Software para baixar musica do YouTube

Alguém sabe me falar algum software de baixar musica ou vídeo só YouTube parecido com o 4k Download.

Para somente audio
yt-dlp --extract-audio --audio-format mp3 URL
ou
yt-dlp --extract-audio --audio-format flac URL

Atube Catcher, uso direto pra fazer download de vídeos do Youtube. Também baixa músicas, mas esse recurso nunca usei

1 curtida

Simples e direto.

Pra mim não tem melhor.

3 curtidas

Também uso o Vídeo Downloader é muito simples de usar!

Esse é um dos casos em que mais fica evidente a necessidade de especificar se você quer a “facilidade” de uma interface gráfica (GUI), ou se prefere a facilidade de uma interface “CLI” (comandos, rapidez).

No fundo, todo “programa gráfico” (GUI) é apenas uma interface… que executa comandos (CLI), por baixo do capô.

Em muitos casos, me acostumei com interfaces gráficas – por exemplo, GParted (e até KDE Partition Manager), para lidar com particionamento – talvez porque comecei a precisar disso em 2007, quando ainda estava iniciando minha vida no Linux, e os aplicativos CLI me pareciam um labirinto inextricável (e em muitos casos, ainda me parecem, até hoje!).

Ainda acho “mais seguro” usar o GParted, do que qualquer aplicativo CLI – porque particionamento é um negócio muito sério, extremamente perigoso, e quero me concentrar em “o quê estou fazendo” – sem dividir minha atenção com o “como vou fazer”… para diminuir o risco de acabar fazendo caca.

Mas baixar vídeos e músicas, não envolve nenhum “risco fundamental”, capaz de “destruir tudo” – e só comecei a fazer isso em tempos recentes, quando eu já me sentia confortável com comandos CLI – então, eu podia brincar à vontade, e usufruir de todas as vantagens e facilidades do yt-dlp.

Para baixar só o “áudio” (música) – em formato MP3 (por exemplo):

yt-dlp -x --audio-format mp3 URL

E no caso de uma playlist:

yt-dlp --flat-playlist -x --audio-format mp3 URL

Para baixar vídeos com “nomes” longo demais – por exemplo, Twitter e Facebook, que usam o “texto” como se fosse o “nome”:

yt-dlp --trim-filenames 20 URL

(isso vai “cortar” o texto, “trim”, deixando só os primeiros 20 caracteres – mas você pode escolher 50, ou 100, ou…).

E assim por diante. – Se eu colocar 300 exemplos, você vai achar “complicado”. – São coisas que a gente aprende melhor, aos poucos.

Eu fui anotando uns 20 ou 30 parâmetros – só os que são “práticos”, para as coisas que eu costumo fazer – e faço de conta que os outros 3.944 parâmetros, nem existem!

Para vídeos que eu já tinha baixado antes, usei esses comandos para extrair o áudio – em MP3, por exemplo:

for i in *.avi; do ffmpeg -i "$i" "${i%.*}.mp3"; done
for i in *.mp4; do ffmpeg -i "$i" "${i%.*}.mp3"; done
for i in *.mkv; do ffmpeg -i "$i" "${i%.*}.mp3"; done
for i in *.webm; do ffmpeg -i "$i" "${i%.*}.mp3"; done

Mas, até uns 3 ou 4 anos atrás – quando “ripei” as músicas de centenas de CDs para o computador – usei o K3b.

No começo, eu ainda estava só experimentando e aprendendo – e quando acabei de aprender, já tinha ripado tudo. – Fiquei com uma coleção esquisita, des-padronizada.

Dos álbuns que ripei por último, extraí as músicas com os nomes dos álbuns, os nomes dos artistas, e todas as informações úteis – que o VLC exibe, e me ajudam bastante.

Mas, dos primeiros álbuns, tenho várias pastas onde as músicas são “01, 02” etc. – e nunca mais tive paciência pra fazer de novo.

1 curtida

Assunto amplamente discutido no fórum, além das respostas anteriores, caso queira consultar os demais tópicos, pode usar o mecanismo de busca ou acessar o link: Pesquisar resultados para “download youtube” - Diolinux Plus