AMD, nem to preocupando mais kk)

1 curtida

Solus parece ter um desempenho top em AMD também, visto que a AMD recomenda Clear Linux OS.

1 curtida

Testei numa VM, mas queria o Gnome 3.38 >-<

2 curtidas

Qual a versão da ISO? Solus 4.1 neh?

A ISO 4.1 é de Jan2020, então a primeira coisa a se fazer é atualizar o sistema, é 1 GB de atualizações.

Estou usando Budgie-Desktop, e no momento o Budgie aqui é do Gnome 3.36.

O Gnome 3.38 subiu pro Unstable semana passada, e irá subir pro Stable muito em breve.

1 curtida

A sensação que eu tinha era que o Solus ia ficar no 3.30 por muuuuuuuuuito tempo. Se ele funcionar, eu até posso dar uma chance :stuck_out_tongue:
Apesar de que, sinceramente, só se ficar muito diferente do Arch. O arch tá funcionando bem. O hopping acalmou por aqui.

Solus é um modelo RR, mas os pacotes nunca estão tão atualizados quanto as distribuições que conhecemos (Arch, Tumbleweed…).

A equipe recompila e otimiza tudo primeiro, realiza testes de qualidade, e só depois envia para os usuários, cujo processo leva desde “dias” à “meses”, GNOME 3.38 mesmo é um exemplo, foi lançado em Setembro, e só agora (dois meses depois) ele subiu para Unstable.

Sinceramente, mesmo Solus não estando com seus pacotes em suas últimas versões ainda é tão leve, rápido e estável que pode te surpreender rsrs.

2 curtidas