Minha experiência com CAD no Linux (Ubuntu)
Historicamente, temos uma grande dificuldade na substituição de softwares proprietários no Linux por falta de alternativas sólidas. No entanto, no universo do desenho técnico em CAD, esse cenário mudou bastante neste ano de 2026.
Recentemente, tenho feito avaliações pessoais sobre o uso de softwares CAD no Ubuntu 24.04. Em um post passado, comentei sobre meu trabalho na área de engenharia e acompanhamento de obras. Utilizo muito o CAD para ler projetos, editá-los e até criá-los do zero. Este ano, resolvi deixar meu notebook com Windows de lado e usar exclusivamente o Ubuntu, inclusive para as atividades de projeto (plantas baixas em 2D).
Nessa transição, encontrei dois softwares alternativos excelentes para desenhar em CAD no Ubuntu e no Fedora, ambos com licenças pagas: o GstarCAD Linux e o BricsCAD. Ambos suportam muito bem arquivos DWG e DXF do AutoCAD (versões de 2000 a 2020) com o mínimo de erros de compatibilidade.
Particularmente, prefiro o GstarCAD. Ele se mostrou mais fluido, rápido e com comandos muito mais próximos aos do AutoCAD. O software foi fácil de baixar no site oficial da desenvolvedora, que é chinesa (noto que a China vem investindo com força no Linux). Já o BricsCAD apresentou um desempenho mais lento no meu uso, com certa dificuldade na gestão de memória e drivers.
Hoje, já faz mais de 3 meses que uso o GstarCAD no meu Ubuntu 24.04 sem dificuldade alguma. O software roda “liso” e cumpre muito bem o seu papel, tanto na criação quanto na edição de projetos. Isso mostra que as alternativas para Linux no universo CAD não apenas existem, como são de excelência.
Conclusão é sim possível sair totalmente do Windows se você hoje é usuário de PC para escritório ou trabalhos de engenharia básico.
Link do GstarCAD: Computer aided design (CAD ) 2027 - computer aided design and drawing software - GstarCAD
Link BricsCad
Octave BricsCAD: Software CAD 2D e 3D em formato DWG Nativo