Softwares gratuitos melhores que concorrentes pagos

Que softwares vocês conhecem que sendo gratuitos (entenda por gratuito aqui de forma simplória a não obrigação de adquiri-lo com dinheiro, independente da licença ou de forma diversificada para pagar por seu uso como privacidade) são opções boas ao ponto de tornar ilógica a aquisição de qualquer alternativa paga?
Um exemplo, são os players de vídeo, em minha opinião, tem tantas opções avançadas, que hoje em dia, qualquer software pago me parece dispensável.

3 curtidas

Gimp>Adobe Photoshop
Mesmo que o Gimp seja “batata”(manual demais) em questão de ser um software infinitamente mais sólido(questão de não crashar) ja poe esse troço no chinelo

5 curtidas

DaVinci

Blender

OBS

OnlyOffice

Entre muitos outros à qual incluo os sistemas operacionais GNU/Linux e/ou BSD…

6 curtidas

linux>windows, postei e saí correndo

Acho o 7zip melhor que o winrar.

5 curtidas

Não são exatamente comparáveis, já que - mesmo sendo editores de imagem não-destrutivos - usam abordagens um tanto diferentes, um penso se propôr a ser mais direto, o outro mais completo. Mas o Darktable é poderossíssimo, me parece deixar o Adobe Lightroom um pouco envergonhado. Se podemos comparar grosseiramente, sem desmerecer a qualidade de qq um deles, o Darktable é o Plasma, o Lightroom é o Gnome… kkkkk

3 curtidas

Apesar de quase ninguém mais usar CDs hoje em dia sempre achei o Braseiro melhor do que o inchado e caro Nero.

O inkscape bate de frente com o CorelDraw.

3 curtidas

Hmm… :thinking:

qBittorrent/Deluge é melhor que µTorrent/BitTorrent.

Inkscape, atualmente, é tão bom quanto Corel Draw/Ilustrator. Aliás, uma dica: o formato com melhor compatibilidade entre esses softwares é PDF(.pdf).

Newpipe, um cliente para YT feito para o Android, é melhor que o próprio YT com Premium ou Spotify, já que tem aquela função de ouvir em segundo plano e não tem propaganda, entre outras features.

Não vamos nos emocionar também, né? :upside_down_face: Depende muito do trabalho a ser realizado.

É bem parelho, e por isso dá para facilmente migrar e economizar. :money_mouth_face:

Incluo nessa também o K3b! Lembro de ter me surpreendido com ele quando cheguei no ‘mundo Linux’, e se parecia muito com o PowerISO.

3 curtidas

Não vou resistir: Linux, FreeBSD e MacOS possuem versões gratuitas e são incrivelmente superiores ao windows.

1 curtida

Principalmente depois do escândalo da mineração de criptomoedas em 2º plano.

5 curtidas

O app de mapas mentais Minder. É grátis, open source e possui dezenas e dezenas de recursos que outros apps populares e proprietários desse tipo (como o Coggle) só oferecem em planos premium.

1 curtida

Não considero o Inkscape superior ao Corel Draw, mas ele tem algumas funções como a rasterização de bitmaps que são superiores ao que seu concorrente oferece.

LibreOffice Writer tem várias funcionalidades que não existem no Microsoft Word. O produto da Microsoft tem uma apresentação mais bonita, mas o Writer possui mais funções de tipografia e apresenta recursos que só estão presentes em softwares de editoração eletrônica. Muitos afirmam também que o Writer é melhor para documentos complexos e extensos, mas isso eu não posso provar pois nunca trabalhei com documentos assim.

O K3b é minha ferramenta de gravação de disco preferida, considero-o melhor que o Nero, muito embora o simples Brasero faça quase tudo o que eu preciso.

O VLC é o reprodutor de vídeos com a maior quantidade de recursos que conheço.

O Retroarch é o melhor sistema multiemulador que já vi.

O Clementine é o meu player de música preferido, não consigo gostar de outro.

Sou suspeito em falar, pois existem aplicativos do mundo Linux que me suprem tanto minhas necessidades que nunca experimentei um aplicativo similar para Windows, e sempre que estou no Windows procuro algum aplicativo que já conheço no mundo Linux.

1 curtida

Kicad, vsCode(code), pycharm, netbeans, darktable, blender, ide Arduino, audacity, DaVinci, DBeaver, FreeCad, ultimaker-cura, octoprint, pulseView, sigrock, sqllitestudio…

1 curtida

Lembrei do Scribus, totalmente à altura do InDesign - o único porém é não ler arquivos .indd (já Inkscape lê bastante bem os .ai, e mal os .cdr, e o Gimp lê razoavelmente os .psd). Mas ao menos lê ps/eps, e o InDesign exporta nesses formatos

2 curtidas

só o que me incomoda do Gimp é não ter a fermenta preencher que ajuda d+, não sei se você ou outros conhece uma forma de fazer isso no Gimp?

O modo “batata” que costumo fazer aqui é varinha mágica e Ctrl+Ponto / Ctrl+Vírgula (ou seja, selecionar e preencher a seleção com cor primária/secundária).

Pensar nas coisas em termos de seleções ajuda a ter um fluxo mais natural com o GIMP. A famosa copypasta “escolha a ferramenta círculo” seria, ferramenta Selecionar Círculo + Editar → Contornar Seleção.

2 curtidas