O recém-lançado Solseek oferece aos usuários do Solus Linux uma maneira rápida e eficiente de gerenciar seus pacotes diretamente do terminal, com uma interface baseada em TUI (Text User Interface).
Para aqueles que preferem gerenciar seus sistemas sem depender de interfaces gráficas, o Solseek é a nova ferramenta ideal. Desenvolvido em Bash, ele traz uma forma ágil e simplificada de navegar, instalar e atualizar softwares no Solus Linux, permitindo que os usuários realizem essas tarefas diretamente do terminal.
Inspirado em ferramentas como o Pacseek, utiliza o fzf, uma ferramenta de linha de comando que permite buscar e selecionar rapidamente itens de uma lista. Isso torna a navegação por pacotes mais fluida e rápida, com um filtro eficiente que agiliza a busca por aplicativos ou dependências.
Focando em simplicidade e desempenho, sua interface é baseada no terminal, com ele é possível pesquisar pacotes, visualizar detalhes, instalar, reinstalar, verificar e remover pacotes, tudo utilizando o sistema nativo de pacotes eopkg do Solus.
Também oferece suporte para atualizações de várias tecnologias que são comumente usadas pelos usuários do Solus, incluindo Flatpak, Snap, Distrobox e até mesmo fwupd, caso estejam instalados.
Outras funcionalidades úteis incluem a exportação de listas de pacotes instalados (tanto no sistema inteiro quanto para o usuário específico) e a visualização de detalhes de configuração do sistema diretamente na interface.
O Solseek está em uma versão inicial e disponível apenas em inglês. No entanto, seu desenvolvedor construiu a ferramenta com a localização em mente e está aberto a contribuições para adicionar mais idiomas.
Entre os planos futuros, estão a implementação de notificações de atualização, a capacidade de buscar e instalar/desinstalar pacotes Flatpak diretamente da interface TUI, a disponibilização de um pacote oficial para o repositório do Solus e a expansão do suporte a mais idiomas, visando maior acessibilidade.
Embora o Solseek ainda não esteja disponível como pacote pré-compilado para o Solus, a instalação pode ser feita de forma simples e rápida, compilando a ferramenta diretamente pela linha de comando. O processo é fácil e leva menos de um minuto.
É importante lembrar que, com a conclusão da transição do repositório Shannon para o Polaris, as futuras atualizações serão entregues exclusivamente através do Polaris. Isso significa que o antigo Solus Software Center foi substituído pelo GNOME Software (para usuários do GNOME) ou pelo KDE Discover (para Budgie/Plasma/Xfce), como parte dessa migração.
Observe*
O Solus tem suporte “parcial” a snap, devido a dificuldades em compilar o kernel com suporte a ele. Futuramente, este empacotamento não estará mais disponível.
Os desenvolvedores removerem o python 2 da distro, o que removeu o gerenciador de pacotes nativo e que era muito mais simples e melhor que o discover (kde) ou gnome-software.
Para quem usa flatpak, tem o bazar, ótima loja que não deve nada a ninguém, mas só mostra apps do flathub.