Softwares Cad no Linux/Virtual Box e W10

Olá a todos
Sou desenhador projectista uso softwares da Autodesk nativos do Windows, nomeadamente Autocad, Revit, 3DStudio Max, etc

Quando apareceu o Linux Mint instalei o Cinnamon no meu Pc num disco secundário, fui testanto, gostei imenso da rapidez e estabilidade como sistema operativo, hoje tenho o 19.3 instalado e inclusivamente pensei seriamente em deixar o Windows, só não deixei ainda por causa dos softwares da Autodesk, já tentei uma máquina virtual (VirtualBox) com o W10, mas sem muito sucesso devido ao facto de esses referidos softwares utilizarem muitos recursos da máquina, eu sei que existem alternativas para Cad, mas deixam um pouco a desejar, nesse sentido pergunto se haveria alguma configuração que poderia fazer no VirtualBox para poder extrair todos os recursos do PC, ou se existe alguma alternativa viável 100% Linux.

O meu PC é um Dual Intel Xeon X5690, 24mb de memória.

Grato pela vossa atenção

Cumprimentos

Joaquim Arco

1 curtida

Nesse seguimento, o Linux ainda carece de soluções mais oportunas, o que você pode fazer é usar um pasthrough de GPU pra ter mais desempenho na máquina virtual, mas não é um procedimento simples, demanda bastante tempo pra conseguir fazer funcionar.

A galera que trabalha nesse seguimento no Linux, costuma usar soluções online ou o Blender.

2 curtidas

Para o 3d studio max existe a opção do blender. Para o AutoCad tem DraftSight, que ainda é gratuito para Linux. Já para o Revit… não existem alternativas no Linux

O DraftSight já tá no processo de encerramento da versão gratuita, se não me engano ano que vem já não tem mais.

Já algum tempo que eu tinha lido de que deixaria de ser free para linux, mas não sabia a data. Por isso o “ainda”. :vulcan_salute:

Se deixará de sê-lo já no próximo ano, espero que a licença para Linux tenha um preço diferenciado.

1 curtida

Muito obrigado a todos pelas respostas

Sim, terei que ver uns tutoriais sobre o Blender como substituição do 3D Studio Max, instalar o DraftSight, não sei se tem suporte para formato “dwg”, se não tiver com certeza um “import” ou “export” resolve, para o Revit terei que continuar com o VirtualBox e rezar para que a Autodesk venha a ter suporte dos seus produtos para Linux.
Durante o ano de 2020 que se aproxima, quero migrar completamente do Windows para o Linux.

Mais uma vez agradeço e desejo a todos um Bom Ano de 2020

2 curtidas

o DraftSight tem suporte sim par dwg.

1 curtida

Isso. Inclusive, segundo uma amiga arquiteta, utiliza os mesmos atalhos de teclado

1 curtida

exato sou topógrafo e todos os atalhos que uso no autocad funcionam perfeitamente no DraftSigt.

2 curtidas

Pra você que trabalha com isso, eu há um tempo nessas andanças pelo YouTube descobri o canal “Maquete Eletrônica” que montou um ecossistema para o Linux, nesse vídeo ele recomenda o Draftsight:

3 curtidas

Eu não manjo absolutamente nada nessa área, mas sigo esse canal porque o conteúdo é sensacional.

Sim, somos dois. (20 caracteres)

1 curtida

Salve salve
Eae, o que estão usando?
DS deixou de ser gratuito.

Alguma sugestão?

Obrigado
[]'s

Eu só uso para ver algumas plantas em .dwg. Com o fim da gratuidade do draftsight, instalei e estou usando o Librecad.

Instalei aqui amigo, vamos testar!
Obrigado

1 curtida

Uma das coisas que estranhei no LibreCad é a necessidade de digitar os valores de x e y. No AutoCad você direciona o sentido da linha e digita um valor, a linha será desenhada na direção indicada e no valor digitado. Você usa no esquema original do LibreCad ou conseguiu mudar essa configuração?

Como eu disse, só utilizo para ver planas em dwg… Não sei trabalhar com cad.

Caramba! Voltando na sua postagem agora vi que você não trabalha com o cad. Viajei demais kkkkkkkkkk. Valeu ae por responder!

1 curtida

Tranquilo. Sei que o draftsight funcionava com os mesmos comandos do Autocad. Mas sei disso porque tenho amigos arquitetos que me relataram isso e gostaram do DS, mas não largaram o AutoCad… Eu só uso mesmo para consultar uma ou outra planta. Para essa finalidade o Librecad me atende. Na verdade um DWG Viewer já atenderia. Mas espero que te seja útil, apesar dessa limitação.

1 curtida

Pois é, sou arquiteto e estou com dificuldade de migrar para o Linux por conta dessa limitação de programas para arquitetura.