Olá!
Obrigado pela ajuda!
Referente as recomendações que você deu, achei o Gnome Encfs Manager muito fácil de se operar com. No entanto, julguei que funciona mais para usuários que trabalham com arquivos de forma local. E não encontrei um site do próprio desenvolvedor ou empresa que o criou que fale sobre ele de forma técnica, com demonstrações e tutoriais.
Por não haver um site que fale mais a fundo sobre o Encfs, confesso que fiquei com um pé atrás. Afinal, é uma aplicação que vai operar com meus arquivos pessoais e vai os criptografar. Deve-se haver muita transparência com esses serviços. Mas penso que nisso, você possa me contestar, caso não for verdade.
Adorei a solução do Boxcryptor, no entanto! Ele opera exatamente como eu mais ou menos esperava! Só tem um problema, a versão FREE funciona para no máximo 2 dispositivos (2 computadores ou 1 computador e 1 smartphone, por exemplo). Então, essa solução não serviria para o meu caso que trabalha com dois sistemas operacionais diferentes em um computador mais um smartphone.
Porém, dei uma fuçada no site do Boxcryptor e descobri que há um desconto de 25% para estudantes, quem estiver interessado. Ainda sai caro porque o pagamento é em dólar americano (eu acho). Mas já é alguma coisa. Se você já é pagante/assinante do Dropbox, então o Boxcryptor irá sair um pouco mais caro para uma conta individual/pessoal (talvez uns 4 dólares a mais, considerando o desconto deles).
Em conclusão, sobra o que foi a sua primeira citação de solução para o meu problema, o Cryptomator. Confesso que ele já era uma das minhas opções, mas queria saber a opinião da comunidade deste Fórum.
Descobri que ele se a semelha muito ao VeraCrypt. Inclusive o próprio Dio falou sobre esse software em um de seus vídeos.
Todavia, após ler um pouco sobre às duas soluções acima, me encontrei com uma dúvida: Qual a diferença entre eles? Encontrei a resposta neste post de 2018. Um adendo, um dos próprios desenvolvedores do Cryptomator respondeu a pergunta.
Quando tudo ficou mais claro, tomei a decisão de que para um uso mais fácil e que atenda praticamente todos os requisitos que busco, irei experimentar o Cryptomator. Muito embora a solução de sistema que eu realmente esperava encontrar fosse uma com versão free e open source do Tresorit.