Software proprietário no Linux: é tudo ou nada?

Um motivo frequente de debate entre os entusiastas do Linux e do software livre é: pode ou não pode software proprietário? Hoje debatemos se essa discussão ainda faz sentido!

2 curtidas

Os vídeos do Diolinux podem ser usados para react? Quais são os termos de uso? Pelo YouTube é share-alike, o que teoricamente me permite se eu deixar o link, mas e o posicionamento oficial?

2 curtidas

Bom, é complexo, porque se trata de algo relacionado ao jurídico da empresa. Em resumo, nossos vídeos não são Creative Commons", eles usam a “Licença Padrão o YouTube”.

O TL;DR dela é:

The Standard YouTube License is the default licensing option for videos uploaded to the platform. When you upload a video to YouTube, it’s automatically covered by the Standard YouTube License unless you choose a different license. By choosing this license, YouTube users can view and share your videos, but you retain the copyright to your work.

Ou seja, nós (Diolinux) mantemos os direitos sobre os conteúdos que produzimos e estamos aptos a contestar judicialmente o uso indevido e reprodução sem autorização se assim julgarmos necessário. Adicionalmente, temos patentes sobre o nome e logo da empresa também.

Já percebemos que alguns canais fizeram react de conteúdos do Diolinux, mesmo sem autorização. Que eu saiba, até então, nunca entramos com algum tipo de processo ou strike contra eles, mas dado o licenciamento dos conteúdos, é algo que teríamos direito, se víssemos necessidade.

Particularmente (Dionatan, agora) não incentivo que faça (por motivos mais éticos do que legais), mas não posso tecnicamente impedir você e ninguém. Tão simples quanto isso.

Me estendendo um pouco mais…

Não sei se é o caso de você mesmo querer fazer react de conteúdos, ou é só curiosidade. Para fins de explicação, vou considerar que você queira se tornar um “reacter”.

Eu tenho um certo problema ético com canais que fundamentam TODO o seu conteúdo nesse formato de react.

Se for esporádico, acho razoável, se for integral, precisa ser um tipo de React muito particular para fazer sentido na minha cabeça.

“Reagir a alguma coisa” é algo que fazemos o tempo inteiro como humanos, então, para fins de melhor compreensão, o que quero dizer com “vídeos de react” é algo muito específico.

Alguém literalmente vendo o vídeo de outra pessoa com a câmera no cantinho (ou nem isso) ou algo do tipo, onde o conteúdo real, é o da pessoa que está sendo assistida e não do “reacter”.

Minha linha de pensamento é simples.

Considerando que a pessoa poderia fazer um vídeo sobre o mesmo assunto sem depender de usar a marca, rosto ou “fama” de um terceiro, claramente, a decisão de usar os conteúdos alheios diretamente para tal é só uma tentativa de atalho para se aproveitar da “fama” ou do trabalho dos outros e fazer “sucesso”.

Como diz o próprio Mr. Beast, vídeos de react são pra gerar views, não conteúdo. Talvez você esteja OK com essa ideia, talvez não.

Um estilo mais tolerável para mim

Eu não vejo problema, porém, em usar algum vídeo como inspiração, ou até mesmo menções com inserções de partes dos vídeos para fins de crítica, mas sem cópia, e sem usar quase que integralmente o trabalho dos outros, salvo raríssimas exceções.

Nesse caso, pegar um vídeo como base do assunto, citar trechos dele, e criar a sua própria argumentação sobre o referido assunto é totalmente diferente e válido a minha visão.

Isso é construir em cima de um tópico e expandir ele.

Um exemplo de estilo de “react” que eu tolero mais, porque expande para além do vídeo sendo assistido/analisado, são esses de “Vocal Coaches”:

Se o vídeo de react tem basicamente a mesma duração do vídeo original, só significaria que você viu alguém assistindo um vídeo. :sweat_smile:

Se a pessoa é um criador de conteúdo também, muitas vezes poderia ser feito um collab; Nesse exemplo, ao invés de fazer um vídeo assistindo o vídeo dele e comentando, a gente fez isso:

Quando o criador não é acessível, dá para fazer também, e esse aqui é um bom exemplo:

Nessa série mesmo, a gente fez a primeira tentativa nesse formato de assistindo e comentando também (que eu não gosto muito):

Esse vídeo acima, é um exemplo de formato que eu desaprovo hoje em dia

Inclusive, acho que foi o único que fizemos exatamente assim.

Ainda assim, o vídeo original tem 14 min, o nosso 44, ou seja, são 30 minutos de explicações e argumentações extras ao conteúdo original. Não foi meramente alguém vendo o vídeo e rindo ou criticando.

No fim, falando como criador de conteúdo agora, eu sempre me faço a pergunta de “pelo que eu gostaria de ser lembrado”. Isso geralmente pauta o estilo dos conteúdos que eu crio.

Não acho “React de vídeos” algo descartável, mas tudo depende da forma como é feito. Eu mesmo tive experiências com isso, como você viu, e fui formando a minha opinião ao longo dos anos.

Faça o que você achar correto, nem todos os criadores terão essa conversa franca com você que estou tendo, e talvez muitos deles reajam de formas diferentes ao fato de você ou qualquer um usar o conteúdo deles, especialmente sem autorização.

Se eu puder deixar um último conselho: Seja agregador, crie coisas novas, construa. Provavelmente seria um uso mais virtuoso do seu tempo.

Um bom vídeo do amigo, Akita.

Abraços! :vulcan_salute:

9 curtidas