Solução de criptografia de dados/arquivos locais para a nuvem

Olá!

Vocês poderiam dar uma dica de software/aplicativo cross-platform, open source e gratuito que realize criptografia automática dos arquivos locais do computador e smartphone para um serviço de armazenamento na nuvem, como Dropbox e GoogleDrive? Caso não, alguma alternativa?

Obs.: esta solução precisa funcionar de forma automática. Por exemplo, da mesma maneira que um arquivo .docx é editado e salvo no Dropbox, este documento será sempre atualizado automaticamente na sua Nuvem. E tanto o seu computador quanto o seu smartphone terão o arquivo .docx com as alterações mais recentes simultaneamente.

Espero ter conseguido passar a minha questão de forma clara.

Grato desde já!

Eu já usei o https://cryptomator.org/ , é free e open source, mas a versão Android se tornou paga agora. Atualmente eu estou usando o Gnome Encfs Manager. Mas em relação a praticidade no seu caso para edição de arquivos em mais de um dispositivo não sei se são úteis. O boxcryptor me parece interessante, mas nunca usei!

1 curtida

Olá!

Obrigado pela ajuda!

Referente as recomendações que você deu, achei o Gnome Encfs Manager muito fácil de se operar com. No entanto, julguei que funciona mais para usuários que trabalham com arquivos de forma local. E não encontrei um site do próprio desenvolvedor ou empresa que o criou que fale sobre ele de forma técnica, com demonstrações e tutoriais.

Por não haver um site que fale mais a fundo sobre o Encfs, confesso que fiquei com um pé atrás. Afinal, é uma aplicação que vai operar com meus arquivos pessoais e vai os criptografar. Deve-se haver muita transparência com esses serviços. Mas penso que nisso, você possa me contestar, caso não for verdade.

Adorei a solução do Boxcryptor, no entanto! Ele opera exatamente como eu mais ou menos esperava! Só tem um problema, a versão FREE funciona para no máximo 2 dispositivos (2 computadores ou 1 computador e 1 smartphone, por exemplo). Então, essa solução não serviria para o meu caso que trabalha com dois sistemas operacionais diferentes em um computador mais um smartphone.

Porém, dei uma fuçada no site do Boxcryptor e descobri que há um desconto de 25% para estudantes, quem estiver interessado. Ainda sai caro porque o pagamento é em dólar americano (eu acho). Mas já é alguma coisa. Se você já é pagante/assinante do Dropbox, então o Boxcryptor irá sair um pouco mais caro para uma conta individual/pessoal (talvez uns 4 dólares a mais, considerando o desconto deles).

Em conclusão, sobra o que foi a sua primeira citação de solução para o meu problema, o Cryptomator. Confesso que ele já era uma das minhas opções, mas queria saber a opinião da comunidade deste Fórum.

Descobri que ele se a semelha muito ao VeraCrypt. Inclusive o próprio Dio falou sobre esse software em um de seus vídeos.

Todavia, após ler um pouco sobre às duas soluções acima, me encontrei com uma dúvida: Qual a diferença entre eles? Encontrei a resposta neste post de 2018. Um adendo, um dos próprios desenvolvedores do Cryptomator respondeu a pergunta.

Quando tudo ficou mais claro, tomei a decisão de que para um uso mais fácil e que atenda praticamente todos os requisitos que busco, irei experimentar o Cryptomator. Muito embora a solução de sistema que eu realmente esperava encontrar fosse uma com versão free e open source do Tresorit.

3 curtidas

Sinceramente eu ainda não encontrei uma solução que me agrade.
O Cryptomator eu utilizei por algum tempo e até gosto dele, no momento estou usando o Gnome Encfs Manager pq eu já estava acostumado com o “cofre” que faz parte do KDE.

Em relação a segurança do Encfs, exitem tecnologias melhores e mais atuais, como acredito ser o caso do Cryptomator.
Sobre o autor do Encfs este é o site do mantenedor do projeto EncFS e aqui o github GitHub - vgough/encfs: EncFS: an Encrypted Filesystem for FUSE.

1 curtida