Olá a todos
Sou desenhador projectista uso softwares da Autodesk nativos do Windows, nomeadamente Autocad, Revit, 3DStudio Max, etc
Quando apareceu o Linux Mint instalei o Cinnamon no meu Pc num disco secundário, fui testanto, gostei imenso da rapidez e estabilidade como sistema operativo, hoje tenho o 19.3 instalado e inclusivamente pensei seriamente em deixar o Windows, só não deixei ainda por causa dos softwares da Autodesk, já tentei uma máquina virtual (VirtualBox) com o W10, mas sem muito sucesso devido ao facto de esses referidos softwares utilizarem muitos recursos da máquina, eu sei que existem alternativas para Cad, mas deixam um pouco a desejar, nesse sentido pergunto se haveria alguma configuração que poderia fazer no VirtualBox para poder extrair todos os recursos do PC, ou se existe alguma alternativa viável 100% Linux.
O meu PC é um Dual Intel Xeon X5690, 24mb de memória.
Nesse seguimento, o Linux ainda carece de soluções mais oportunas, o que você pode fazer é usar um pasthrough de GPU pra ter mais desempenho na máquina virtual, mas não é um procedimento simples, demanda bastante tempo pra conseguir fazer funcionar.
A galera que trabalha nesse seguimento no Linux, costuma usar soluções online ou o Blender.
Para o 3d studio max existe a opção do blender. Para o AutoCad tem DraftSight, que ainda é gratuito para Linux. Já para o Revit… não existem alternativas no Linux
Sim, terei que ver uns tutoriais sobre o Blender como substituição do 3D Studio Max, instalar o DraftSight, não sei se tem suporte para formato “dwg”, se não tiver com certeza um “import” ou “export” resolve, para o Revit terei que continuar com o VirtualBox e rezar para que a Autodesk venha a ter suporte dos seus produtos para Linux.
Durante o ano de 2020 que se aproxima, quero migrar completamente do Windows para o Linux.
Mais uma vez agradeço e desejo a todos um Bom Ano de 2020
Pra você que trabalha com isso, eu há um tempo nessas andanças pelo YouTube descobri o canal “Maquete Eletrônica” que montou um ecossistema para o Linux, nesse vídeo ele recomenda o Draftsight:
Uma das coisas que estranhei no LibreCad é a necessidade de digitar os valores de x e y. No AutoCad você direciona o sentido da linha e digita um valor, a linha será desenhada na direção indicada e no valor digitado. Você usa no esquema original do LibreCad ou conseguiu mudar essa configuração?
Tranquilo. Sei que o draftsight funcionava com os mesmos comandos do Autocad. Mas sei disso porque tenho amigos arquitetos que me relataram isso e gostaram do DS, mas não largaram o AutoCad… Eu só uso mesmo para consultar uma ou outra planta. Para essa finalidade o Librecad me atende. Na verdade um DWG Viewer já atenderia. Mas espero que te seja útil, apesar dessa limitação.