Solus 4.5 é lançado com "novo" instalador

Solus OS 4.5 lançado, agora com a versão XFCE que substitui o MATE e com instalador calamares.

6 curtidas

Budgie tá funcionando em wayland?

Provavelmente só na versão Gnome. O XFCE só deverá ter suporte ao wayland a partir da versão 4.20. Já o Budgie ainda não tem previsão de ter suporte ao wayland, não esperaria para antes de 2026.

De Solus 4.5 Released | Solus (getsol.us):

Since the release of Solus 4.4, our friends over at Buddies of Budgie have been steadily improving the user experience of Budgie and laying the groundwork for Wayland support.

Tradução livre:

“Desde o lançamento do Solus 4.4, nossos amigos da Buddies of Budgie (em uma pesquisa rápida, aparentemente é uma organização destinada a desenvolver o ambiente de forma mais controlada) têm melhorado levemente a experiência de usuário do Budgie e preparando o terreno para o suporte a Wayland.”

Pelo que eu entendi, o suporte ao Wayland no Budgie ainda não está nem perto de finalizado (já que citaram que estão "preparando o terreno).

Fui ler com muita calma e o solus reaqueceu minha esperança na distribuição, só senti falta de além do projeto de trazer o Discovery pro plasma e gnome software pra o gnome em prol do flatpak, algo como a ferramenta padrão de pacotes do sistema trazerlos pra o budgie, queria muito algo gráfico pra cuidar dos flatpak no sistema principal

Voltei a utilizar a distribuição!
Sempre gostei mas achei que a tinham a deixado cair no esquecimento.

Gostei do upgrade da versão 4.5 e estou usando a versão Budgie mesmo.
Uma distro rápida e customizável, pode implementar flatpaks ou snaps e a Loja Padrão do Solus na versão Budgie é simples e bem intuitiva (pelo menos pra mim).

Tem tudo o que preciso com boa performance e com as customizações que gosto de fazer.

4 curtidas

Teu desktop tá muito lindo , ouvi boatos que na próxima versão, kde usará a Discovery e gnome a gmomse software, honestamente eu queria que eles mantivessem a loja atual e adicionassem a ela a capacidade de lidar com esses pacotes universais

1 curtida

Também ouvi esses boatos.
Se fizerem a compatibilidade igual o arch com Gnome e Discovery vai ficar perfeito.

Eu gosto do Gnome, mas achei que perdeu performance com essas últimas versões.
O KDE continua a crescer e disponibilizar novos recursos implementando ainda mais velocidade, foi o que mais percebi testando a última versão do Plasma 6.

Mas, por hora a simplicidade do Budgie no Solus me agrada.

Esse painel inferior é o padrão do Budgie ou é o plank com tema?

É o padrão do Budgie só com o tema WhiteSur Gtk Theme.